sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Relato da Pedalada com o Duas Rodas

Saí por volta das 19:30 do serviço. O objetivo era chegar em cerca de 20 min ao ponto de encontro do Grupo Duas Rodas. Mas, para isso, teria que 'vencer' o Morro da Lagoa e ainda encontrar o local da partida, que eu não sabia onde era.

Chegando ao 'pé' do Morro, vi um ciclista que estava um pouco à frente e parecia se dirigir para a pedalada também. Fui chegando mais perto e verifiquei que ele usava uma camisa do Duas Rodas. Quando emparelhei e estava ultrapassando-o, perguntei se iria para o pedal e o mesmo confirmou. Como eu estava num ritmo mais forte, me pediu para que esperassem por ele, caso eu chegasse antes. Confirmei e continuei 'escalando' o morro :) Cheguei após uns 18 min, estacionei minha bike e comecei a observar o pessoal. Tinha muitos bikers. Encontrei alguns que eu conhecia, como o Daniel Costa, o Della pai e o Della filho :), e outros que já tinha visto antes, como o que pedalei durante um tempo no Audax. Não demorou muito e o ciclista que vi no morro chegou. Nos cumprimentamos e ele disse se chamar Luciano. Conversamos um pouco e percebi que ele é gente finíssima.

Por volta das 20:15, o organizador do pedal, o Souza, chamou todos e avisou que não haveria a cobertura por parte do Patrola, em virtude do cinegrafista do programa ter sofrido um acidente. Mas a pedalada estava mantida. Após o comunicado, saímos pedalando. Estava próximo quando ouvi alguém dizendo a quantidade de ciclistas: 40. Bastante gente para fazermos um bom pedal. Foi emocionante ver a turma saindo toda animada! :)

Logo após o primeiro morro, que me disseram ser o 'Morro do Badejo', o pessoal que estava mais à frente decidiu parar e esperar a turma para reagruparmos. Nisto, um dos bikers que estava mais atrás, chegou e foi logo saindo da bike e sentando no chão. Percebi que ele estava muito ofegante e perguntei se estava tudo bem. Me respondeu dizendo que não estava enxergando nada e que estava zonzo. Nisso, outros bikers que estavam próximos começaram a vir socorrê-lo. Segundo ele, não tinha comido nada, pois não teve tempo e o esforço da subida tinha deixado ele com tonteira e ânsia de vômito (alguém falou que ele estava guardando a barriga para a pizza após o pedal :). Deram comida para ele e o deixaram deitado por um tempo. Enquanto isso, todo o grupo aguardava. Após uns 15 min, o biker já estava recuperado e continuamos o pedal.

Novo reagrupamento na saída da av. Osni Ortiga para a Lagoa Pequena, onde alguns aproveitaram para comer cachorro quente. Outro reagrupamento na av. Pequeno Príncipe, no Morro das Pedras e depois na Lagoa do Peri onde alguns queriam nadar, mas, além de fechada a entrada, estava um clima friozinho.

A noite foi um dos destaques do pedal: temperatura amena, céu estrelado e lua quase cheia. Melhor impossível!

Durante a pedalada fui conversando com alguns, escutando relato de outros. Tinha ciclistas de várias gerações, novatos e experientes no pedalo junto com o grupo Duas Rodas, fundadores do grupo, alguns que estavam distantes, homens, mulheres, casais, solteiros(as). Enfim, estava muito legal e muito bonito de se ver, principalmente após os reagrupamentos, quando saíam os 40 pedalando juntos!

Ficamos um pouco em frente à entrada da Lagoa do Peri e iniciamos o retorno. Quando nos reagrupamos na av. Pequeno Príncipe, me dei conta que já eram 22 hrs e ainda teria que voltar pedalando para os Ingleses, pois não tinha conseguido carona.

Ao voltarmos a pedalar, saí junto com o grupo da frente. Inicialmente éramos uns 9 ciclistas, pedalando num ritmo mais forte. Logo após, já estávamos num grupo de 5. Após a chegada na av. Osni Ortiga, comandava o pelotão, que já tinha diminuído para 3. Pouco depois, os dois (foto ao lado) que estavam atrás me ultrapassaram e eu continuei seguindo-os. Nessa altura, já estávamos muito à frente do grupo e pedalávamos em alta velocidade (entre 35 e 42 km/h). Continuamos neste ritmo até chegarmos na av. Rendeiras, a da Lagoa da Conceição. O ritmo forte foi comemorado por nós três! Agradeci pela 'carona' e me despedi deles, que iriam para o postinho do centrinho da Lagoa, esperar o grupo chegar, enquanto eu iria em direção aos Ingleses, para o lado oposto. Infelizmente não pude me despedir do pessoal, nem participar da pizza que rolou após o pedalo e provavelmente deve ter sido excelente, visto a cara de felicidade na foto. Certamente deve ter rolado muito papo bom! :)

Pedalei forte na volta, pois já era tarde e o caminho bem deserto. Os morros para chegar na Praia Mole e depois no Mirante da Praia Mole foram os piores. Depois, o mais complicado foi vencer o cansaço e o caminho deserto, mas, Graças a Deus, nada de ruim aconteceu e cheguei são e salvo por volta das 23:30 em casa.

Números do Pedalo
Desde a saída do serviço até em casa
. Distância Total: 67.3 km
. Média de Velocidade: 22.8 km/h
. Velocidade Máxima: 81.1 km (descida do Mirante da Mole para a Barra da Lagoa)
. Tempo Total: 2:57 min

Retorno da Lagoa da Conceição para casa
. Distância: 25.46 km
. Média de Velocidade: 26.4 km/h
. Tempo Total: 57:47 seg

Link para as fotos: Pedalo com o Duas Rodas (infelizmente minha câmera não tira fotos noturnas muito boas)

Pedalei!

Um comentário:

  1. Valeu Audálio!
    Poucos são como você, afinal depois do pedal ainda tens um "pedal" até em casa. hehehe
    Comigo acontece parecido, a única diferença que minhas distâncias de retorno são um "pouco" menores. kkkkkk
    Botei teu relato num link em meu blog também.
    Até breve em uma pedalada por aí.

    ResponderExcluir