Esquematizei uma carona para me levar do serviço até próximo do ponto de partida, na Concha Acústica da UFSC. Infelizmente, meu colega teria que ficar fazendo hora extra e sem previsão de término. Fui andando, num passo rápido, para não chegar atrasado. Levei 30 min para chegar ao local, às 17:40. Alguns já estavam por lá, mas ainda faltavam outros competidores. Troquei de roupa e comecei a conversar com alguns conhecidos. Perguntei sobre o percurso da rota (sul) que iria correr e fiz uns alongamentos. Fui apresentado ao atleta que correria a rota norte e ficamos conversando sobre o desafio, o trajeto e sobre as expectativas.
Estávamos distraídos quando a largada foi dada. Saí em direção ao meu trajeto num bom ritmo. De cara tive que passar por um subidão, onde o trânsito estava todo engarrafado. Bom para mim, que corria pela calçada! :)
Fui aumentando o ritmo e, com pouco mais de 10 min, já estava próximo ao túnel. Como pedestre e ciclista não podem passar por dentro do túnel, tive que contorná-lo (um aumento de uns 1,4 km no percurso, além de não ser plano). Levei 12 min para chegar à saída do túnel. Com mais 7 min completava a prova, chegando ao Largo da Alfândega, no centro, e gastando um total de 29 min para finalizar o desafio.
Como pode ser visto na lista logo abaixo, dei uma 'surra' :) no carro que veio pela rota norte, além de não ter ficado muito distante do ciclista norte e do carro sul. E olha que o carro sul passou pelo túnel. Acredito que poderia ter economizado uns 7 min se meu percurso passasse pelo túnel também, chegando em terceiro! Uma suposição com bastante fundamento, baseada na minha velocidade média! :)
Fiz alongamento, dei entrevistas, conversei com outros competidores e aguardei a chegada de alguns. Minhas pernas estavam extremamente doloridas, em músculos que nunca tinham doído antes! :) Mas valeu à pena. Fiquei com o sentimento de ter vencido o meu desafio, com determinação, prazer e dor! :)
Alguns dos problemas encontrados: calçadas esburacadas, cheias de lixo, poças d'água, com caçamba, pessoas interditando a passagem em pontos de ônibus, moto e carro avançando sinal, quase me atropelando. Também tinha trechos com calçadas bem estreitas.
Considerações:
- Por que pedestres e ciclistas são punidos com a proibição da passagem por dentro do túnel, privilegiando somente os transportes motorizados?
- Quando um atleta, numa distância de 6 km, consegue chegar ao seu destino antes de um carro, percebe-se que existe problema na 'mobilidade urbana'. É urgente a necessidade de se fazer alterações no trânsito, antes que seja tarde demais. Como medidas que visam ajudar na resolução deste problema, o transporte coletivo e utilizando a bicicleta, deveriam ser priorizados.
- Se levarmos em consideração somente o tempo, o motoqueiro foi o vencedor. Agora, considerando-se o fator risco de segurança, o gasto financeiro e o consumo de gás carbônico, para distâncias de até 8 km, a bicicleta mostra-se como o meio de transporte mais eficiente.
Dados técnicos:
- Distância percorrida: 6,0 km
- Tempo gasto: 29 min
- Média de Velocidade: 12.4 km/h
Corri! :)
Relato do Daniel Biólogo que participou do desafio andando: clique aqui.
Link da matéria que saiu no DC:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a3042329.xml ou clique aqui.
Confira os tempos
- Motociclista pelo sul - 14min33s
- Ciclistas pelo sul - 18min50s (Carvoeira) e 20min38s (Pantanal)
- Motociclista pelo norte - 23min47s
- Motorista do carro pelo sul - 25min50s
- Ciclista pelo norte - 26min22s
- Atleta (corrida) pelo sul - 29min3s
- Passageiros do ônibus semidireto pelo sul - 33min39s
- Motorista do carro pelo norte - 37min4s
- Atleta (corrida) pelo norte - 37min41s
- Passageiros do ônibus pelo norte - 53min13s
- Os dados dos pedestres ainda não estão disponíveis.
Olá, corredor .... eu fui o penúltimo a chegar, depois de 1h10min caminhando...meu relato com "basicamente" os mesmos problemas enfrentados por você.
ResponderExcluirhttp://danielbiologo.wordpress.com/2010/09/17/desafio-intermodal-floripa-2010/
Outro detalhe, ciclistas e pedestres não devem cruzar por tunéis devido a alta concentração de "gases tóxicos" emitidos pelos motores e precisam de "ar" limpo, e no esforço por leve que seja, estarão respirando este ar contaminado podendo levar a desmaios e até a morte. Porque você acha que deve-se desligar os motores em túneis congestionados e nesses momentos os ventiladores no teto dos mesmos tem que estar funcionando com "força total".
ResponderExcluirParabéns pela determinação e por conseguir completar a prova, além de praticar boas ações! :)
ResponderExcluirQuanto aos problemas nas calçadas, infelizmente, como fizemos por rotas diferentes, parecem acontecer em toda a cidade.
Agora, quanto à questão do túnel, não sabia que era pelo motivo dos gases tóxicos que pedestres e ciclistas não podem passar por ele.
Uma idéia: que tal fechá-los para veículos motorizados, para os não motorizados terem vez? :)