domingo, 18 de setembro de 2011

Pedalando dos Ingleses a São Pedro de Alcântara

Finalmente hoje consegui conquistar meu objetivo que foi proposto na semana passada: sair pedalando dos Ingleses em direção a São Pedro de Alcântara, retornando após 60 km pedalados, possivelmente sem parar, gastando em torno de 4:30 a 5 hrs!

Fiz os preparativos* no dia anterior, mas algumas coisas ficaram para hoje, como passar protetor solar, mesmo com tempo nublado, e passar pomada ante assadura nas partes íntimas :) Garrafinha de água na bike, mochila com reservatório de 2 lts de água nas costas, café tomado, bike na rua e começo a pedalada!

A parte inicial foi pelo caminho que faço para ir para o trabalho e que consigo pedalar num ótimo ritmo. Com pouco mais de 28.6 km pedalados, passando pela beira mar norte, completei minha primeira hora. Um pouco antes da ponte Pedro Ivo passei por 3 bikers do Grupo Pedal Continente. Passando pela passarela sob a ponte, vi mais dois e pouco depois de atravessá-la, mais 2 bikers: todos estavam indo para um evento ciclístico no Floripa Shopping.

Portal de São Pedro de Alcântara
Cheguei a São José, passei pelo Kobrasol e fui em direção à BR-101, onde peguei a estrada em direção à Colônia Santana. Completei a segunda hora pedalada próxima a esta comunidade. Atravessei o portal com cerca de 53 km pedalados. Pouco mais de 26 min depois chegava ao marco de 60.1 km, fazendo a volta e iniciando o retorno. Não cheguei ao centro de São Pedro de Alcântara, mas não estava muito distante. Neste trecho (entre a BR-101 e São Pedro de Alcântara) existe muitas subidas e também estradas de paralelepípedos.

Passei pelo Portal de São José que "emoldurava" a Pedra Branca e, meia hora depois, estava novamente no bairro Kobrasol, pedalando em direção à passarela da ponte Pedro Ivo e chegando à beira mar norte que estava muito movimentada por ciclistas, caminhantes e corredores. Sobre estes últimos, muitos corriam pela ciclovia, numa atitude perigosa, podendo causar acidentes, por ocuparem espaço destinado aos ciclistas. Não foi fácil pedalar nesta ciclovia, devido ao grande movimento e também ao vento soprando lateralmente e contrariamente.

Integrantes do Pedal Continente no
evento do Floripa Shopping
Iniciei a pedalada pela SC-401 e resolvi parar no Floripa Shopping, para ver se o evento já tinha finalizado. De fato já havia terminado: somente os organizadores ainda estavam no local. O ciclocomputador marcava 97.1 km pedalados de forma direta! Conversei um pouco e lamentei não ter chegado antes, pois a turma que participou, registro ao lado, estava muito feliz! Tomei água e voltei a pedalar.

Chegada após o evento
Foto by Fabiano Faga
Foi complicado vencer estes últimos quilômetros: vento contrário forte e cansaço. Completei 100 km próximo ao Morro do Desabamento. O vento só deu uma trégua quando cheguei à SC-403. A energia voltou faltando 5km e pouco depois cheguei em casa, tendo pedalado 118 km no total, gastando 4 hrs e 52 min.

Estava cansado, mas nem tanto e feliz por ter cumprido meu objetivo!

Pedalei!

(*) Preparativos
Dia anterior

  • Novos pneus para a Ventania
  • Reservatório de água de 2 lts no congelador e garrafas d'água
  • Barras de Ceral (3) e doces
  • Comprimidos anti-inflamatórios (3)
  • Lenço para testa

Hoje

  • Passar protetor solar (após vestir roupa)
  • Passar pomada ante assadura
Informações
  • 30 km - 1:02:50 - Trapiche
  • 60.1 km - 2:26:40 - SC-407
  • 90.2 km - 3:37:00 - MacDonalds
  • 97.1 km - 3:55:00 - Floripa Shopping
  • 118 km - 4:52:00 - Chegada
  • Média Final: 24.25 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário