segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pedalando na Adolescência - Betim - Segundo Aviso

Um outro jeito de ir para o centro era através de um descida (veja foto ao lado) moderadamente íngrime no início e mais forte no seu final, onde o término era numa avenida com quatro pistas (duas para cada mão de direção). Esta avenida era e continua sendo uma das saídas da cidade, na época, a preferida de caminhões para entrarem na BR-262 em direção a Belo Horizonte. Também trafegavam motos, carros e caminhões por ela. A mão de direção quando eu cruzava a avenida era uma subida forte, por outro lado, a mão de direção que eu entrava era uma descida bem inclinada.

Tinha um semáforo na esquina entre a rua que descia e a avenida. Normalmente, tentava calcular o tempo para poder passar com ele verde (pedalando mais forte ou freiando um pouco). Era muito bom quando chegava embalado no final rua, com o sinal verde, e deitava a bike para fazer a curva e pegar a avenida.

Entretanto, não era raro este sinal estragar. Nessas ocasiões, a preferência era de quem trafegava na avenida. Bem, para não perder o embalo e passar para a outra pista, costumava chegar no final da rua e me concentrava para tentar escutar o barulho de algum veículo vindo pela avenida. Quando escutava, freiava imediatamente.

Ainda não tinha passado por nenhum susto, até o dia em que descia bem embalado, com o corpo abaixado sobre a bike para diminuir a resistência do ar e obter mais velocidade. O sinal estava estragado e eu tentava escutar algum sinal de veículo aproximando. Se não escutasse, atravessaria a avenida naquele embalo. Não sei se me distraí ou se, empolgado com a velocidade, não prestei a atenção devida. O certo é que, segundos antes de atravessar, tive a sensação de ter escutado uma ordem: Freie!!! Nem pensei. Foi imediato o ato de freiar. Tive que fazer um cavalo de pau para conseguir parar, ficando no sentido oposto da minha descida, quando um caminhão passou pela avenida. Certamente não estaria aqui fazendo este relato, se não tivesse freiado. Fiquei ali parado por alguns segundos, tentando entender o que aconteceu.

Deste dia em diante, mudei meu comportamento ante a cruzamentos sem sinalização e sem semáforo. Até mesmo quando o sinal está aberto, mas estou cortando uma avenida movimentada, evito passar à toda velocidade, com receio de algum veículo furar o sinal vermelho e me atropelar.

Bem, foi este meu segundo aviso. E, por sinal, bem eficiente!

Pedalei! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário