sábado, 8 de dezembro de 2012

Pedalando para o Trabalho - Ventaniópolis

Beira mar sul - Florianópolis - Foto: Danigarlet
Pedalei para o trabalho somente em 4 dias úteis esta semana. As 'estrelas'  dessa semana foram as ventanias e um destaque para a subida até as torres de alta tensão próximas ao Morro da Lagoa.

Ventania nas alturas
 Segunda feira fui pedalando com a bike Ventania, pois pretendia, junto com um amigo de pedal, pedalar pela Trilha da Antena. Fui num ritmo forte, aproveitando um vento amigo moderado. Tinha também um calor forte, já no início do dia, o que atrapalhava um pouco. Mesmo assim, levei apenas 58 min para chegar. Ao retornar, decidi conhecer o final da Trilha da Antena, subindo (escalando? :) o morro que leva às torres de alta tensão. Aproximadamente uns 80% de asfalto e o restante de trilha com terra e pedras. Fiquei alguns minutos admirando as lindas paisagens e retornei pelo Morro da Lagoa / Rio Vermelho, sofrendo com a existência de um vento contrário fraco/médio.

A pedalada de ida na quarta feira foi muito boa com um ritmo forte, mesmo com um vento amigo fraco/médio existente. Antes do retorno uma alteração na rotina: joguei futebol na linha, como um defensor moderno que joga na defesa e aparece como elemento surpresa no ataque: fui o artilheiro do futebol! Bem, como nem tudo é perfeito, o sol que estava forte e a correria que fiz, me deixaram bastante cansado. O retorno foi cruel: forte vento contra, um clima úmido com cara de chuva e muito cansaço. No final o elástico tensionador que fica no bagageiro saiu da posição, quase deixou a mochila cair e ainda se posicionou entre o pneu e o freio traseiro, quase me provocando um tombo. Felizmente nada aconteceu.

O esforço adicional do futebol fez diferença na quinta, quando comecei a pedalada de ida mais lento. Havia um vento amigo fraco. Perto do trevo para Jurerê, um ciclista de speed que vinha do trevo me ultrapassou e aproveitei para pegar uma carona. Minha velocidade passou de 32 km/h para 40 km/h assim que consegui entrar no vácuo da bike dele. Pena que não foi por muito tempo, apenas uns 2 km. O restante da pedalada foi tranquilo e cheguei com menos de uma hora de pedal à empresa. No retorno o cansaço, a forte ventania contra e as altas temperaturas (entre 32 e 34 graus) me castigaram bastante! Voltei em ritmo de passeio, mesmo tentando pedalar forte.

A pedalada de sexta foi semelhante a dos outros dias: um vento amigo fraco na ida, com o sol já forte e a volta com vento contra fraco, mas somente em alguns pontos, me permitindo gastar menos de uma hora de pedal até chegar em casa e fechar a semana.

Pedalei!

Cuidado ao tentar fazer isso nas ruas da sua cidade! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário