domingo, 18 de outubro de 2009

Domingo é dia de ...

Pedalar! :)

Acordei por volta das 7:30, já no horário de verão. Dia nublado, temperatura boa, aparentemente sem vento: condições excelentes!

A roupa já estava preparada e, mesmo com a previsão de chuva para o domingo, já tinha em mente qual seria o percurso: pedalaria por vários cartões postais da cidade, num total de 75 km, calculados através do 'Google Maps'. Eis os 'cartões postais': Beira Mar Norte, Ponte Hercílio Luz, Centro de Convenções Centro-Sul, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Mirante da Praia Mole e Canto da Lagoa (na Barra).

Saí para o pedalo. Estava um dia ótimo para pedalar. Minha meta era forçar o ritmo para completar o trajeto em 3 hrs, com uma média de 25 km/h. Um pouco antes de completar 1 hr de pedalada, encontrei uma amoreira. Como meu 'café-da-manhã' tinha sido dois copos de água com uma maçã pequena, resolvi parar e me deliciar com algumas. Pedalei até chegar num ponto da Beira Mar Norte, que o pessoal costuma parar para fazer alongamentos. Tirei algumas fotos (Ferias4).

Continuei a pedalar até chegar numa placa de um projeto bem legal (me esqueci do nome) que existe na calçada da Beira Mar Norte. Infelizmente aconteceu uma coisa terrível: a bateria da máquina fotográfica (um MP4) acabou :(. Não conseguir tirar mais nenhuma foto. E passei em muito lugar legal que merecia registro. Peço-lhe que me desculpe por falha tão grotesca, mas o marcador de bateria não indicava que a mesma estava no fim. Numa próxima pedalada, fotografarei os locais que fiquei devendo.

Pedalei forte novamente até completar 1h31min, quando, no início da Beira Mar Sul, metade da pedalada, resolvi parar para tomar água, comer uma banana e descansar por um tempo. Fiz alongamentos e parti para a segunda metade do percurso.

Desta vez fui pedalando forte novamente, mas sem previsão de parada (não tinha foto para tirar :(. Quando faltava cerca de uns 12 km para terminar, eis que me ultrapassa um ciclista (nem percebi a chegada dele). Comecei a acelerar para pegar o vácuo dele e economizar energia :), mas acabei chegando ao seu lado e começamos a conversar. Detalhe: deveria ter entre 55 e 60 anos. Sim, um ciclista da 'boa idade', como diriam meus pais :) Ele já tinha pedalado uns 20 km, dos 70 km que pretendia pedalar. Fomos no mesmo ritmo, conversando. Me contou um caso de um senhor de 80 anos, que pedalava todo dia e que resolveu pedalar para a cidade de Uruguaiana-RS, distante cerca de 1062 km de Florianópolis. Prometeu a família que daria notícias todos os dias. Após cerca de 30 dias, sem ter dado uma notícia sequer, e com a família desesperada, ele reapareceu, após ter ido e voltado :). Combinamos de pedalar outras vezes e, quando chegamos aos Ingleses, nos separamos.

Logo em seguida cheguei em casa, após comprar pão e pão de queijo. Exausto e faminto, mas muito feliz! :) Ah! Consegui completar o trajeto em 2h58min, melhor do que eu tinha planejado.

Pedalei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário