quinta-feira, 3 de março de 2011

Pedalando para o Trabalho - Pedalada pela Paz no Trânsito

Finalmente a Guerreira estava arrumada: coloquei o pneu traseiro momentos antes de sair. Levei um tempinho para me readaptar, pois ela é bem diferente da Ventania, a começar pelo número de marchas, pois a Ventania tem seis a mais. O cansaço e um vento contrário também ajudaram a diminuir meu ritmo. Pelo menos consegui chegar dentro do meu tempo médio à empresa.

O retorno hoje seria especial: encontrar bikers conhecidos e conhecer novos bikers na Pedalada pela Paz no Trânsito. Cheguei ao local do encontro por volta das 18:40. Conversei com uns, cumprimentei outros, observei a aglomeração. Para minha surpresa, tinha até colega da empresa, que nunca tinha pedalado à noite, por lá. Por volta das 19:15, após alguns avisos e explicações sobre o motivo da pedalada e saímos pedalando nas nossas magrelas.

Inicialmente fomos para o Córrego Grande, passando depois pelo Jardim Anchieta e chegando a Astel, onde a galera do grupo Duas Rodas juntou-se à nós. Éramos quase 100 ciclistas neste momento. Rumamos para a Trindade e pedalamos pela ciclofaixa, que inclusive tinha vários carros estacionados sobre a mesma, até pararmos em frente a um Shopping, onde fizemos nossa primeira manifestação, deitando na rua, simbolizando os ciclistas atropelados em Porto Alegre.

Mais alguns minutos de pedalo e chegamos à ponte Hercílio Luz, onde a turma parou para descansar e novamente se manifestar deitando no chão. Para finalizar a manifestação, uma pequena pedalada até a Praça XV, onde encontramos com vários populares, aguardando uma festa de carnaval (o 'Enterro da Tristeza') e novamente 'morremos' (levantamos antes de sermos enterrados :), desta vez na calçada em frente à escadaria da Igreja. Por último, a maioria levantou as bikes acima da cabeça.

Terminada a manifestação, vários grupos se formaram, cada um seguindo seu rumo. Fui junto com um que iria em direção à Beira Mar Norte. Tinha uns 12 integrantes aproximadamente que, ao chegar à ciclovia, se dividiu em dois: alguns mais rápidos e outros mais tranquilos :) Fiquei no segundo grupo, junto com mais uns 6 bikers. Ao chegar perto do viaduto do CIC, após atravessarmos a passarela, eu e mais uma biker nos despedimos e rumamos para o norte da ilha.

Mesmo com uma MTB antiga e sem marcha, a biker mandou bem numa subida média/forte e fomos num bom ritmo. No trevo para Cacupé ela desviou. Eu ainda tive que pedalar por mais 18 km, com muitos pontos de emoção: chuva forte que começou e parou por 3 vezes, de uns 2min cada uma :), trechos escuros com buracos e/ou pedras, pedestres e bicicleteiros no acostamento, alguns na contramão e sem luz, meu farol parou de funcionar e horário bem adiantado: 22:30!

Cheguei em casa são e salvo, após as 23 hrs, tendo curtido a pedalada pela Paz no Trânsito e também minha pedalada solitária! Foram cerca de 47.3 Km no total!

Pedalei e Manifestei!

Para mais fotos do passeio, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário