terça-feira, 9 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Temporal, Granizo e Ciclone

Fui verificar a rua, quando acordei, e constatei que havia chovido bastante à noite. Após passar pela 'lagoa' que se forma na esquina da minha rua, quando chove muito, percebi que tinha esquecido a mochila: roupa, carteira, lanche, agenda, ... Fui obrigado a retornar.

Pedalei num ótimo ritmo e cheguei com pouco mais de uma hora ao serviço. O dia estava bom para o pedalo.

Na volta, em função de colocar uma carta no correio, teria que ir embora um pouco antes do serviço. Ao sair da agência do correio, o céu estava escuro e o vento forte: indícios de chuva. Antes de pegar a estrada, passei numa loja de bikes e acessórios e comprei uma nova câmara para trocar pela reserva que estava detonada.

Um pouco antes de sair da loja, o vento ficou mais forte e já era possível ver a tempestade se aproximando: segundo o vendedor, era um ciclone que estava se aproximando. Comecei a pedalar forte, aproveitando que o vento estava a favor e tentando fugir da chuva. Só que não foi possível. Quando estava numa passarela sobre a SC-401, começou a cair granizo (inclusive um entrou na minha orelha:). O gelo (pedras pequenas) batendo no capacete e a ventania, me faziam temer por uma terrível tempestade, mas ainda bem que não ficou muito pior do que já estava.

Continuei pedalando, passando por enxurradas, enfrentando chuva forte e ventos contrários também.

Perto de Santo Antônio de Lisboa, a chuva tinha dado uma trégua, mas as nuvens muito carregadas indicavam mais chuva por vir. Parei para registrar o cenário (clique aqui para ver todas as fotos). Olhando na direção de Cacupé, estava escuro e chovendo. Olhando na direção de Canasvieiras, via-se nuvens carregadas, prestes a desabarem :)

Voltei a pedalar para tentar escapar da chuva, mas não teve jeito. Pouco após a Polícia Rodoviária Estadual, voltou a chover granizo. Desta vez, meus braços e pernas começaram a doer, devido aos gelos que batiam em mim.

Mesmo assim eu não parei. Continuei pedalando, até perceber que o pneu traseiro estava murchando. Ao verificar a situação, percebi que ele já estava quase vazio. Não teria como chegar a um posto. Olhei para o lado e vi um ótimo local para trocá-lo.

Fui verificar o que tinha acontecido e logo encontrei o objeto responsável pelo furo: um clips que conseguiu furar o pneu e a câmara. Retirei o 'furador', virei a bike e comecei, pela 3a. vez em menos de uma semana :(, a trocar a câmara do pneu traseiro, usando a que tinha acabado de comprar.

Durante a troca, observando o ambiente, enxerguei uma goiabeira carregada e percebi que não estava tão ruim: escapei da chuva, descansava um pouco e ainda teria umas goiabas, bem gostosas, para comer.

A chuva deu uma trégua um pouco antes de finalizar a troca. Aproveitei para pegar várias goiabas, quando um zelador do local chegou e conversamos um pouco. Logo depois voltei a pedalar. Ele ficou admirado por eu ter o kit de socorro para a troca do pneu.

Mais uns 10 min e mais chuva caiu: forte e rápida (uns 5 min). Passei por um posto, calibrei corretamente o pneu furado e pouco depois cheguei em casa.

À noite fiquei sabendo que tinha um ciclone próximo ao litoral Catarinense e a tempestade e o granizo foram criados por ele.

Para ter ficado mais radical, faltou somente fazer uma trilha, com bastante lama! :)

Pedalei, ensopado, mas feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário