sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Trilha (curta) da Antena

Trilha (curta) da Antena
Três foram convidados, mas apenas 1 aceitou o desafio: a Trilha da Antena.

Eu e meu colega saímos às 17:20 da empresa. Zeramos o cronômetro no posto em frente ao Shopping Iguatemi, como a planilha da trilha recomenda e partimos em direção ao bairro Pantanal.

Uma nova parada para calibrar o pneu traseiro da bike do meu amigo e o primeiro erro: começamos a subir a rua lateral ao posto, quando deveríamos subir a próxima paralela. Infelizmente não podia ser chamado de morro: era um paredão!, com direito a zigue-zague para tentar subir ao invés de empurrar. Somente já no final da rua, descobrimos que teríamos que retornar, pois não tinha uma passagem para a rua correta. Pelo menos a descida foi 'Pau na Máquina' ! :)

Chegamos à rua correta com 1.4 Km à mais do que deveria. Desta vez começamos a subir, subir, subir, ... Além da forte inclinação, após quase 1 Km, o terreno mudou para terra e muitas pedras. Fui zerando as subidas e aguardando meu amigo que empurrou em boa parte. Pelo menos o fantástico visual nos dava forças para prosseguir. Passamos por trechos muito complicados e alguns bons de se pedalar. Num determinado ponto, avistamos a antena e ficamos desanimados com a altura onde ela se encontrava. Após algumas paradas e vários subidões depois, chegamos, por volta das 18:30, à 'famigerada' Antena!

Ficamos alguns minutos admirando praticamente toda a ilha e todas as lindas paisagens! Infelizmente minha câmera acabou a bateria. :(


Descemos um pouco e iniciamos o trecho de trilha fechada. Em alguns pontos estava tão estreita que os pedais raspavam nas laterais. Os matos e galhos invadiam o caminho, sendo difícil até ver a trilha em alguns pontos. Passamos por locais com muita lama (tivemos que procurar um local menos ruim para passar) e outros com pedras.

Chegamos a um trecho onde a trilha passava a ser entre árvores altas, com descidas fortes e muitas raízes (formando uma espécie de degraus), cipós, galhos no chão e até troncos (alguns fechando verticalmente), dificultando bastante a progressão.

Se nas subidas eu esperava meu amigo, nestes trechos ele é quem me aguardava! Ele deve ter o DownHill no sangue! :)

Foi já no final que vimos uns bois no caminho e, logo após um Poção, faltando cerca de uns 500 m, que cometemos o segundo erro: se no primeiro nós andamos mais, neste segundo nós encurtamos o caminho, sem saber, saindo no bairro Córrego Grande (na figura no início da publicação, a linha vermelha representa o caminho que fizemos), ao invés de sair no Morro da Lagoa, como estava na planilha. Foi até bom, pois o sol já estava se pondo e pedalaríamos durante cerca de meia hora com pouca claridade.

Chegamos a um posto, nos hidratamos, comi uma maçã, uma banana, papeamos um pouco e saí para encarar mais 29 km de pedal!

Foram cerca de 13.5 Km pedalados em torno de 2 hrs e 15 min, por um lugar incrível, excelente para quem curte um verdadeiro Mountain Bike! Ainda retorno para finalizar a trilha.

Pedalei!

Gráfico de Elevação da Trilha da Antena (original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário