quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Desafio Intermodal 2011 - Florianópolis

Cheguei ao local da partida por volta das 17:40. Após trocar de roupa, fui conversar com a galera que iria participar do desafio, enquanto fazia alongamento. Consegui encontrar alguém que iria de carro e que levaria a minha mochila: primeiro problema resolvido.

O segundo problema que tinha que resolver antes da largada: qual o percurso a ser feito pela Rota Norte? Algumas opções:

  1. Passando pelo bairro Agronômica e avenidas movimentadas, correndo pelo trajeto mais curto, mas também com trânsito mais intenso e mais inseguro;
  2. Correr cerca de dois terços pelo passeio/pista da beira mar norte e o restante através de um atalho que diminuiria o percurso em mais de 1,5 km, sendo que este último trecho também tem um trânsito intenso, além de muitos cruzamentos de ruas e, por isso, bem inseguro para corredores;
  3. Correr todo o percurso pela beira mar norte: mais de 10 km, bem seguro e totalmente plano, tendo somente um ponto complicado, quando precisaria atravessar 8 pistas com carros trafegando o tempo todo (teria que esperar o sinal fechar).
Conversando com o Vice-Prefeito de Floripa, João Batista Nunes, ele acabou me ajudando a escolher o caminho: a última opção (somente pela beira mar norte, ver imagem abaixo).

Percurso Rota Norte via Beira Mar Norte - By Google Maps


Grupo que participou do Desafio Intermodal 2011
Encontrei mais alguns amigos,  proseei um pouco mais, até que o organizador pediu atenção a todos e passou algumas orientações. Depois fizemos pose para fotos e a largada foi dada.

Tinha corrido pouco mais de 4 minutos, quando meu colega biker (dos Ingleses) que tinha ficado de ir, vinha correndo pelo sentido oposto. Sem parar, falei para me acompanhar, mas ele disse que iria atrás do amigo que estava junto com ele.

Logo cheguei ao passeio da orla da beira mar norte e comecei a manter um bom ritmo. Como tinha poucas pessoas praticando atividade físicas, estava ótimo para correr. Sem muita noção de quanto já tinha corrido e quanto faltava, procurei usar a referência de marcação de distâncias (a cada 200 m tinha uma placa) para controlar meu ritmo.

Vi alguns dos bikers da rota norte passando por mim, aos 12, 14 e 18 minutos. Consegui manter um bom ritmo até os 35 min, quando percebi que o cansaço começou a aparecer. Mesmo assim consegui continuar correndo e completei o percurso, de 10 km, tendo gasto 48min e 23seg!

Chegada ao Largo da Alfândega - Foto Lúcio Renê 
Não fui o último a chegar, mas somente alguns chegaram depois de mim :). Inclusive meu colega biker, que foi à Concha Acústica encontrar o outro colega e decidiu vir correndo também pela Rota Norte, mas, pela primeira opção, gastando pouco mais de 42 min para percorrer cerca de 8 km.

Dei entrevista, tirei fotos, conversei com alguns, até que perceberam que saía fumaça do meu corpo. Como estava com o corpo quente e suando e o tempo estava frio, a fumaça que saía era bem visível. Fiz alongamentos, descansei, tomei um isotônico, preenchi um relatório, me despedi da turma e rumei para o terminal de ônibus, onde iniciei meu retorno para casa.

Ah! Um detalhe: meu tornozelo ainda está inchado, desde domingo, apesar de não ter doído hoje. E agora estou descobrindo músculos da perna q nem sabia q existiam, isto porque eles estão latejando, afinal não corria desde o ano passado :)

Corri! :)

Mais Informações sobre o desafio intermodal 2011 de Floripa


Tempos preliminares do Desafio (sujeitos a alterações)


3 comentários:

  1. Audálio, gostaria de um contato do Cássio.

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo só o tempo foi analisado, Temos outros fatores (poluição, custo, espaço público ocupado e outros) e que sem sombra de dúvida colocam a BICICLETA como o mais eficiente veículo para áreas urbanas.
    Valeu pela tua participação!
    Cicloabraços.....

    ResponderExcluir