domingo, 1 de maio de 2011

Treino Oficial - 1o. Marathon Marcio May Pedra Branca

Sexta-feira, ao fazer a inscrição para a prova 1o. Marathon Marcio May Pedra Branca, vi no site sobre o treino deste domingo e resolvi participar, para conhecer o circuito. Seria a última oportunidade para participar de um treino oficial, inclusive com a presença do próprio Márcio May.

Sábado arrumei a bike e convidei um amigo, parceiro de pedal, para irmos juntos. Convite feito, convite aceito! Combinamos de nos encontrarmos, na passarela do CIC, às 7:20 da madruga! :) O detalhe era a chuva que, segundo a previsão, poderia ocorrer a qualquer hora, durante todo o domingo. Resolvemos 'pedalar' pra ver! :)

Pode-se dividir o relato em três partes distintas, o que farei a partir de agora...


Ida para a Pedra Branca

Antes de sair, 15 min após o que pretendia, liguei e avisei meu colega que não chovia e que estava saindo de casa, com tempo estimado de 1 hora para chegar ao ponto de encontro. Saí tentando pedalar forte, mas meu rendimento estava abaixo da minha média.

Pouco depois de passar sob o viaduto que leva para Jurerê, um cachorro de porte médio, começou a correr e latir ao meu lado no acostamento. Também tinha um outro cachorro, menor, que corria pela grama, na mesma velocidade que a nossa. Tentei aumentar a velocidade para deixar o 'Totó' para trás, mas ambos conseguiam correr mais rápido. Tentei afastar com o pé o cão que estava ao meu lado, mas ele se desvencilhou. Já estava pedalando a mais de 32 km/h e os dois correndo na mesmo velocidade. Depois de uns 300 metros, pararam e foram em direção ao que parecia a casa onde moravam. Esse sprint acabou por quebrar meu ritmo e me deixar cansado, mas pelo menos fiquei com a canela inteira :).

Cheguei com 1 hora e 1 minuto ao ponto de encontro. Meu colega chegaria uns 8 minutos depois. Com um pouco de atraso dos dois, às 7:45 estávamos pedalando em direção à loja Cicles Hoffman, em Capoeiras, Florianópolis. A previsão inicial era chegarmos 8 da manhã, mas, em virtude do atraso, chegamos por volta das 8:15, já sem nenhum ciclista por lá. Para nossa sorte, o Gean Hoffman, organizador do evento em conjunto com o Márcio May, estava prestes a sair (mora ao lado da loja). Fomos os três pedalando para o local da largada do treino. Nesse trecho meu joelho esquerdo, semelhante ao Audax, começou a doer. Mas eu o ignorava e seguia no ritmo dos outros.

Cerca de 22 minutos depois chegávamos ao local da saída para o treino. Existia uma estrutura bem legal por lá. Vários ciclistas já estavam aguardando a saída para o treino e vários ainda chegando.


Treino Oficial

Às 9 horas o Gean chamou todos os bikers, pediu que se posicionassem atrás do carro de apoio e explicou como seria o treino: acompanharíamos o apoio, respeitando as regras de trânsito, pois não havia escolta policial, até o início do Morro do Pagará, onde partiríamos, cada um no seu ritmo, para dar a volta no circuito.

Saímos num total de mais de cinquenta bikers, numa bela manhã de domingo, pedalando num comboio pelas ruas de Palhoça.

Ao chegarmos ao Morro do Pagará, uma 'bela subida' nos aguardava. Meu colega estava com problema de marcha escapando e também um pouco cansado. Mesmo com o joelho doendo um pouco e o pedal esquerdo fazendo muito barulho, conseguia ir num ritmo um pouco melhor que o dele e, por isso, de vez em quando o esperava para continuarmos juntos. Como nós dois não conhecíamos o circuito, procuramos pedalar próximos de outros bikers que já sabiam por onde tínhamos que ir.

Depois de subirmos muito, descemos bastante e, em alguns pontos, tinha outras subidas, mas, no geral, foi bem tranquilo, sendo um circuito bem legal para se pedalar.

A organização do Treino Oficial foi excelente: boa infra-estrutura, ótimo circuito, um bom dia para se pedalar. Enfim, Show de Bike! Agora tem que se tomar cuidado somente para se fazer um boa sinalização no dia da prova e manter, ou até melhorar um pouco, a infra-estrutura apresentada durante o treinamento!

Por volta de 10:50 chegávamos ao final da volta, num bom ritmo. Conversamos um pouco e resolvemos aproveitar a 'carona' de um grupo de 6 bikers (8 contando com nós 2) que saiu em direção à Beira Mar Norte de Floripa. Nos despedimos e saímos pedalando!


O Retorno

Pouco mais de 10 minutos depois de iniciarmos o retorno, paramos para tomarmos uma Coca-Cola. Na verdade, foram 4 litros para cinco bikers! Um não tomou e dois já tinham se separado do grupo, indo por outro caminho. Glicose recuperada :), voltamos à pedalada.

Em virtude das marchas escapando, meu colega ficava um pouco para trás e eu acabava ficando também. O grupo diminui o ritmo, quando pedalava pela ciclovia da beira mar continental, no intuito de nos esperar. Quando estávamos na Via Expressa, desta vez por cansaço, meu amigo ficou para trás novamente e eu também acompanhando-o. Desta vez o grupo sumiu. Fomos encontrá-lo (o grupo) na ciclovia da beira mar norte, onde novamente nos esperava.

Pedalamos, 3 duplas de ciclistas, num ritmo bem tranquilo, pela beira mar que estava muito movimentada. Num local onde havia uma exposição de carros, os quatro resolveram ficar e somente eu e meu colega continuamos.

Pouco depois chegávamos à Passarela do CIC, onde nos despedimos, após comemorarmos mais uma boa pedalada! :)

Ainda tive cerca de 25 km pedalados pela SC-401. Tirando o cansaço, o forte sol de meio-dia, rajadas de vento contrário e dor no joelho esquerdo, o resto foi tranquilo! :)

Cheguei em casa pouco depois das 13:10, tendo pedalado cerca de 123 km no total e com uma nova edição do 'bronzeado de ciclista' !


Alguns números desta pedalada:
  • Ponto de Encontro (passarela CIC): 25.2 km, 1:01:00

  • Loja Cicles Hoffman: 38.0 km, 1:30:05

  • Pedra Branca: 48.1 km, 1:52:30

  • Volta treino: 24.9 km, 1:22:00

  • Retorno: 48.2 km, 2:06:00

  • Km Total: 123.2, Tempo Total: 5:20:30

Pedalei e Treinei! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário