domingo, 7 de março de 2010

Audax Floripa 2009 - Parte 3 de 3


Terceiro Trecho

Roteiro entre 100 e 150 km: Beira Mar, Centro-Sul, Prainha, Beira Mar Sul, SC-405, Ribeirão da Ilha (ida e volta), Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Armação, Bar do Arantes.

O lanche-almoço nos deu um 'gás', afastando o cansaço que começava a chegar. Aproveitamos para imprimir um bom ritmo de pedalo, já que este trecho seria mais plano, em direção ao sul da ilha.

Estávamos com uma boa média, até chegarmos na SC-405, onde o trânsito estava um pouco pesado e perigoso e onde o sol, até então escondido, resolveu aparecer :)

Pegamos vento contrário moderado na ida para o Ribeirão da Ilha, onde passamos por vários tipos de piso: terra, lajota, paralelepípedo, asfalto. O local é muito bonito, mas nossa média abaixou bem.

Não sei se por erro, devido à pouca sinalização, ou por 'esperteza', vi vários bikers retornando bem antes, sem chegar até o local correto para retornar, economizando uns 10 km de pedalo dentro do Ribeirão. No retorno do Ribeirão, por volta do km 125, resolvemos parar para descansar um pouco e começamos a conversar com um biker cuja bicicleta, segundo nos disse, custava uns 13 mil. Ele estava sempre trocando a bike por uma mais nova, envolvendo a atual no negócio para comprar a nova.

Depois do descanso voltamos a pedalar num ritmo forte, principalmente após chegar na SC-405 e conseguimos chegar ao bar do Arantes, bem ao sul da Ilha, onde ainda não conhecia.

Hora do carimbo no PC-3: 13:34

Tinha uma infraestrutura boa, além de estar próximo da praia, onde os bikers podiam aproveitar para descansar, relaxar e alongar. Desta vez além da água e do isotônico em pó, tinha bisnaguinhas, ao invés de pão com pão. Tomei metade de uma garrafinha de isotônico e deixei uma cheia na bike.

O cansaço já estava bem presente, mas a adrenalina e a vontade de terminar o desafio eram bem maiores. Descansamos, fizemos alongamento e saímos para conquistar o último trecho, que teria as duas maiores subidas de todo o percurso: da Lagoa para a Mole e da Mole para o Mirante da Mole. Também teria a descida mais radical!

Trecho Final

Roteiro entre 150 e 200 km: Bar do Arantes, Armação, Lagoa do Peri, Morro das Pedras, Campeche, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses e Costão do Santinho.

Mesmo após descansarmos, ainda saímos um pouco cansados, mas muito animados, pois faltavam 'apenas 50 km'. Resolvemos parar no Morro das Pedras e tomamos um copão de garapa! Aquele copo foi melhor e fez mais efeito que qualquer istônico. Foi suficiente para injetar uma dose 'cavalar' de energia, que nos auxiliou neste trecho final.

Voltamos a pedalar, indo num bom ritmo, por um trecho com belas paisagens e bem plano, até a Lagoa da Conceição. Na primeira subida forte, entre a Lagoa e a Praia Mole, subi numa boa, quando muitos empurravam suas bikes. Aguardei meu colega no final da subida. Logo veio outra subida, pior que a primeira, entre a Praia Mole e o Mirante da Praia Mole. Novamente aguardei meu colega no final e vi vários ciclistas empurrando as bikes deles.

Começamos a pedalar forte, no início da descida que considero ser a de maior velocidade da ilha. Descemos a mais de 80 km/h. Não me lembrava de ter atingido, de bike, esta velocidade anteriormente!

Aproveitamos o trecho entre a Barra e o Rio Vermelho para mantermos uma média entre 25 e 30 km/h. Um biker experiente se juntou a nós e fizemos esta parte final, de quase 20 km, juntos.

Nos últimos 15 km estava sem posição para sentar: me disseram que o truque é caprichar no Hypoglós! :)

Chegamos os três juntos, cruzando a linha de chegada ao mesmo tempo! Éramos só alegria! Carimbamos os passaportes, tiramos fotos para registrar este grande momento. Descansamos um pouco, comemos os últimos lanchinhos e o Sanderson, cuja namorada foi buscá-lo, me ofereceu carona até minha casa. Ainda bem!

Estava feliz de ter conquistado meu objetivo de completar a prova. Não imaginava ser capaz de pedalar toda esta distância num só dia! Fui audaz e fui recompensado! :)

Hora do carimbo no PC-3: 16:26

Números finais:
Distância total pedalada: 212.77 km (incluindo os 6 km da minha casa até o Costão)
Velocidade média: 23.7 km/h
Velocidade máxima: 80.2 km/h
Tempo Total gasto: 10hrs e 26 min
Tempo Pedalado: 8hrs e 42 min


Nenhum comentário:

Postar um comentário