Terceiro Trecho
Trajeto: São José-SC a Balneário Açores (Floripa, extremo sul da ilha)
Nascer do sol na ciclovia da beira mar continental |
Um biker que estava junto conosco me alertou sobre o pneu traseiro vazio. Paramos e eu o enchi um pouco e pedalamos até encontrarmos um posto, quando o calibrei corretamente, julgando ser apenas um pequeno vazamento. Infelizmente, uns 10 min depois, quando já estávamos em Coqueiros, o pneu estava novamente bem vazio. Tive que trocar a câmara, encher o pneu e depois parar em outro posto para nova calibragem. Desta vez o pneu parou de esvaziar.
PC-3 |
- Distância Percorrida: 209.3 km
- Tempo gasto: 9 hrs 23 min
- Horário do carimbo: 9 hr e 12 min
- Velocidade média: 22.4 km/h
- Temperatura: 22ºc
Quarto Trecho
Trajeto: Balneário Açores a Canasvieiras (norte da ilha)
Este foi um dos trechos mais difíceis, principalmente pelo calor, um vento contrário forte e várias subidas íngremes. Alguns participantes não conseguiram terminá-lo e acabaram desistindo.
Saímos pedalando em direção ao norte da ilha e, de cara, o vento nordeste apareceu, fazendo diminuir bem a nossa média. Além do maior esforço, para se pedalar contra o vento, o sol forte também começou a castigar.
Para amenizar um pouco, paramos no Campeche e tiramos os agasalhos. Meu amigo chegou a trocar toda a roupa. Voltamos a pedalar e passamos pelos morros da Praia Mole e pela alucinante descida do Mirante da Mole para a Barra da Lagoa. Deste ponto até os Ingleses, pegamos um trecho plano, mas com muito vento contra. Nosso rendimento diminui mais um pouco, mas continuamos progredindo.
Nos Ingleses nós paramos numa mercearia e fizemos um rápido lanche. Continuamos a pedalada e encaramos o Morro dos Ingleses, onde acabei subindo num ritmo melhor e deixei meu colega uma pouco para trás, chegando ao PC-4 à uma da tarde (meu amigo chegou uns 2 min depois).
PC-4 |
- Distância Percorrida: 267.8 km
- Tempo gasto: 12 hrs 22 min
- Horário do carimbo: 13 hrs
- Velocidade média: 21.8 km/h
- Temperatura: 27ºc
Trecho Final
Trajeto: Canasvieiras a Trindade.
Animados com a proximidade de finalizarmos o Audax 300K, partimos inicialmente para Canasvieiras e, em seguida, com vento a favor, para a Vargem Grande, entrando na SC-401 e seguindo para Jurerê.
Pneu rasgado |
Quatro opções passavam pela minha cabeça:
- desistir e chamar "o resgate" (a mais fácil, principalmente por já ter pedalado mais de 300 km, considerando os 27 km iniciais;
- fazer um remendo a frio no pneu (usando pedaços da câmara rasgada e o kit para remendo de câmara) ou
- encher o pneu de grama, para tentar chegar ao fim.
- Poderia tentar ir andando, mas a distância era muito longa e ainda tinha o cansaço e o forte sol.
Pneu após remendo (opção 2) |
Ao chegar no bairro João Paulo, já tinha certeza que eu terminaria a prova, nem que fosse empurrando a bike, pois faltavam apenas cerca de 6 km. Fui com bastante cuidado e, pouco depois, conseguia, na raça, finalizar o Audax 300K!
Momento da chegada |
Pórtico de Chegada |
- Distância Percorrida: 304.4 km
- Tempo gasto: 14 hrs 05 min
- Horário do carimbo: 15 hrs e 39 min
- Velocidade média: 21.7 km/h
- Temperatura: 23ºc
Nenhum comentário:
Postar um comentário