quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Audax 400K - Outra conquista

Audax Floripa 400K - Foto: Fábia Minelli

Pré Audax

Visual da bike Guerreira devidamente
preparada para o Audax 400K
Na sexta feira, um dia antes da largada, deixei a bike Guerreira no bicicletário da empresa, pois a largada do Audax 400K Floripa ocorreria próxima dali.

No sábado, infelizmente dependi do transporte público e, mesmo saindo com duas horas de antecedência em relação à largada, acabei chegando à empresa bem depois da hora que eu precisava para me arrumar e finalizar os preparativos da bike. A foto ao lado foi tirada durante a prova, mas foi assim que a bike Guerreira ficou após tudo arrumado.

Saí da empresa às 16:10 no sábado, para somente acompanhar os atletas inscritos, pois eu não me inscrevi.

Largada em direção PC-1

Trajeto: Trindade, Florianópolis, Via Expressa, BR-101 e chegada em Balneário Camboriú.

Perdi a Largada! Ela ocorreu por volta das 16:05 e eu passei pelo local por volta das 16:15. Comecei pedalando forte, com o objetivo de encontrar os outros competidores. Sabia que não seria fácil tirar esta diferença de 10 min, mas não queria ficar sozinho. Meu objetivo era acompanhar meu amigo biker (companheiro de treino e competições), mas, devido ao atraso, seria quase impossível, pois ele pedalaria junto com os primeiros. Mesmo assim, minha velocidade média estava em torno de 30 km/h, alta para um início de prova de 400km!

Ao passar pela passarela da ponte Pedro Ivo, fiquei sabendo que não estava muito distante dos últimos. Ao chegar à beira mar continental, consegui ver alguns coletes já quase no final da mesma. Mais uns 10min, encontrei a turma dos últimos. Cumprimentei alguns e decidi buscar os intermediários. Passei por eles e cheguei ao pelotão que liderava a competição, encontrando meu amigo biker. Infelizmente o ritmo deles estava bem acima do meu e fiquei para trás após algum tempo. Ao perceber que dois bikers vinham num bom ritmo, esperei eles me ultrapassarem e segui na cola. Após alguns quilômetros, encontramos um ciclista do pelotão dos primeiros pelo caminho. Era meu amigo biker, que quase tomou um tombo e teve que parar para pegar a garrafinha de água que tinha caído. Como os outros não pararam, ele ficou para trás e começou a nos acompanhar.

Neste trecho a noite chegou, passamos por garoa e até paramos, quando os outros dois foram colocar as capas para enfrentar a chuva que caía, mas que felizmente não demorou muito, embora o suficiente para deixar eu e meu colega bem molhados. Apesar de estarmos em 4 ciclistas pedalando juntos, que nos proporcionava uma maior segurança em termo de visibilidade, na verdade e por questões de amizade, éramos duas duplas.

Faltando uns 3 km para chegarmos ao PC-1, a outra dupla parou, quando escutaram um barulho, a princípio de algo quebrando, vindo do selim de um deles. Meu amigo e eu decidimos continuar e aguardar por eles no PC-1, onde chegamos cerca de 5 min depois.
Dupla no PC-1
  • Horário = 19:00   (sábado)
  • Distância = 86.4 km
  • Tempo pedalado = 2:45
  • Média = 31.5 km/h
  • Temperatura = 20 oC
Somente 5 ciclistas haviam chegado à nossa frente no PC-1, onde aproveitamos para nos hidratar, reabastecer as garrafinhas, comer frutas e tomar um energético (os que estavam inscritos :).


Do PC-1 para o PC-2

Trajeto: PC-1 em Balneário Camboriú ao Posto Sinuelo em Araquari (PC-2)

Saímos as duas duplas (a nossa e a que pedalou junto conosco) num ritmo forte, em direção ao PC-2. Meu ritmo começou a cair e, aos poucos, fui ficando para trás. Eu era o único com uma bike MTB, enquanto os outros 3 tinham bikes speeds (bem mais adequada para esta prova). Quando meu amigo diminuiu o ritmo, para que eu o alcançasse. Disse que ele poderia seguir com a outra dupla, pois eu não estava conseguindo acompanhá-los. Entretanto ele resolveu ficar e começou a me incentivar a manter o ritmo. Funcionou! Ficamos a uma certa distância dos outros dois, sem deixá-los distanciar muito. Um deles se adiantou e acabamos nos aproximando do outro, que por pouco não caiu, quando saiu da estrada.

Mais alguns quilômetros e as duas duplas já pedalavam juntas, até passarmos por outro trecho com chuva, quando eles novamente pararam para colocar capas de chuva. Desta vez eu e meu amigo não paramos e enfrentamos a chuva. Não demorou muito e chegamos ao PC-2, molhados, mas felizes por conseguimos atingir o ponto mais distante da BR-101 desta prova.
PC-2 no Posto Sinuelo
  • Horário = 21:50  (sábado)
  • Distância = 149.2 km
  • Tempo pedalado = 5:09
  • Média = 29.1 km/h
  • Temperatura = 19 oC
Aproveitamos da infra-estrutura disponível para nos alimentar e hidratar, além de descansar um pouco.


