No primeiro pedal (nesta segunda) após o reinício do horário de verão, tive que esperar uns 10 min para o dia clarear, pois por volta das 6:15 ainda estava muito escuro. A temperatura estava um pouco fria, mas com uns 10 min pedalando já estava agradável! Fui num ritmo tranquilo, para poder deixar o corpo se adaptar ao esforço físico feito num horário que ainda estaria dormindo. Nem precisei de muito tempo para me adaptar, sendo mais tranquilo do que esperava e chegando bem à empresa.
A volta foi diferente. Animado com a claridade e o bom clima, pedalei forte e levei menos de uma hora para chegar em casa.
Na terça-feira eu acabei perdendo o horário e saindo tarde. Para compensar, fui pedalando forte desde o início e mantive um ótimo ritmo que acabou me permitindo chegar com menos de uma hora à empresa.
Floripa com cinzas vulcânicas Foto: Djôni Müller |
Meu objetivo era pedalar num ritmo de passeio, pois a Guerreira fica 'nervosa', devido aos pneus finos e lisos, quando se está chovendo. E ontem ainda tinha o adicional das cinzas, deixando o asfalto ainda mais sujo e escorregadio. Para minha sorte, peguei mais trechos de garoa do que propriamente chuva. E fui num ritmo bem tranquilo, principalmente nas descidas, evitando uma possível queda.
Foi mais fácil do que acreditava que seria inicialmente e, mesmo passando por ventos e chuvas fortes na descida do Morro dos Ingleses, cheguei tranquilamente em casa, tendo pendalado neste dia 'cinzento' :).
Pedalei!
(*) As cinzas trazem gases oxidantes SO2, SO, CO2, CO, NOX, H2 que podem gerar os seguintes sintomas mais comuns : dores de cabeça, olhos lacrimejando ou sensação de pedras nos olhos, cansaço fora do normal e boca ressecada. Deve-se evitar exercícios ao ar livre, incluindo-se longas pedaladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário