quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pedalando para o Serviço & Pedal do Silêncio

(Referente à quarta feira, 19/05/2010)

Finalmente tirei as 'teias' da bike e, para compensar, pedalei MUITO!

Acordei e fui ver o clima: estava surpreedentemente amanhecendo um dia lindo! Temperatura amena para fria, poucos ventos e um sol aparecendo, num céu colorido.

Ao pegar a bike, tive outra surpresa, desta vez nada agradável: pneu furado. Retirei o pneu e encontrei o culpado: um pedacinho de arame! Fiz a troca da câmara, enchi um pouco e saí pedalando. Parei no primeiro posto e calibrei o pneu adequadamente. Voltei a pedalar!

Estava num ritmo médio para lento, mas fui progredindo bem. Não podia forçar muito, pois, na programação do dia, estavam incluídas as seguintes atividades: pedalo de ida para o serviço, futebol após o trabalho, Pedal do Silêncio e pedalada de volta para casa! :)

No meio do caminho comecei a perceber que o pneu da câmara trocada estava ficando baixo, mas continuei. Perto do serviço, um barulho de metal caindo: o 'bar entries' (apoio de mão lateral) do lado direito caiu. Ele quem tinha mais sofrido nos dois últimos acidentes que tive.

Após chegar ao serviço, tirei uma foto da bike: dá para perceber a ausência do apoio e ver os dois faróis que estão sendo muito úteis no retorno para casa. Fui verificar o pneu e percebi que já estava bem vazio. Teria tarefa para o horário do almoço: remendar duas câmaras.

Até que eu tentei remendá-las. Tirei a que estava no pneu traseiro e também peguei a que tinha sido trocada. Encontrei os furos e, ao tentar colocar o remendo, descobri que a cola tinha secado. Coloquei um remendo, na que tinha o furo menor, aproveitando a cola que vinha nele. Torci para ser o suficiente e, felizmente, como constatei no final do dia, foi! :)

Fui para o futebol de bicicleta e, depois do mesmo, passei num posto e calibrei o pneu. Pronto! Minha próxima parada seria na concentração para o Pedal do Silêncio. Cheguei cedo, às 19:25, mas o Daniel Biólogo já estava por lá. Me entregou um fita branca (e também para muitos outros bikers) que coloquei atrás do selim. Começamos a conversar enquanto observávamos a esquina adiante, onde o sinal não funcionava e quase aconteceram vários acidentes. Faltava luz aonde estávamos.

Aos poucos o pessoal foi chegando: menos a imprensa e a Guarda Municipal que tinham confirmado presença. Por volta das 20 hrs já éramos um grupo com 30 ciclistas. Aguardamos mais um pouco e, por volta das 20:20, após o Daniel nos passar o trajeto que seria feito, saímos pedalando. Tinha quase 50 ciclistas! Representantes de vários grupos de bikers: Duas Rodas, Floripa Bikers e Pedal Continente estavam presentes.

Por onde passávamos, chamávamos a atenção de pedestres e motoristas. Inicialmente pedalamos na Lauro Linhares, entrando depois na Bocaiúva e chegando ao monumento ao Hercílio Luz, na cabeceira da ponte que leva seu nome. Durante o trajeto, paramos algumas vezes para reagruparmos. Tiramos várias fotos na praça do monumento. Em seguida, voltamos a pedalar. Alguns do grupo Pedal Continente resolveram cruzar a ponte e irem embora, pois tinham uma boa pedalada pela frente. O restante foi em direção ao Mercado Público.

Ao lado do Mercado Público, em frente ao TICEN, fizemos uma parada e ficamos em silêncio por um minuto em homenagem aos ciclistas feridos ou mortos pelos veículos motorizados nas vias públicas. Retomamos a pedalada, indo em direção à Praça XV de Novembro, parando nas escadas da Catedral, onde tiramos mais fotos. Aguardamos um pouco um ciclista que teve que consertar a corrente que tinha se arrebentado. A turma estava bem animada, curtindo um ótimo pedal.

Partimos em direção à avenida Hercílio Luz, Mauro Ramos e Carvoeira. No Posto Gallo, já na Carvoeira, paramos para um novo reagrupamento. Ligaram para um dos ciclistas que tinham ficado para trás e descobrimos que a corrente da bicicleta de outro biker tinha se arrebentado.

Já era quase 22 hrs quando eu e um outro ciclista nos despedimos da turma e fomos embora. Passamos um morro com uma forte subida e, após a descida do mesmo, chegamos à UFSC. Dalí em diante nos separamos e eu comecei a última parte da minha programação: o retorno para casa.

Cheguei em casa por volta das 23:20. Não é nada bom pedalar na escuridão, mas, Graças a Deus, nada de ruim aconteceu, mesmo a bike fazendo muito barulho e o remendo tendo sido colocado como adesivo (sem ser colado).

Estava extenuado (pedalei cerca de 80 km no total do dia), mas feliz :), pois tudo deu certo e o Pedal do Silêncio ocorreu muito bem: ritmo leve, muita gente empolgada e um clima muito bom!

Parabéns a todos que participaram e em especial ao Daniel Biólogo, quem mais se empenhou para que o mesmo acontecesse!

Pedalei, MUITO! :)

Mais Fotos: http://bit.ly/bSkGkx ou clique aqui

2 comentários:

  1. Valeu Audálio, minutos depois que vc saiu, parte do grupo "ressurgiu do conserto da corrente" e retornamos ao ponto de partida passando também por esse tal de "forte morro" que você mencionou ..... hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Que pena que tive que ir embora. Gostaria de ter esperado a turma, pois o pedalo estava muito legal. Infelizmente, ainda tinha uma grande jornada pela frente e tive que ir.

    Valeu !

    ResponderExcluir