sábado, 6 de março de 2010

Audax Floripa 2009 - Parte 1 de 3

Aceitando o Desafio

Ao ter conhecimento da prova do Audax 200, fiquei interessado em participar, mas com muitas dúvidas e receios.

A prova é um desafio pessoal, para cada ciclista testar o próprio limite e não uma competição para saber quem termina primeiro. O objetivo é bem simples: o participante tem até 13 hrs e 30 min para completar os 200 km usando um meio de transporte não motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, ...).

Os receios:
  • Nunca tinha pedalado toda esta distância num só dia;
  • Na época pedalava cerca de 28 km para ir para o serviço e 28 km para voltar para casa, mas com intervalo de 12 hrs entre as pedaladas e em dias alternados;
  • Dor lombar tornar-se insuportável com o passar das horas;
  • Bicicleta estragar.
Continuava na dúvida até que meu colega biker, o Sérgio, me incentivou e me animou a participar.

No último dia de inscrição, com o preço menor, aceitei o desafio e fiz minha inscrição.

A Preparação

Com o objetivo de me preparar, planejei pedalar por dois roteiros:
  • Pelo Norte da ilha (Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Canasvieiras, Jurerê, Daniela, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande e Ingleses). Cerca de 75 km.
  • Saindo dos Ingleses, passando pelo Rio Vermelho, Barra, Praia Mole, Lagoa da Conceição, Morro da Lagoa, Itacorubi, SC-401, SC-403 e Ingleses). Cerca de 60 km.
Os roteiros eram bons, mas acabei não conseguindo pedalá-los, em função de chuvas e alguns compromissos.

Através do meu irmão e de mensagens do grupo Viaciclo, obtive algumas dicas sobre ritmo e dicas gerais (clique aqui para acessá-las) que me foram extremamente úteis.

Na semana do Audax mandei a bike para uma revisão. O ideal seria, após pegar a bike, fazer um pedal leve, para sentir como ela ficou. Entretanto, em função das chuvas que caíam, não foi possível fazer um 'test-drive'.

Para participar da prova, alguns equipamentos são obrigatórios, como farol e luz traseira (caso o ciclista pedale em horário que não tenha claridade) e colete de sinalização. Fiz uma lista de tudo que precisava comprar, disponibilizar e levar para a prova:
  • Levar (itens que já possuía)
    • mochila,
    • apochete,
    • camel back (mochila com reservatório de água),
    • dinheiro,
    • celular,
    • garrafinhas de água,
  • Itens comprados
    • 6 barras de cereais;
    • 12 bananas;
    • Pilhas do tipo C;
    • Comprimidos para dor lombar;
    • Gatorade;
  • Calibrar pneus (em 45 psi);
  • Deixar roupa preparada;
O Evento

No dia anterior foi realizado um evento para passar as dicas sobre o Audax e como seria a organização e a infra-estrutura da prova. Neste dia também foram entregues os kits dos participantes com várias coisas, entre elas uma camisa, o passaporte (o qual deveria ser carimbado a cada 50 km) e a planilha com as distâncias e os locais por onde deveríamos passar.

Antes de ir ao evento, fui buscar o colete, o último item que faltava, que tinha sido comprado por uma amiga, a Aline, que até então somente conhecia via mensagens através da Viaciclo. Ela me relatou que estava, junto com mais 3 amigos (Luis, Fernando e Sekiji), com problemas para arrumar um local para deixar as bikes. Ofereci para deixarem no prédio onde moro.

No evento, entre outras informações, ficamos sabendo que a prova não havia sido autorizada pela Polícia Rodoviária Estadual. Portanto, não seria uma competição, mas um grande passeio de domingo entre amigos. :) Encontrei o Sérgio e dois amigos e conheci o Sanderson que trabalhava na mesma empresa que eu, mas em outra sede.

Após o evento, conversei com o Luis e combinamos que ele levaria as bikes para meu prédio ainda naquela noite. Lá pelas 23:30, ele junto com um amigo chegaram e guardamos as 'magrelas'. Teríamos pouco tempo para descansar, pois combinamos de nos encontrar às 5:15 do dia seguinte.

Fim da primeira parte...


Nenhum comentário:

Postar um comentário