Do PC-2 para o PC-3

Trajeto: PC-2 Posto Sinuelo em Araquari retornando para Balneário Camboriú ao (PC-3)

Desta vez nossa dupla saiu um pouco depois e logo ficamos para trás em relação à outra dupla. Fomos mantendo um ritmo bom e chegamos a passar pela outra dupla, que parecia estar com algum problema mecânico em uma das bikes.

Polenta e ovos fritos em Itajaí
Depois de uma boa distância pedalada, ao nos aproximarmos de Itajaí, meu colega sugeriu que parássemos e fizéssemos uma refeição: polenta frita com ovos fritos e suco de laranja. Foi um manjar dos deuses! De sobremesa, meu amigo comeu um chocolate e eu uns biscoitos de brigadeiro :) Aproveitei para trocar de camisa e emprestar uma meia seca para meu amigo.

Voltamos a pedalar, agora renovados e com mais energia. Mesmo assim, depois de cerca de uma hora, nova parada, desta vez para um novo lanche, pois meu amigo estava faminto e devorou o resto dos biscoitos. Antes de voltarmos a pedalar, um biker participante da competição parou para perguntar se estava tudo bem e resolveu nos acompanhar.

Outra pedalada e chegamos ao PC-3, num posto em Balneário Camboriú. Inicialmente seria um PC virtual onde não teria fiscal e nem carimbo, apenas o competidor deveria comprar algo na loja de conveniência e apresentar a nota fiscal, mas acabou sendo um PC real com carimbo, frutas, pães e água!
Visual do PC-3
  • Horário = 02:05  (domingo)
  • Distância = 215.3 km
  • Tempo pedalado = 8:04
  • Média = 26.8 km/h
  • Temperatura = 18 oC
Fizemos uma rápida parada, para descansar um pouco.


Do PC-3 para o PC-4

Trajeto: PC-3 Posto em  Balneário Camboriú até Posto em São José (PC-4)

Saímos atrás de uma outra dupla, que acabou errando o caminho e nos fazendo errar também. Retornamos para o percurso e seguimos no nosso ritmo. Passamos pelo Morro do Boi, onde a subida era extremamente íngreme e a descida foi alucinante!

Prédio da Auto Pista Litoral
Continuamos pedalando e passamos pelo viaduto que dá acesso a Porto Belo, onde novamente havia uma Rave por lá, com a galera muito animada. Mais 500m pedalados e chegamos ao pedágio, onde paramos no prédio da Auto Pista Lateral. Banheiro, café, água e local para descanso. Inclusive tinha dois bikers por lá, um deles estava machucado, pois caiu no final da descida do Morro do Boi. Enquanto o outro seguiria pedalando, o machucado iria de carona, junto com a bicicleta numa ambulância, até o hospital mais próximo, onde levaria alguns pontos e os dois se encontrariam para continuar viagem.

Enquanto eu trocava as pilhas das lanternas e passava Hipoglós novamente :), meu colega cochilava em umas cadeiras que tinha por lá. Depois de uns vinte minutos, voltamos a pedalar. Neste trecho passamos por umas duas duplas e alguns bikers solitários.

Chegando à Biguaçú, nova parada, agora para o café da manhã. Uma esfirra e um suco de laranja, juntamente com um tempinho de descanso. Desta parada até o PC-4 não foi demorado e chegamos lá com o dia já claro.
PC-4 Virtual e biker acabado!
  • Horário = 06:38 (domingo)
  • Distância = 293.1 km
  • Tempo pedalado = 10:29
  • Média = 25.6 km/h
  • Temperatura = 19 oC
Desta vez foi um PC virtual. Enquanto meu colega comprava o lanche, eu consumia um pouco da comida que eu havia levado.


Do PC-4 para o PC-5

Trajeto: PC-4 virtual no Posto em São José Posto até o Pântano do Sul em Floripa (PC-5)

Saímos junto com um competidor que, diferente de nós dois, parecia estar pilhado e cheio de energia! Estávamos bem cansados e o ritmo de pedal caiu bastante. Cada subidinha virou uma subidona! E, diferente do que aconteceu no Audax 300K, onde achei um trecho bem tranquilo, desta vez, o cansaço o transformou num trecho tão complicado quanto os outros!

