sábado, 30 de junho de 2012

Audax Floripa 300K - Parte Final


Terceiro Trecho

Trajeto: São José-SC a Balneário Açores (Floripa, extremo sul da ilha)

Nascer do sol na ciclovia da
beira mar continental
Por volta das 7 horas iniciamos o percurso em direção ao PC-3 localizado no sul da ilha. Passamos pelo centro histórico de São José e, quando estávamos na ciclovia da beira mar continental, o astro rei veio presenciar nossa pedalada, com um lindo nascer de um belo dia :).

Um biker que estava junto conosco me alertou sobre o pneu traseiro vazio. Paramos e eu o enchi um pouco e pedalamos até encontrarmos um posto, quando o calibrei corretamente, julgando ser apenas um pequeno vazamento. Infelizmente, uns 10 min depois, quando já estávamos em Coqueiros, o pneu estava novamente bem vazio. Tive que trocar a câmara, encher o pneu e depois parar em outro posto para nova calibragem. Desta vez o pneu parou de esvaziar.

PC-3
Passamos pela passarela da Ponte Pedro Ivo em direção à beira mar sul e fomos para o sul da ilha. O dia estava muito bonito e, com o sol brilhando, a temperatura começou a subir. Após quase duas horas de tempo de pedalada, chegamos ao PC-3, que estava com mais pessoas da organização e apoios do que participantes do Audax :). Este percurso foi bem tranquilo.
  • Distância Percorrida: 209.3 km
  • Tempo gasto: 9 hrs 23 min
  • Horário do carimbo: 9 hr e 12 min
  • Velocidade média:  22.4 km/h
  • Temperatura:  22ºc

Quarto Trecho

Trajeto: Balneário Açores a Canasvieiras (norte da ilha)

Este foi um dos trechos mais difíceis, principalmente pelo calor, um vento contrário forte e várias subidas íngremes. Alguns participantes não conseguiram terminá-lo e acabaram desistindo.

Saímos pedalando em direção ao norte da ilha e, de cara, o vento nordeste apareceu, fazendo diminuir bem a nossa média. Além do maior esforço, para se pedalar contra o vento, o sol forte também começou a castigar.

Para amenizar um pouco, paramos no Campeche e tiramos os agasalhos. Meu amigo chegou a trocar toda a roupa. Voltamos a pedalar e passamos pelos morros da Praia Mole e pela alucinante descida do Mirante da Mole para a Barra da Lagoa. Deste ponto até os Ingleses, pegamos um trecho plano, mas com muito vento contra. Nosso rendimento diminui mais um pouco, mas continuamos progredindo.

Nos Ingleses nós paramos numa mercearia e fizemos um rápido lanche. Continuamos a pedalada e encaramos o Morro dos Ingleses, onde acabei subindo num ritmo melhor e deixei meu colega uma pouco para trás, chegando ao PC-4 à uma da tarde (meu amigo chegou uns 2 min depois).

PC-4
O cansaço era extremo, mas a euforia era maior: faltavam apenas 37 km, sendo boa parte deles com ajuda do vento, que agora seria a favor. Nos hidratamos, alimentamos e fizemos alongamento, um pouco antes de partir para o trecho final.
  • Distância Percorrida: 267.8 km
  • Tempo gasto: 12 hrs 22 min
  • Horário do carimbo: 13 hrs
  • Velocidade média:  21.8 km/h
  • Temperatura:  27ºc

Trecho Final

TrajetoCanasvieiras a Trindade.

Animados com a proximidade de finalizarmos o Audax 300K, partimos inicialmente para Canasvieiras e, em seguida, com vento a favor, para a Vargem Grande, entrando na SC-401 e seguindo para Jurerê.

Pneu rasgado
Um pouco antes do trevo para Jurerê, faltando cerca de 25 km para terminar, um estouro e instantaneamente o meu pneu traseiro e a câmara esvaziaram. Paramos e constatei que o pior tinha acontecido: ambos, pneu e câmara, tinham rasgado. Conversei com meu amigo e disse para ele continuar, pois não sabia se eu conseguiria consertar o pneu, para tentar terminar a prova. Mesmo tendo mais uma câmara reserva, ele deixou uma câmara reserva dele e foi embora.

Quatro opções passavam pela minha cabeça:
  1. desistir  e chamar "o resgate" (a mais fácil, principalmente por já ter pedalado mais de 300 km, considerando os 27 km iniciais;
  2. fazer um remendo a frio no pneu (usando pedaços da câmara rasgada e o kit para remendo de câmara) ou
  3. encher o pneu de grama, para tentar chegar ao fim. 
  4. Poderia tentar ir andando, mas a distância era muito longa e ainda tinha o cansaço e o forte sol. 
Pneu após remendo (opção 2)
Acabei optando pela segunda, e, felizmente, ela foi bem eficiente! Recomecei a pedalara, num ritmo bem leve, tentando evitar que, em caso de novo estouro de pneu, eu viesse a me machucar. Indo para Jurerê vi meu amigo já retornando de lá. Ficava imaginando que, a qualquer momento, o pneu e câmara estourariam novamente. Mesmo assim fui progredindo e me aproximando do final.

Ao chegar no bairro João Paulo, já tinha certeza que eu terminaria a prova, nem que fosse empurrando a bike, pois faltavam apenas cerca de 6 km. Fui com bastante cuidado e, pouco depois, conseguia, na raça, finalizar o Audax 300K!

Momento da chegada
Vibrei bastante com mais esta conquista! Vário bikers por ali, incluindo meu amigo e parceiro de Audax. Contactei minha esposa, que me buscaria, e fui comprar um novo pneu, pois o Milton, dono da Della Bikes, havia autorizado me venderem.

Pórtico de Chegada
Foi muito legal ver a cara de outros guerreiros completando a prova! Para mim, foi uma das minhas maiores conquistas até hoje! Parabéns a todos os Audaxiosos que conquistaram esta difícil competição!

  • Distância Percorrida: 304.4 km
  • Tempo gasto: 14 hrs 05 min
  • Horário do carimbo: 15 hrs e 39 min
  • Velocidade média:  21.7 km/h
  • Temperatura:  23ºc
Clique aqui para ver mais fotos!

Carimbos recebidos nos PCs e na Chegada

Nenhum comentário:

Postar um comentário