segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Instalação da Ghost Bike #3 2012 na SC-401

O dia amanheceu propício para uma pedalada: não muito quente e com nuvens. Até o vento sul estava moderado, ajudando a refrescar e diminuindo o calor.

Saí de casa pedalando num ritmo bom, pois queria chegar ao local da instalação da Ghost Bike antes do grupo que vinha da Pista de Skate em frente ao Shopping Iguatemi.

Ao me aproximar do local do acidente  vi que nenhum ciclista estava presente e continuei pedalando até o elevado próximo ao Floripa Shopping. Às 10 hrs, não vendo o grupo de ciclistas, resolvi pedalar de volta para o local da instalação, desta vez pela avenida central do bairro Monte Verde, onde flagrei um caminhão estacionado na recém inaugurada ciclofaixa (bem pintada, bom asfalto e sinalizada, mas muito curta em extensão e largura).

Desta vez, ao chegar ao local, havia dois bikers já aguardando. Começamos a conversar sobre a instalação, as condições da pista, sobre estes assassinatos de ciclistas na SC-401 e logo chegou outro biker. Não demorou muito e o grupo contendo uns 20 bikers e um carro e uma moto de apoio também chegou. O carro parou na pista à direita e nós deitamos as bikes na SC-401.

Enquanto a bike era instalada, um congestionamento começou a se formar. Vários carros passaram por nós. A maioria apoiando o movimento, alguns poucos xingando, gritando e buzinando. A polícia rodoviária apareceu, quando já estávamos prestes a terminar. No início estavam intransigentes, mas aos poucos compreenderam nossa intenção e foram auxiliar o trânsito, nos deixando terminar a manifestação.

Terminada a instalação, deitamos na SC-401, estendemos algumas faixas e fomos embora. Pretendia pedalar com o grupo até o Floripa Shopping, mas, em função do pneu furado de um dos integrantes, todo o grupo parou aguardando a troca.

Resolvi voltar daquele ponto mesmo. Despedi-me da galera, atravessei a passarela e iniciei o retorno. Um vento amigo fraco colaborava para ir num bom ritmo, mesmo sem forçar muito. Não demorou e cheguei em casa, após participar da instalação da terceira Ghost Bike, somente em 2012, na SC-401.

Espero que esta seja a última, não somente neste ano, embora acredite que isto dificilmente não acontecerá novamente, por vários motivos, desde falta de infra estrutura (por exemplo acostamento) até velocidade excessiva, entre vários outros.

Pedalei e Instalei!

Mais Fotos da Instalação (Fotógrafo Fabiano Faga)


Protesto e Instalação Bicicleta Fantasma na SC 401 (08/12/2012) from Eco Consciencia on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário