sexta-feira, 8 de junho de 2012

Treino Oficial - 2a. Fuga de São Pedro de Alcântara - Copa MTB

Bike Ventania já em SPA
Saí pedalando, com a bike Ventania, às 6:30, num dia extremamente frio, em direção à São Pedro de Alcântara (SPA). Após 15 km, uma parada para resolver dois problemas: a torneirinha do camel-back estava pingando e o pneu traseiro semi vazio. Problemas resolvidos, segui pedalando, com um vento contrário bem forte por mais uns cinco km.

Bikers aguardando em SPA
Após passar atravessar para o continente e chegar à Via Expressa, uma parada para "tirar água do joelho" e, logo em seguida, outra para encontrar, no trevo para Forquilhinhas, meu colega de pedalada. Tivemos que manter um ritmo forte para conseguirmos chegar no local da saída do treino no horário combinado (ou pelo menos perto dele). Na descida após o Portal de São Pedro de Alcântara, encontramos dois bikers que também se dirigiam para lá. Pouco depois eles desviaram por uma estrada de terra, enquanto nós continuamos pelo asfalto.

Bikers aguardando em SPA
Ao chegarmos à pracinha de São Pedro de Alcântara, entendemos o motivo daqueles bikers terem desviado. Diferente do que pensávamos, a largada não era ali na pracinha, mesmo tendo muitos ciclistas por la, que também erraram.

Procissão em SPA
De qualquer forma, o pelotão passaria por lá, pois fazia parte do percurso. Ainda vimos uma procissão de Corpus Christ enquanto os esperávamos.

Reagrupando no topo
Por volta de 9:50, um pelotão com quase uma centena de atletas chegou e nos juntamos a eles. Um trecho de paralelepípedos, seguido de asfalto e desviamos para o trecho de estrada de chão: uma subida bem extensa logo de cara. Reagrupamos no topo da mesma, quando a turma do percurso Pró saiu primeiro. Uma descida bem forte e iniciamos por uma parte plana. Após virarmos à direita para seguirmos pelo percurso pró, eu e meu colega tivemos que acelerar para buscarmos o pelotão (uns 40 ciclistas).

Vista do topo
Não demorou muito e nos juntamos a eles. Entretanto, meu amigo não estava conseguindo acompanhar o ritmo da turma, principalmente nas subidas e, nas descidas, sendo mais prudente, com receio de cair. Ficamos para trás e decidimos ir num ritmo mais tranquilo.

Curtindo o Treino Oficial
Uma parada numa mercearia para um rápido lanche e um pouco de descanso decidimos ir direto pelo asfalto, ao invés de pedalar pela subida da represa que fazia parte do percurso da prova e onde retornaríamos para São Pedro de Alcântara.

Durante o Treino Oficial
Foto Luiz Peixoto - TrilhasBR
Cerca de 5 km depois, chegávamos à cidade de Antônio Carlos, onde passamos em direção à Biguaçu. Havia um vento contrário muito forte e frio. Mesmo com o sol à pino, o frio superava o calor. Chegamos à BR-101 e o vento contrário piorou. Saindo de Biguaçu e entrando em São José, resolvi mudar meu percurso, para evitar o forte e gelado vento sul. Eu e meu amigo nos despedimos. Enquanto ele iria para a Palhoça, eu fui por dentro de São José, com destino aos Ingleses.

O vento forte e o cansaço me fizeram pedalar num ritmo mais tranquilo.

Após quase 7 horas de pedal (sem contar as paradas) e cerca de 160 km pedalados numa média de 22.1 km/h, cheguei em casa sem qualquer tipo de problema, além do cansaço, num ótimo e gélido dia para se pedalar!

Foi uma mistura de treino para a Fuga de São Pedro de Alcântara em conjunto com o treino para o Audax 300K, pedalando por vários municípios da Grande Floripa!

Pedalei!

Tempo (h:mm)
Km
Média (km/h)
Referência
2:35 
63.9
24.75 
Ida até São Pedro de Alcântara
4:19
2:35 
22.15 Treino Oficial e Retorno

Clique aqui para ver o mapa do percurso (exibido pelo biker Edemar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário