quarta-feira, 20 de junho de 2012

2a. Fuga de São Pedro de Alcântara


Repetindo a rotina de duas semanas atrás, finalizei na noite de sábado a preparação da bike Ventania e fui fazer um registro da mesma, antes de colocá-la no carro. Desta vez ela ficou quase nova, após uma ótima revisão feita pela Central Bike.

Cheguei pouco após às 8 da manhã no local da saída da prova. Vários carros já estavam por lá, mas faltava muito ciclista ainda por chegar. Após alongar, peguei a bike e fui girar um pouco, pois o clima frio e um pouco chuvoso, convidava a não ficar parado.

Amigos do Grupo Pedal Continente
Fui encontrando vários amigos: cumprimentando alguns, proseando com outros, tirando fotos e conversando sobre o percurso as expectativas, as condições do terreno e a estratégia.

Faltando uns 15 min, fui me posicionar para a largada. Aos poucos todos foram procurando bons lugares. Uns entraram na minha frente, fazendo com que ficasse na segunda fileira.

Às 9:15 fizemos a largada neutralizada, onde um carro e uma moto ditavam o ritmo. Demos a volta no quarteirão e passamos em frente da Igreja novamente, rumando para a estrada (onde consegui liderar a competição por mais um minuto! :), Praça de São Pedro de Alcântara, estrada em direção à Angelina, onde alguns bikers caíram (quase me derrubando junto) e, pouco depois, ao sairmos do asfalto, a largada de fato!

Liderando a prova Fuga de SPA
Logo de início uma subida para separar os melhores dos bons e dos participantes: quase 2km com alguns trechos íngremes. Perdi contato com os líderes, mas passei vários bikers, estando, pelo menos, entre os vinte primeiros no final da subida. E minha corrida foi bem semelhante a este primeiro trecho: pedalava forte nas subidas, inclusive ultrapassando vários ciclistas e descia mais moderado, tomando muito cuidado principalmente nos trechos onde havia placa indicando curva/descida perigosa. Nas descidas, eu acabava ficando um pouco para trás.

Trechos escorregadios e curvas
perigosas acabaram derrubando
alguns ciclistas
Após o subidão e descidão iniciais, formei um grupo com dois outros ciclistas, onde revezávamos a liderança do mesmo, para podermos manter um bom ritmo, sem cansar muito. Mantivemos este grupo até começarmos uma série de subidas, onde acabei deixando-os para trás. Entretanto, numa subida bem íngreme e não muito longa, ao tentar usar a coroa pequena, a corrente travou. Destravei-a e voltei a pedalar, mas novamente ela travou. Outra parada para destravar e voltar a pedalar. Os companheiros que eu tinha deixado para trás me ultrapassaram, pois a corrente travou pela terceira vez. Saí empurrando a bike e correndo morro acima, até que consegui mudar para a coroa do meio. Infelizmente a corrente travou mais uma vez, quando tentei usar a coroa pequena e perdi mais tempo e várias posições. Daí em diante, faltavam cerca de 25 km, decidi somente usar as coroas média e grande.

A nova estratégia deu certo e fui recuperando terreno. Na subida da Usina, que é bem longa (mais de 2,5 km) e forte na parte final, consegui ultrapassar um dos dois companheiros do grupo inicial. No final do subidão, me aproximei do outro.

Após uma descida muito boa, chegamos ao asfalto e pedalei forte, ultrapassando o outro biker, que veio no vácuo. Quando faltava uns 4 km, um staff avisou-nos que deveríamos virar à direita: mudaram o percurso, incluindo um trecho com duas subidas bem fortes, um trecho de grama e outro que parecia ser uma estrada para cavalos/bois. Aproveitei as subidas para me distanciar do meu perseguidor e ultrapassar vários bikers (uns 5 pelo menos).

Finalizando a prova
Voltando para o asfalto, nos 500 m finais, ultrapassei mais um ciclista e pouco depois, com uma ótima sensação de vitória, cruzei a linha de chegada!

Enquanto o resultado não saía, fiquei conversando com vários amigos enquanto comia frutas e via outros competidores chegando. Minha expectativa era de uma quarta ou quinta posição. Infelizmente, ao sair o resultado, a mesma não se confirmou: 6a. posição, de acordo com a listagem de ordem de chegada por categoria.

Decepcionado com o resultado, fui guardar a bike no carro e me preparar para ir embora. Estava prestes a sair, quando resolvi voltar e dar uma última olhada na listagem. Passei em frente aos troféus e fiquei chateado por não conseguir levar um deles para casa (somente até o 5o. lugar receberia). Ao verificar a lista uma surpresa: o competidor que estava na primeira posição era um estreante, tendo pedalado apenas 26 km e, portanto, não fazia parte da nossa categoria. Sendo assim, todos subiram uma posição e minha colocação final foi o 5o. lugar, com direito a pódio e troféu! Abri um grande sorriso e curti bastante este momento!

No pódio, a satisfação de ter ganhado mais um troféu, de ter feito uma ótima prova e ter deixado para trás fortes concorrentes estavam estampadas no meu rosto! :)

A galeria de troféus ficou mais bonita com a presença  destes dois novos integrantes!

Pedalei e Fugi! :)


Troféu e Medalha,
os novos integrantes
Informações do Ciclocomputador

  • Tempo pedalado: 1:52:01
  • Distância Total: 44.75 km
  • Velocidade Média: 23.97 km/h
  • Velocidade Máxima: 61.2 km


Clique aqui para ver todas as fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário