sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pedalando para o serviço - 2TL, 3GB, Sprint, Prego e Temporal

Praia da Tapera - Florianópolis
A segunda começou com um 2TL (duplo Trajeto Longo: Rio Vermelho/Morro da Lagoa, ida e volta). Saí pedalando num bom ritmo com a bike Ventania em direção ao Rio Vermelho e pouco depois à Barra da Lagoa, onde encarei o fortíssimo morro que termina no Mirante da Praia Mole. Depois de passar pelo centrinho da Lagoa, nova subida muito forte, desta vez o Morro da Lagoa, chegando logo em seguida à empresa. O bom clima e a ausência de ventos contribuíram para uma boa pedalada. O retorno, tirando o trajeto que foi o inverso da ida, foi bem semelhante. No início ainda havia uma ventania muito forte, mas que estava restrita ao bairro Itacorubi. O restante foi tranquilo e consegui pedalar num ritmo um pouco mais forte do que o da ida.

Nova ida pelo trajeto longo, na terça feira, desta vez com a bike Guerreira. Aumentei um pouco o ritmo em relação ao dia anterior e sofri para subir o morro do Mirante da Praia Mole com a bike Guerreira. O restante foi tranquilo. Antes do retorno uma passagem no consultório odontológico e no Makro (no lado continental de Floripa). A volta foi conturbada: umas 4 quase paradas em cruzamentos, devido ao trânsito pesado, e um quase atropelamento de pedestre com uma trombada de frente em ciclistas: estava pedalando pela beira mar norte, quando um pedestre resolveu atravessar a ciclovia, sem olhar se vinha bike e de costas para o caminho onde eu estava pedalando. Consegui me desviar dele, embora a parte lateral (direita) da minha cintura tenha raspado no cotovelo dele. Felizmente o deslocamento provocado por essa leve colisão não foi suficiente para me jogar para a pista contrária, onde vinham dois ciclistas. Olhei para trás e gritei um "Presta atenção na ciclovia" e continuei. As quase paradas e essa leve colisão me fizeram diminuir a velocidade média e acabei pedalando num ritmo de passeio, feliz por ter chegado em casa sem maiores problemas.

A pedalada de ida na quarta feira foi tranquila, gastando cerca de uma hora para completar o trajeto, onde o calor e a umidade ajudaram a suar bastante. Joguei futebol, jogando na linha, antes do retorno. Devido ao clima, suei muito e me cansei demais. Ainda passei numa papelaria, alterando um pouco meu trajeto e me possibilitando passar pelas 3 Ghost Bike (3GB) na volta (uma na av. Madre Benvenuta e duas na SC-401). Como estava muito cansado, fui num ritmo tranquilo e minha intenção era mantê-lo, mas um "cachorro treinador" :) quis que fosse diferente, quando passei por ele e fui obrigado a acelerar para não levar uma mordida, pedalando num sprint de mais de 100 m à 40 km/h no plano! Felizmente ele parou sem me morder. Voltei ao meu ritmo anterior e cheguei em casa sem problemas logo depois.

Antes mesmo de sair pedalando na quinta eu já estava muito cansado. Comecei bem tranquilo e fui aumentando meu ritmo aos poucos. Quando estava na metade do caminho e já com uma boa média de velocidade, acabei presenciando um encontro extremamente desagradável: o pneu traseiro da minha bike com um prego de mais de 6 cm. O pneu novo foi furado e a câmara esvaziou em poucos segundos (devido aos grandes furos) e parei para trocá-la. Ainda bem que sempre estou com uma reserva. Pneu arrumado e recomei a pedalar. O cansaço voltou novamente e o ritmo diminuiu. Cheguei atrasado à empresa, mas pelo menos não fiquei na estrada.

O retorno aconteceu na sexta feira, pois na quinta houve uma 'ostrada' da galera do serviço, com muita birita e sem hora para acabar! :) Antes de sair, dei uma mini geral na bike: virei o pneu dianteiro que tinha sido montado do lado errado, calibrei melhor o pneu traseiro e ainda descobri que o freio estava travando esta roda. Pode ter sido um dos motivos que colaboraram para piorar meu cansaço na vinda de quinta feira.

Decidi pedalar pelo trajeto longo. Entretanto, antes de voltar, passei novamente na papelaria. Tudo indicava que não demoraria a começar a chover, mesmo assim rumei para o Morro da Lagoa. Na av. Rendeiras ultrapassei um biker que parecia ser atleta, mas não estava de capacete e nem de camisa. Deixei-o para trás, mas não por muito tempo. Aos poucos foi se aproximando e, na subida para a Praia Mole, me ultrapassou pedalando forte e me deixou bem para trás. Ainda faltava uns 25 km para mim. Resolvi não forçar muito para tentar acompanhá-lo. Mesmo assim, aos poucos fui me aproximando. Na subida para o Mirante da Mole cheguei a ficar na cola dele. Um pouco antes do topo, quando já estava ao lado dele, iniciou um temporal! Descemos freando a fortíssima descida do Mirante para a Barra da Lagoa. Logo após começamos a conversar e ele me disse que era tri-atleta e era de Jundiaí-SP. Mal nos falamos e ele se despediu, ficando por ali. Continuei pedalando ainda com muita chuva. Foram certa de 12 km sob um temporal. Depois da chuva passar, ficaram as poças d'água e de lama, principalmente no Rio Vermelho. Os últimos 7 km foram mais tranquilos. Ao chegar em casa, finalizando mais uma semana de pedalada, descobri que estava sem o celular, que acabei esquecendo na papelaria. Mais uma semana de pedal terminada.

Pedalei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário