terça-feira, 3 de maio de 2011

Pedalando para o Trabalho - Encontrei um OTNI e Paradas

Outro dia bem friozinho. Acordei com mais disposição e, como deixei tudo pronto no dia anterior, acabei saindo bem cedo. Ainda bem, pois iria precisar desses minutos que me adiantei.

Já estava pedalando no topo do Morro dos Ingleses, quando um caminhão passou por mim, fazendo um grande barulho. Coincidência ou não, a bike ficou estranha e, em poucos segundos (entre 3 e 5 segundos aproximadamente) o pneu traseiro esvaziou completamente. Como já estava acima dos 30 km/h, tive que controlar bastante a bike, até conseguir pará-la.

Iniciei a troca da câmara. Tirei a que estava furada e fui procurar o que a teria furado. Verifiquei o pneu e não encontrei qualquer prego ou algo semelhante, mas vi um rasgo pequeno, mas não muito, no mesmo. Verifiquei também a fita anti-furo. Encontrei um pequeno fiapo de ferro que poderia ser causa do furo, mesmo sendo muito pequeno e também um rasgo. A última etapa foi verificar a roda: nada encontrado.

Fiz a troca, enchi a câmara/pneu e comecei a guardar os acessórios. Ao observar a câmara furada, encontrei, perto de um rasgo, dentro dela, um Objeto Terrestre Não Identificado (OTNI :). Tinha quase 5 cm e cerca de 1 cm de largura, aparentando ser um metal (ver ao lado; depois de muito perguntar, parece que é um pedaço de roda de liga leve). Agora todos os rasgos identificados estavam explicados! Guardei o OTNI e continuei a pedalada de ida para o trabalho, tendo feito um total de 5 paradas:
  1. Trocar pneu
  2. Calibrar pneu no posto
  3. Tentar descobrir motivo dos solavancos vindos do pneu traseiro (a princípio não descoberto)
  4. 'Prosear' com os cães - parei novamente, antes que viessem latindo ao meu encontro :)
  5. Encaixar a coroa pequena corretamente - que não quis encaixar em uma das subidas
Cheguei à empresa dentro do meu tempo médio, mesmo com tantos problemas (contando, é claro, somente o tempo de pedalada).

Antes de retornar fui procurar um câmara nova para ficar como sobressalente. Custou um pouco, mas consegui. A volta foi tranquila, apesar de já estar escuro e enfrentar algumas rajadas de vento contrário. Ainda apostei corrida com alguns ônibus que passaram por mim no início do caminho e que fui ultrapassá-los no engarrafamento da duplicação. Cheguei pouco tempo depois em casa.

Pedalei, Troquei e Parei! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário