quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Morro da Queimada ou Asa Delta em Santo Amaro da Imperatriz - SC


Hoje eu conheci o que é uma subida MUUUITOOOOO íngrime! 

Pedalei do bairro Ingleses ao Morro da Queimada ou Morro da Asa Delta em Santo Amaro da Imperatriz, região da Grande Florianópolis (ver percurso no google). Altitude dele: 620 m

O último quilômetro é de chorar e empurrar :) Mas pelo menos tem uma bica com água geladinha e os últimos 200 m são bem tranquilos, para você poder dizer que chegou pedalando!

O visual é fantástico e, para minha surpresa, meu celular TIM funcionou :)

Até a parte inicial da descida é complicada, devido à inclinação. Uma revisão nos freios é obrigatória!

Um total de 130.5 Km, pedalados em 3hrs e 15 min na ida e 2hrs e 47min na volta.

No geral, a pedalada foi muito tranquila, sem sustos e o maior desafio foi mesmo a chegada ao topo. Mesmo assim gostaria de deixar registrado dois fatos:

  • No final do morro do Floripa Shopping, havia dois carros parados no acostamento e dois homens também no acostamento, brigando! Um deveria ter um pouco mais de 60 anos e o outro por volta de 35, além de uma mulher observando. Estresse causado pelos automotores! Gritei na direção deles, dizendo que era falta de vergonha e parece que resolveram parar. Não esperei e continuei pedalando;
  • Quando estava subindo o Morro da Asa Delta, já muito cansado e no trecho mais íngreme, pensei em desistir e retornar. Mas aí pensei: e se eu estiver perto do topo? Vou perder todo o esforço que fiz, não conquistarei meu objetivo e ainda voltarei frustrado! Resolvi continuar e, menos de 3 min depois, o trecho de forte subida acabou e logo em seguida cheguei ao topo! Valeu o ditado: "Não Desista Nunca!" :)

Foi Show de Bike!


Altitude do Percurso - Elevação máxima: 620m
  • Referências para pedal. Distâncias: 
    • Até o trevo para BR-282 (Lages) - 50.4 Km
    • Conversão para o Bairro Sul do Rio - 57.6 Km
    • Rua Lavínio Ventura - 61.3 Km
    • Topo do Morro - 67.4 Km (contou o desvio errado)
    • Topo do Morro ao início da R. Lavínio Dutra - 5.1 Km
  • Como chegar ao Morro da Queimada ou Morro da Asa Delta em Santo Amaro da Imperatriz, saindo de Florianópolis (Link no Google). Se mesmo com as dicas abaixo você ainda tiver dúvidas, pergunte num Posto Ipiranga! :) (tem dois após o Portal da Palhoça, o 1o. à esquerda e o 2o. à direita, e antes de sair da BR-282 para o bairro Sul do Rio). Também tem algumas dicas após as referências abaixo.
Rod. Gov. Gustavo Richard

1. Siga na direção oeste na Rod. Gov. Gustavo Richard em direção à R. Pedro Bittencourt
250 m
2. Continue para Pte. Gov. Colombo Machado Salles
1,2 km
3. Continue para BR-282
5,4 km
4. Pegue a saída para a BR-101
10,4 km
5. Sair na Rod. BR-101 - Pista Lateral
250 m
6. Na rotatória, pegue a  saída para a BR-282
6,1 km
7. Continue para R. Pedro Neri Schinden
1,1 km
8. Vire à esquerda na Srv. Quarenta e Quatro (antes tem um placa indicando o Bairro Sul do Rio e tem que ficar no meio da pista para convergir à esquerda)
350 m
9. Vire à direita na R. São Sebastião
3,4 km
10. Vire à esquerda na R. Lavino Ventura (a placa com o nome da rua está apagada, mas tem placas indicando o Morro da Queimada e é uma rua toda de lajotas)
300 m
11. Pegue a 1ª à esquerda para pegar a R. Mauri Josino da Campos
4,7 km
R. Mauri Josino da Campos

Dicas Finais:

  • Acrescentei algumas observações que estão sublinhadas nas referências de 8 e 10
  • A subida para o Morro da Asa Delta é tranquila, tendo somente uma bifurcação que pode gerar dúvidas (cerca de 2 Km após o início), onde deve-se virar à esquerda. Se for para direita, como eu fiz, após um pouco mais de 100 m a estrada termina em uma residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário