domingo, 10 de julho de 2011

1o. Treino Oficial Fuga de São Pedro de Alcântara

Deixei tudo preparado para poder sair no máximo até as 6:30, pedalando com destino a São Pedro de Alcântara (SPA), para participar do 1o. Treino Oficial da Fuga de SPA. Quase consegui, mas calibrar os pneus da bike e lubrificar a corrente me atrasaram um pouco e saí às 6:45.

Nos primeiros 5 minutos enfrentei vento contrário, mas depois ele parou. Consegui imprimir um ótimo ritmo, aumentando a minha velocidade média. Com uma hora de pedal eu passava pela Beira Mar Norte que estava interditada por causa de uma corrida em prol da saúde e contra as drogas.

Atravessei a ponte, entrei na Via Expressa e cheguei a São José. Pouco depois estava na BR-101 e virando em direção à São Pedro de Alcântara.

Após 1hr e 52min de pedalada, completei 50 km e resolvi fazer uma parada para descansar, alongar e me alimentar. Após 10 minutos voltei a pedalar, mas não por muito tempo: um carro transportando uma bike passou por mim e parou uns 200 metros à frente. Ao me aproximar, o motorista perguntou se eu iria para o Treino Oficial. Como disse que iria, me ofereceu uma carona, pois me disse que eu não chegaria à tempo se fosse pedalando. Aceitei e fomos amarrar a bike no transporte.

Cerca de 20min depois chegávamos ao local da partida do treino, após subirmos vários morros. Provavelmente não chegaria mesmo antes do horário da saída. Já havia alguns bikers e outros foram chegando. Aos poucos a praça estava cheia de ciclistas e alguns apoios.

Uma reunião para explicar um pouco do regulamento e definir o grupo dos 45 km e o grupo dos 30 km que era bem maior. Terminada a reunião, o grupo dos 45 km saiu. Mais algumas recomendações e o outro grupo, no qual eu me incluía, saiu pedalando.

Logo de início uma subida longa, mas não tão íngreme. O grupo foi se espalhando, pois tinha bikers de várias categorias. Uma sequência de descidas e uma parada para encher o pneu de uma bike e para a galera reagrupar.

Voltamos a pedalar e, após 9.4 km, no final de uma forte descida, viramos à direita e começamos a encarar um subidão, onde fiz uns registros, principalmente devido à beleza do local.

Mais algumas descidas e uma nova parada estratégica: pés de mexerica (bergamota) carregados, onde nos deliciamos e recarregamos nossas energias. Foi a última vez que nos reagrupamos.

Depois subimos mais e tivemos uma sequência alucinante de descidas, com algumas curvas bem perigosas. Um trecho plano e uma subida forte de quase 3 km onde o suor caiu em meus olhos e tornou mais difícil a pedalada. Após passar pelo pórtico de Boas Vindas a São Pedro de Alcântara, iniciou um trecho de descida bem legal que terminou na entrada da cidade, perto do ponto de chegada.

A organização está de parabéns! O percurso passa por lindas paisagens, com cachoeiras, muitas árvores, trechos técnicos e bem sinalizado!

Fui me hidratar, alimentar e aguardar uma possível carona de volta. Quando já estava com a bike amarrada no carro do biker que me deu carona na vinda e que me deixaria em Palhoça, pouco mais de 42 km distante da minha casa, consegui uma carona até Ratones, distante somente 12 km.

Ao chegar ao trecho de Ratones, montei a bike e recomecei a pedalar, enfrentando um terrível vento contra e com a troca de marchas da coroa falhando. Após 33 minutos cheguei em casa feliz pelo ótimo pedal!

Pedalei e Treinei!

Clique aqui para ver todas as fotos tiradas.

Números da Pedalada
  • 50 km completados: 1h 52min
  • Primeiro Trecho: 51.2 km - 1h 56min
  • Treino Oficial: 30.5 km - 1h 34min
  • Retorno de Ratones: 12.3 km - 33min 30seg
  • Total Pedalado: 94 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário