terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Giro pela Ilha

Acordei e o tempo estava bom. Tinha programado para fazer um Giro pela Ilha hoje. Pedalando, é claro! O objetivo era testar o preparo já visando o Audax Floripa 2010 :)

O roteiro: saída do Bairro dos Ingleses, SC-403, SC-401, Beira Mar Norte e Sul, Estrada para o Sul da Ilha, Estrada para as praias do leste, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Bairro Rio Vermelho e retorno aos Ingleses.

Fiquei na dúvida se seria possível, pois ontem choveu muito!

Me arrumei, alonguei e saí pedalando. Como esta parte inicial é a mesma que pedalo sempre, não observei novidades até chegar na Beira Mar. O que estava excelente era o trânsito: bem tranquilo.

Antes de uma hora de pedalo, cheguei na Beira Mar e compreendi o que alguns amigos bikers tinham me dito: detonaram com a ciclovia! Infelizmente, mais uma vez os pedestres e os ciclistas foram prejudicados. É mais cômodo e fácil tirar um dos poucos locais conquistados pelos ciclistas e também pelos pedestres, do que 'atrapalhar' os carros, que possuem quatro pistas e continuaram usufruindo delas.

Aproveitei para registrar como a ciclovia se encontra (clique aqui para ver as fotos) e para fazer minha primeira parada, com quase 30 km pedalados. Água e banana, eis o meu lanche! :)

A parada foi em frente a primeira estação do Projeto Helius - Estação Sol. A definição deste Projeto Helius, situado na Beira Mar de Florianópolis, é a seguinte:

"O Projeto Helius quer estreitar as distâncias: entre você e as estrelas, entre você e a informação. Ao longo desta Avenida, você poderá criar marcos de referência, usando as escalas dos planetas do Sistema Solar.
A cada metro percorrido ao longo deste trajeto, corresponderá a um milhão de quilômetros no espaço interplanetário."

Voltei a pedalar, agora no trecho da ciclovia que ainda não foi destruído. Mantive um bom ritmo e, ao passar pelos 50 km, já estava na estrada a caminho das praias do leste. Com duas horas de pedalo, já passeava pela avenida Rendeiras, à margem da Lagoa da Conceição, quando o sol ficou forte.

Subi em direção à Praia Mole e, em seguida, cheguei ao Mirante da Praia Mole. Última parada, com cerca de 56.6 Km, antes da parte final. Agora o lanche foi diferente: banana e água gelada :). Registrei algumas fotos e partir para o último trecho.

Estava indo num bom ritmo, até chegar no Travessão do Rio Vermelho, que poderia ser chamado de TraVentão, face ao vento contrário que apareceu! Ficou complicado: já cansado, com sol e vento contrário fortes! Caiu um pouco o ritmo, mas cheguei aos Ingleses dentro da média planejada. Só a quilometragem, que acreditava ficar em torno de 75 km, é que ficou maior, cerca de 79.4 km.

Números finais:
  • Distância total..: 79.4 km
  • Tempo total......: 3:40 min
  • Tempo de Pedalo..: 3:07:37 seg
  • Velocidade Média.: 25.4 km/h

Clique aqui para acessar todas as fotos!

Pedalei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário