sexta-feira, 22 de abril de 2011

Audax Peregrinação - Ida

Estava na dúvida se pedalaria até Angelina-SC, na quinta-feira, saindo dos Ingleses. Tinha algumas opções: pela manhã, partindo de São Pedro de Alcântara ou de Florianópolis; pela tarde, saindo de São José. Optei por esta última.


Objetivo
Fazer a peregrinação tradicional para Angelina, onde muitos vão andando, outros de bicicleta, a cavalo e também motorizados (motos, carros), de quinta para sexta-feira santa.

Segundo a tradição, os fiéis fazem este percurso com o objetivo de agradecer as Graças obtidas e também o perdão dos pecados.


Preparativos
Comprei um novo pneu e substituí os dois da bike Ventania, além de dar uma geral nela. Terminei a arrumação pouco antes de almoçar e parecia que teria problemas com o pneu traseiro, pois, sem qualquer explicação, ele esvaziou de repente. Infelizmente esta previsão se concretizou.

Levei o camel-back, duas garrafinhas de água, duas câmaras sobressalentes, remédio para dor lombar, frutas (bananas, maçã e pêra), quatro barras de cereais, sanduíche de presunto e queijo e algumas peças de roupa (camisa de ciclista, blusa de manga comprida e toalha de rosto).


Percurso
Minha idéia era ir pela estrada de terra e voltar pedalando pelo asfalto. Saindo de Ingleses rumo a São José, Colônia Santana, São Pedro de Alcântara, Angelina, Rancho Queimado, Palhoça, Florianópolis, Ingleses. Estimativa inicial de aproximadamente 190 km. Quase um Audax!


Trecho Inicial
Saí pedalando por volta das 15:30 e teria que ir num bom ritmo para conseguir chegar às 17 hrs em São José, na Ciclovil Bike, de onde a turma do Pedal Continente (Raça Alaranjada) e amigos partiriam.

O fato de ter almoçado meia hora antes e o pneu traseiro um pouco murcho contribuíram para que minha média não fosse muito boa. Além disso, não poderia forçar muito no início, pois a parte pesada da pedalada seria mais à noite.

Felizmente o dia nublado e a ausência de vento foram pontos bem positivos e acabaram me permitindo chegar a tempo!

Fui cumprimentar o pessoal e procurar algum parceiro para voltar pedalando, pois quase todos voltariam de ônibus. Encontrei e aproveitei para fazer uns registros. Pena ter esquecido de verificar o pneu traseiro da bike.


Saída de São José
A Polícia Militar disponibilizou um batedor e uma viatura para fazer a cobertura durante o trecho inicial. Foi excelente! Nos sentimos importantes ao vermos o trânsito parado para nossa passagem. Não tínhamos pedalado um quilômetro, quando o pneu traseiro da bike esvaziou completamente. Alertei o pessoal que não precisava me esperar, pois logo voltaria a pedalar, após encher a câmara. Demorei mais do que esperava e o grupo tinha sumido da minha vista.

Voltei a pedalar e tive que imprimir um ritmo forte, para encontrar o grupo. Ainda bem que tinha uma idéia do caminho. Levei uns 20 minutos para encontrá-lo. Pouco tempo depois paramos e agradecemos aos policiais que fizeram nossa escolta, pois a partir dali seguiríamos por nossa conta. Aproveitei para encher um pouco mais o pneu traseiro.


Chegada a São Pedro de Alcântara
Terminada a escolta, o grupo seguiu num bom ritmo, sempre prezando pela segurança e não deixando nenhum integrante para trás. Tínhamos um caminhãozinho de apoio e também um carro. Fazíamos algumas paradas para reagrupamento e continuávamos a pedalar.

No portal de São Pedro de Alcântara fizemos uma parada prolongada e até recebemos água ofertada pelo pessoal que dá apoio aos peregrinos.

Voltamos a pedalar e pouco tempo após um novo reagrupamento, chegamos à praça central de São Pedro de Alcântara, onde fizemos uma parada especial, antes de partirmos para a parte complicada do percurso. Aproveitei para novamente calibrar o pneu traseiro da bike.

Fizemos um "auê" na praça! :) Eu e um amigo ficamos proseando com uma família local, sobre nossa aventura.


Chegada à Angelina
Saímos da praça e, um pouco antes de chegar à estrada de terra, meu farol dianteiro saiu da posição. Parei para arrumá-lo. Como das outras vezes, falei para o pessoal continuar e o caminhãozinho parou para me perguntar se queria ajuda. Expliquei o motivo e falei para seguirem. Mesmo assim, um amigo resolveu voltar e ficou me aguardando.

Voltamos a pedalar e, depois de alguns minutos, encontramos o grupo. Neste trecho de estrada de chão as subidas estavam mais fortes e frequentes, forçando o grupo a parar algumas vezes para reagrupamento.

Antes do topo de uma das subidas, o primeiro caso de pneu furado. Uns cinco bikers pararam para auxiliar e a galera 'do fundão' continuou. Percebi que o pneu da minha bike estava quase murcho e fui procurar um local iluminado para enchê-lo. Alguns bikers pararam e me auxiliaram a encontrar o pino adaptador de bico fino para grosso, o qual utilizo para encher o pneu e que tinha caído no mato. Resolvido o problema, seguimos morro acima até um barzinho onde o grupo fez novo reagrupamento. Só que desta vez o número de bikers estava reduzido pois alguns já tinham seguido.

Um peregrino que estava vindo caminhando, sentou-se e agradeceu a Deus por ter um lugar para descansar. Foi quando comentei que "só damos o devido valor às coisas simples quando elas nos são retiradas". Ele concordou e conversamos um pouco. Faltavam cerca de 14,5 km para a chegada. Segundo comentários, com os morros mais fortes.

Saímos para o trecho final. Procurava pedalar próximo de algum biker que ia num bom ritmo para poder economizar meu farol dianteiro, pois precisaria dele para a volta.

Nova parada num local de apoio a peregrinos. Estava sozinho neste momento. Segundo os apoiadores, faltava um pouco de subida até uma placa no alto daquele morro e, depois, um descidão, uma subidona e outra descida forte! Continuei a viagem.

No alto do morro, sob a placa, um biker aguardava a turma. Logo outro retornou e se juntou a nós. Aguardamos outros bikers do grupo e, em pouco tempo, já éramos mais de 10 reunidos ali no escuro sob a luz do luar! :) A lua, que estava encoberta quase todo o tempo, dava um show de beleza neste momento!

Um biker conhecedor do caminho nos deu dicas importantes e fomos para os trechos finais. A primeira descidona foi bem legal. O subidão foi de castigar. Tive uma sensação de vitória quando consegui vencê-lo. Na segunda descidona, novamente precisei encher o pneu, no que seria a última vez.

Cheguei à Angelina, quase 23 hrs, após 94.1 km pedalados em 5 horas e 7 minutos e fui direto para a praça central, que estava cheia de gente, como se fosse uma grande festa!

Agora era aproveitar um pouco, descansar, me alimentar e me preparar para o retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário