sábado, 2 de abril de 2011

Audax FLP 2011 - Primeiros Trechos

Pré Audax
Acordei ainda com muito sono. Fui verificar o tempo: a chuva e o vento sul, presentes até a hora que me deitei, tinham ido embora. Mesmo assim, já estava decidido a ir de carro para o local da largada. Tinha pensado em ir pedalando, mas acabei optando pelo carro, para evitar um desgaste físico que poderia comprometer minha prova.

Arrumei-me, lanchei, passei protetor solar e acabei de preparar os acessórios. Levei mais tempo para colocar a bike no carro do que esperava, o que acabou por me fazer chegar somente 5 min antes das 6 ao estacionamento da Escola Militar onde deixaria o carro. Como tive que tirar a roda dianteira e abaixar o banco, tive que recolocar o pneu e regular o banco, após tirar a bike. Mais um tempinho gasto.

Cheguei por volta das 6 e felizmente ainda tive tempo de fazer o check-in dos itens obrigatórios. Terminada esta etapa, fui procurar e encontrei meu colega com o qual faria parceria durante a prova. Estava pronto para a largada! :)

Largada

A largada ocorreu por volta das 6:12, quando centenas de 'malucos', muito animados, partiram rumo a pedalar 200 km pela Ilha da Magia. Já estava claro, com uma temperatura amena e com perspectivas de um dia ensolarado.

Primeiro Trecho
Roteiro dos primeiros 50 km: saída da Trindade (Shopping Iguatemi), Beira Mar Norte, Ponte Colombo Salles, Estreito, São José, Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçu, Coqueiros, passarela embaixo da ponte Pedro Ivo, Centro-Sul, Beira Mar Sul, Base Aérea, Carianos.

Na largada, os carros da organização foram administrando o ritmo dos ciclistas. Estávamos numa velocidade razoável, proporcionando um grande, bonito e festivo passeio.

Desta vez consegui filmar toda a pedalada sobre a ponte Colombo Salles. Inclusive o sol apareceu quando estava na metade final da ponte. A filmagem ficou bem legal! :)


Logo após a ponte, começamos a aumentar, aos poucos, o ritmo. Perto da divisa entre São José e Palhoça, ajudamos alguns bikers que estavam indo em direção errada, seguindo para Palhoça.

Na passagem de volta para a ilha, pela passarela sob a pista da ponte Pedro Ivo, aproveitamos para curtir um lindo visual. Rumamos para a Beira Mar Sul e, ao final da mesma dois fatos: meu joelho esquerdo começou a doer (por volta do km 40) e meu companheiro disse-me que precisava de um "pipi-stop" :) Como eu estava à frente de um pelotão, que ele também estava, não vi quando ele parou, mas reduzi meu ritmo para aguardá-lo.

Quando estava no subidão da Base Aérea ele apareceu: eu estava terminando-a e ele iniciando-a. Como já estávamos bem próximos do PC-1, resolvi aguardá-lo quando chegasse lá.

Cheguei ao PC-1 e me deparei com uma fila que me fez aguardar por quase 10 min até receber o carimbo!

Comecei a aproveitar da infra estrutura: pipi móvel, comida, sucos, água e até um pagode rolando. O local estava muito alto astral, com os bikers felizes por terem conquistado os primeiros 50 km. Fiz alguns registros, descansei um pouco, combinei com meu companheiro como seria o nosso ritmo para os próximos 50 km, alonguei-me e saímos pedalando.



Segundo Trajeto

Roteiro entre os 50 e os 100 km: Carianos, Tapera, Ribeirão da Ilha, Armação, Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Pântano do Sul, Lagoa do Peri, Morro das Pedras, Armação, Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Mirante da Praia Mole.

Saímos animados, pois a condição física ainda era muito boa, mesmo com a minha dor no joelho aumentando aos poucos.

Houve uma pequena modificação no trajeto em relação ao ano anterior: adentramos um pouco mais pelo Ribeirão que, para felicidade da maioria, estava asfaltado! :)

Um vento sul, junto com um sol forte, começaram a aparecer. Pedalamos por alguns dos trechos mais lindos do percurso e, após atingirmos o ponto extremo sul do trajeto, o vento sul passou a nos ajudar. Nossa maior média durante a prova foi obtida neste trecho: 25.5 km/h!

Após o Morro da Pedras, paramos e ligamos: eu para meu amigo e meu companheiro para a noiva, avisando-os que estávamos a cerca de 10 min deles. Pouco depois estávamos no Campeche encontrando-os. Conversamos um pouco, falamos sobre a prova e seguimos.

Na subida da Lagoa para a Praia Mole, meu amigo do Campeche passou por nós e tirou algumas fotos. Na subida da Praia Mole para o Mirante, meu amigo me filmou por um bom tempo!

Devido ao gás final nestas duas últimas subidas, cheguei 'pingando'ao PC-2! Pouco tempo depois meu companheiro de pedalada chegou.

Novamente a infra estrutura do PC estava ótima, mas sem pagode! :) O astral era muito bom, afinal quem estava ali tinha acabado de completar a metade da prova!

Tomei bastante líquido, comi frutas e pães com doce de leite, além de utilizar o pipi móvel.

Descansamos um pouco, nos alongamos e partimos, em seguida para o próximo trecho...





Nenhum comentário:

Postar um comentário