Encontramos alguns competidores do Desafio 150K que tinham largado às 7 hrs do domingo. Após pouco mais de uma hora, fizemos uma parada na padaria existente no trevo para o Morro das Pedras/Ribeirão da Ilha, já no Campeche. Lanchamos, descansamos e passamos protetor solar, pois o sol já começava a fazer estrago. Descobrimos o motivo do biker está tão cheio de energia: ele nos ofereceu um comprimido de estimulante que, segundo ele, tinha tomado no dia anterior. Recusamos de imediato e conversamos um pouco sobre o assunto, após ele voltar a pedalar, antes de irmos embora. Ao retornarmos ao pedal, aproveitamos um pouco do vento a favor para chegarmos ao PC-5.
Amigo Biker no PC-5
  • Horário = 09:46 (domingo)
  • Distância = 334.3 km
  • Tempo pedalado = 13:30
  • Média = 24.8 km/h
  • Temperatura = 21 oC
Fizemos uma parada rápida, após comermos umas frutas e reabastecermos de água.


Do PC-5 para o PC-6

Trajeto: PC-5 Pântano do Sul em Floripa até Canasvieiras (PC-6)

Saímos junto com um competidor que já havia pedalado conosco durante a madrugada.

Este foi um dos trechos mais complicados: além de subidas fortes (como a da Lagoa da Conceição para o Mirante da Praia Mole), ainda tivemos que enfrentar o forte cansaço, o forte vento contrário e o sol castigante!

Quando estávamos no Campeche, ultrapassamos alguns competidores do Desafio 150K que tinham largado às 7 hrs do domingo. O biker que nos acompanhava acabou ficando para trás quando chegamos à avenida das Rendeiras, mesmo nosso ritmo sendo bem fraco. Passamos pelas subidas íngremes da Praia Mole de do Mirante, pela descida alucinante para a Barra da Lagoa e resolvemos parar, pois meu amigo estava sem água. Descansamos um pouco e voltamos a encarar o vento contrário que estava forte desde o último PC. O cansaço também colaborava bastante pedalarmos num ritmo abaixo do ritmo de passeio, bem como o sol forte. Por outro lado, nos motivávamos com o fato de o fim da prova estar bem próximo.

Após muito esforço e sofrimento, finalmente chegamos ao último PC!
PC-6 - faltava pouco
  • Horário = 13:23 (domingo)
  • Distância = 390.8 km
  • Tempo pedalado = 16:39
  • Média = 23.5 km/h
  • Temperatura = 24 oC
Água, frutas e um bom descanso! Faltavam cerca de 20 km e com vento a favor. Não faltava muito para o sofrimento acabar.


Final de Prova

Trajeto: PC-6  Canasvieiras até os Ingleses

Desde a parada na padaria, antes do PC-5, tive um ideia que resolvi colocá-la em prática: como eu não estava inscrito na competição e o término da mesma seria no bairro Trindade, distante 28 km da minha casa, resolvi mudar meu trajeto, de tal forma que conquistaria meu objetivo, completando ao menos 400 km antes de terminar.

Como faltava apenas 9 km, me despedi do meu amigo e companheiro de Audax, desejei a ele boa sorte e retornei em direção aos Ingleses. Pelo caminho, um  competidor que rumava para o PC-6 me disse para não desistir, pois faltava pouco, logo depois outro apontou a uma direção para mim, não entendendo o motivo de eu estar pedalando na direção contrária e, depois de vencer o terrível Morro dos Ingleses e me alegrar com a descida do mesmo, passei por uma turma de uns dez ciclistas que juntos rumavam para o PC-6.

Uma volta pelo centrinho dos Ingleses e, em seguida, após 22 hrs e 5 min de prova, com muito sofrimento, muitas dores e com 401 km pedalados, conquistei meu objetivo ao chegar em casa!

Um delicioso almoço, um banho e cama -> estes foram os troféus que conquistei! :)

Não sei dizer se o prazer da conquista foi superior ao sofrimento. Pelo menos, me propus a pedalar por 400 km e, apesar de tudo, consegui completar o objetivo!

O certo é que, com uma melhor preparação, o Audax 400K pode ser mais facilmente completado!

Pedalei, muito, muito, muito mesmo! :)

  • Horário = 14:15 (domingo)
  • Distância =  401.0 km
  • Tempo pedalado = 17:15
  • Média = 23.3 km/h
  • Tempo total de prova = 22:05

2 comentários:

  1. Relato emocionante desse longo caminho de 400km! Caramba, imagino o audax 200km, multiplico as dores por 2 e penso: tem que ser muito ciclista e muito preparado pra vencer o desafio! Só me convenço de que realmente vale a pena quando multiplico por 2 todas as sensações: de dever cumprido, superação, alegria e tudo mais que é indescritível!
    Grande ciclista, obrigada por nos brindar com esse belo relato! Prova de pedal que é para poucos!
    Cicloabraço, Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! :)
      Foi uma conquista com muito sofrimento. O importante foi conseguir completar o desafio proposto, sem desistir!
      Agora, com uma boa preparação, é possível encarar distâncias maiores, mas, para mim, não neste ano! :)
      CicloAbraços, Biker

      Excluir