domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pedalando para o Trabalho - Duplas e Chuvas

Vista de Floripa a partir do Mirante do Morro da Cruz
Esta semana foi a última de pedalada para o trabalho neste mês, pois estarei de férias até o início de março. Mas não quer dizer que não pedalarei durante minhas férias. Mesmo porque, logo após o retorno, pretendo participar do 3o Desafio da Serra do Rio do Rastro - Competição Noturna: quase duas horas subindo de bike uma das serras mais bonitas que existe, num cenário deslumbrante!

Segunda feira a ida foi com vento contrário em alguns trechos, mesmo assim consegui manter um bom ritmo e fazer uma boa pedalada. Durante o expediente recebi um convite: uma entrevista, na TVCOM, para o programa Tudo+ sobre assuntos ciclísticos. Aproveitei para realizar uma vontade: subir o Morro da Cruz pedalando (clique aqui para ler o relato). Consegui, com bastante suor e fiquei deslumbrado com o visual que é proporcionado não somente pelo mirante, mas em vários pontos da subida. Após a entrevista, que foi bem legal, fiz a pedalada de retorno, aproveitando o bom clima e a presença de um vento amigo em alguns pontos. Fiz quase 30 km/h de média!

A pedalada de ida na terça foi boa, apesar de estar um pouco cansado em virtude da pedalada de ontem. O retorno foi em dupla até o trevo de Jurerê, sofrendo um pouco com os ventos laterais e também contrários.

Quarta feira estava muito cansado e pedalando num ritmo quase fraco, até passar por um amigo biker que estava no trevo de Jurerê, descansando um pouco antes de continuar com a pedalada. Passei por ele e o cumprimentei. Uns 10 min depois ele me alcançava e pedalávamos juntos. Fomos proseando até quando ele continuou na SC-401 e eu desviei para o bairro Itacorubi, chegando em seguida à empresa. Estava muito cansado, quando iniciei o retorno para casa, após o futebol. Ventos também contribuíram para um ritmo bem lento e um pedalada tranquila até em casa.

Consegui manter uma boa média na pedalada de ida na quinta e cheguei sem problemas à empresa. O retorno foi "Pau na Máquina", em dupla até o trevo de Jurerê, quando chegamos a pedalar nos trechos planos com velocidades entre 42 e 47 km/h! Após ficar sozinho, ainda mantive uma boa velocidade, conseguindo chegar em casa com uma média de 29.2 km/h.

Sexta foi o dia das chuvas! Enquanto me arrumava pela manhã, começou a chover. Estava prestes a desistir de ir pedalando, mas seria meu último dia antes das férias. Aguardei uns 10 min e a chuva parou. Estava com jeito que não demoraria para recomeçar, mas, mesmo assim, peguei a bike Guerreira e fui. De fato, uns 10 min após o início, uma garoa começou. Logo depois evoluiu para uma chuva que foi aumentando de intensidade. Um pouco antes de chegar à empresa a chuva já havia parado, mas eu estava totalmente encharcado.

Aguardei mais de uma hora a chuva diminuir, para retornar para casa. Não adiantou. A chuva que caía durante todo o dia, não dava tréguas. Várias pessoas me falaram para deixar a bike na empresa e buscá-la outro dia. Inclusive minha esposa disse que era para voltar de ônibus e ligar para ela me buscar, quando chegasse ao bairro. Foi tanto pensamento negativo, tanto conselho contrário que o resultado foi o seguinte: resolvi contrariar a todos e decidi voltar pedalando. E foi uma das melhores e mais prazerosas pedaladas de retorno do trabalho que já fiz em todos estes anos!

A bermuda, as luvas e os tênis já estavam molhados, quando me preparava para voltar, sob uma forte chuva. Os cinco primeiros minutos foram complicados, mas depois me acostumei. Mesmo chovendo muito, a pedalada estava bem agradável, pois me lembrei das dicas para se pedalar em dias chuvosos. Somente os óculos com as lentes molhadas e embaçadas dificultavam um pouco. Fui passando por trechos inundados, chuva bem forte, carros parados em acostamento e seguindo num bom ritmo. O trecho final de uns 5 km foi no escuro e  com bastante cuidado. Atravessei uns 3 'rios' já quase chegando em casa e terminei esta ótima pedalada feliz por ter enfrentado todas as adversidades, sem nenhum problema!

Pedalei e 'naveguei' :)

2 comentários:

  1. Massa!! Gostei demais!! Principalmente da parta que você contrariou todos os conselhos e seguiu seus instintos de ciclistas. Eu amo pedalar na chuva!!!Fiz um pedal na chuva dia desses, uma pequena cicloviagem com a Tnndem, que foi um show. Umas seis horas debaixo de chuva - e olha que nem derreti! Um grande abraço e VAMOS PEDALAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo incentivo!
      Ainda bem q não temos um "Camaro Amarelo" ao invés de uma bike, pois, senão seríamos 'doce' e teríamos derretido! :)
      CicloAbraços!

      Excluir