domingo, 7 de março de 2010

Audax Floripa 2009 - Parte 2 de 3

Acordei de madrugada e às 5:15 já estava pronto aguardando os bikers que chegaram logo em seguida. Por volta de 5:35 já estávamos à caminho do Costão do Santinho, distante cerca de 6 km do meu prédio.

Chegamos faltando cerca de 5 min, nos desejamos boa prova e fui procurar o Sérgio e seus amigos, com quem tinha combinado de pedalar junto. Acabei encontrando, no final do pelotão de largada, o Sanderson e, como ele também estava sozinho, decidimos formar uma 'dupla de 2 bikers' :) para pedalarmos juntos durante a prova.

A largada ocorreu por volta das 6:15, quando centenas de 'malucos' partiram rumo a pedalar 200 km pela Ilha da Magia. Ainda estava escuro, temperatura amena, clima húmido e com perspectivas de chuva.


Primeiro Trajeto

Roteiro dos primeiros 50 km: saída do Costão do Santinho, Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses e Vargem Grande.

Na largada um carro foi à frente das bikes, com o objetivo de abrir caminho para os ciclistas. O ritmo era médio e, em pouco tempo, todo o grupo já ocupava algumas centenas de metros.
Um pouco antes de chegarmos à subida do Costão Golf, encontrei o Sérgio e seus 2 amigos. Pedalamos juntos até o Rio Vermelho, quando o Sanderson e eu aumentamos um pouco o ritmo, sendo acompanhado por um dos amigos do Sérgio.

Na estrada entre o Rio Vermelho e a Barra, enquanto estávamos indo, o carro 'batedor' já retornava, trazendo logo atrás vários ciclistas usando bikes speed.
No retorno da Barra, o amigo do Sérgio resolveu esperar pelos outros dois e eu e o Sanderson continuamos no nosso ritmo e conseguimos chegar, num bom tempo e sem estarmos muito cansados, ao Posto de Controle 1 (PC-1), onde obtivemos o primeiro carimbo no passaporte.

Infelizmente a estrutura montada pela organização deixava a desejar. Além de água, tinha sanduíche de pão com pão integral! :) Nada mais. Não tinha um local para descansar e nem banheiro.

Hora do carimbo no PC-1: 8:23

Nos alimentamos, fizemos alongamento, descansamos um pouco e partimos para os próximos 50 km!

Segundo Trajeto

Roteiro entre os 50 e os 100 km: Vargem Grande, Canasvieiras, Vargem Pequena, Estrada para Jurerê, Jurerê nacional e internacional, estrada Jurerê/Centro, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, João Paulo, Beira Mar, Trapiche da Beira Mar.

Saímos do PC-1 pedalando forte, pois queríamos aproveitar o bom clima e a nossa disposição para pedalarmos por este trecho que teria algumas das piores subidas na parte final.

Após uns 15 km tivemos um contratempo: o pneu traseiro da bike do Sanderson furou. Levamos cerca de uns 15 min para trocá-lo. Vimos vários ciclistas passando por nós. Fiquei aguardando, pois tínhamos combinado pedalarmos juntos pelo percurso.

Pneu trocado, voltamos a pedalar e procuramos um posto para calibrarmos adequadamente os pneus. Também aproveitei para calibrar os da minha bike, pois não tinha feito isto após a revisão dela. Recomeçamos a pedalar, num ritmo mais forte, para tentar recuperar um pouco do tempo perdido.

Ao passarmos por Santo Antônio e Cacupé, encaramos as primeiras subidas mais fortes deste trecho. As outras duas nós passamos quando pedalávamos pelo bairro João Paulo. Na primeira, ao tentar pedalar em pé, a marcha 'escapou', quase me fazendo bater o joelho no guidon. Sorte minha que nada aconteceu, mas, daí em diante, somente pedalei sentado, mesmo nas subidas mais fortes.

Ao chegarmos na Beira Mar, mantivemos um bom ritmo e chegamos ao PC-2, próximo à hora do almoço. A infraestrutura disponível neste PC era melhor, com local para descansar, fazer alongamento, banheiros e até isotônico em pó, além da água e do sanduíche de pão com pão :).

Hora do carimbo no PC-2: 10:50

Aproveitamos para fazermos um lanche-almoço: comi um excelente sanduíche de atum, que estava levando e ofereci para ele um de peito de frango, que também estava ótimo, conforme me relatou.

O cansaço começou a aparecer de leve, mas a vontade de continuar a prova era muito maior. Mais um pouco de descanso e alongamento, antes de partimos para a segunda metade da prova.

Fim da segunda parte....

Nenhum comentário:

Postar um comentário