terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Horário de Verão, Cinzas e Chuva


No primeiro pedal (nesta segunda) após o reinício do horário de verão, tive que esperar uns 10 min para o dia clarear, pois por volta das 6:15 ainda estava muito escuro. A temperatura estava um pouco fria, mas com uns 10 min pedalando já estava agradável! Fui num ritmo tranquilo, para poder deixar o corpo se adaptar ao esforço físico feito num horário que ainda estaria dormindo. Nem precisei de muito tempo para me adaptar, sendo mais tranquilo do que esperava e chegando bem à empresa.

A volta foi diferente. Animado com a claridade e o bom clima, pedalei forte e levei menos de uma hora para chegar em casa.

Na terça-feira eu acabei perdendo o horário e saindo tarde. Para compensar, fui pedalando forte desde o início e mantive um ótimo ritmo que acabou me permitindo chegar com menos de uma hora à empresa.

Floripa com cinzas vulcânicas
Foto: Djôni Müller
Durante a tarde, parecia que uma neblina estava tomando conta da paisagem. Depois fui saber que eram cinzas vulcânicas(*) vindas de um vulcão chileno. Não demorou muito e estas cinzas acabaram por iniciar uma forte chuva, a qual diminuiu a intensidade, mas ainda caía, quando iniciei o pedal de retorno.

Meu objetivo era pedalar num ritmo de passeio, pois a Guerreira fica 'nervosa', devido aos pneus finos e lisos, quando se está chovendo. E ontem ainda tinha o adicional das cinzas, deixando o asfalto ainda mais sujo e escorregadio. Para minha sorte, peguei mais trechos de garoa do que propriamente chuva. E fui num ritmo bem tranquilo, principalmente nas descidas, evitando uma possível queda.

Foi mais fácil do que acreditava que seria inicialmente e, mesmo passando por ventos e chuvas fortes na descida do Morro dos Ingleses, cheguei tranquilamente em casa, tendo pendalado neste dia 'cinzento' :).

Pedalei!


(*) As cinzas trazem gases oxidantes SO2, SO, CO2, CO, NOX, H2 que podem gerar os seguintes sintomas mais comuns : dores de cabeça, olhos lacrimejando ou sensação de pedras nos olhos, cansaço fora do normal e boca ressecada. Deve-se evitar exercícios ao ar livre, incluindo-se longas pedaladas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário