sábado, 26 de fevereiro de 2011

Passeio no Sábado

O dia tinha amanhecido nublado e até um chuvisco caiu: boas condições para uma pedalada no sábado, ainda mais para quem pretendia pedalar mais de 100 km, como num treino para a prova do Audax 200 km de Floripa.

Um pouco antes da saída, o sol já tinha aparecido. Passei protetor solar e coloquei uma faixa na testa, para evitar que o suor caísse nos olhos. Para minha surpresa, a faixa funcionou perfeitamente!

Saí pedalando um pouco atrasado. Apesar do sol, o vento, quando apareceu, foi um vento amigo! Consegui imprimir um bom ritmo, usando a Ventania, e cheguei no tempo marcado ao bairro Santo Antônio, onde encontrei com um biker que também iria ao passeio. Nos cumprimentamos e continuamos a pedalar, pois teríamos pouco tempo para chegarmos ao trapiche da Beira Mar Norte, onde encontraríamos outra biker.

Pedalamos forte e chegamos dentro do horário planejado. Entretanto a biker não apareceu. Aguardamos 15 min, tentamos contactá-la, mas não conseguimos. Prosseguimos a pedalada em direção ao ponto de partida do passeio, onde chegamos bem no horário da saída.

Já existia alguns ciclistas por lá e outros foram chegando. Após uns 20 min, após os avisos do biker responsável pelo passeio, partimos.

No início, fila indiana pelas ruas e avenidas da cidade. Um ciclista conseguiu cair no asfalto ao passar por um trecho com areia. Ainda bem que não foi nada demais, somente uns arranhões. Continuamos em direção à Colônia Santana, iniciando o trecho por estradas de terra. Uma delas com um rio, corredeiras e cachoeira!

Quase todo o grupo estava num bom ritmo. Tinha um ciclista que, por não estar acostumado a pedalar grandes distâncias com subidas, estava ficando para trás. Felizmente o grupo se revezava para ajudá-lo, dando força e até mesmo empurrando-o, para que continuássemos juntos.

Fomos pedalando por lugares bonitos, com muito verde, rios, goiabeiras carregadas. Paramos algumas vezes para reagruparmos, lanchar e por problemas de pneu furado.

Como a tarde estava acabando e ainda faltava um trecho de uns 25 km com uma subida fortíssima, além de outras médias, meu colega do Santo Antônio me convidou para retornarmos pelo asfalto, pois, do contrário, chegaríamos muito tarde. Outros dois também vieram nos acompanhar. Pouco depois nos despedimos do grupo e rumamos para a BR-101, onde chegamos a Biguaçú.

Passamos por São José, onde um biker rumou para casa dele, e continuamos pela Via Expressa até chegarmos em Floripa. Após a saída da Ponte Hercílio Luz, mais um biker se despediu. Eu e meu colega paramos num quiosque da beira mar, repomos um pouco de energia, aproveitamos para pegar um fôlego e partimos, para os últimos 15 km no caso dele e 30 km no meu.

A esta altura, após mais de 105 km pedalados, o ritmo já não era o mesmo. De qualquer forma, conseguimos pedalar num ritmo bem razoável até chegarmos ao Santo Antônio. Nos despedimos e continuei em direção à minha casa. Mesmo com a estrada escura, fui num bom ritmo e cerca de 40 min depois chegava em casa. Não estava tão cansado quanto achei que estaria, após pedalar 135 km. Como primeiro treino, para mim, valeu muito! :)

Pedalei e Passeei!

Clique aqui para acessar as fotos do passeio.

Números da Pedalada
Distância total: 135 km
Velocidade média: 22.3 km/h
Tempo de pedalo: 6h e 03min
Tempo total: 7h e 55min

Nenhum comentário:

Postar um comentário