domingo, 4 de março de 2012

1o. MTB Aniversário de São José - SC

Cheguei à Colônia Santana, São José - SC, local de largada e chegada da prova, cerca de 50 min antes. Tempo suficiente para montar a bike, fazer alongamento, comer alguma coisa, preparar os acessórios e fazer alguns registros.

Aos poucos mais ciclistas foram chegando e a animação aumentando. Reencontrei vários amigos e proseei um pouquinho.

Dez minutos antes da largada, começaram a dar avisos, dicas e explicações sobre a largada neutralizada, o percurso e os postos de hidratação.

Ás 9 hrs começou a prova. O que era para ser uma largada neutralizada acabou sendo praticamente uma largada normal, pois o motociclista da PM que deveria "segurar" os bikers saiu acelerando :).

Já no primeiro morro de terra, em direção ao cemitério, um afunilamento possibilitou ao pessoal da ponta se distanciar um pouco. Como eu estava bem de subida, fui passando alguns, às vezes obrigado a esperar para passar outros e consegui um bom desempenho. Minha estratégia era tentar chegar ao máximo perto dos líderes, para não ficar muito para trás.

Até o final da descida dos 10 km, onde os competidores do percurso de 20 km fizeram o retorno, não dava para saber quem era estreante e quem pedalaria pelos 40 km, como no meu.caso. Após este desvio, vi que tinham dois bikers à minha frente e decidi alcançá-los. Consegui alcançar o primeiro ao final do asfalto e o outro nós passamos já na estrada de terra. Acabei deixando os dois para trás, mas um deles não ficou muito longe e acompanhava meu ritmo.

Lá pela metade da prova, em outro trecho de asfalto, ele me alcançou. Começamos a conversar e descobrimos que éramos da mesma categoria. A partir deste momento, nenhum dos dois queria ficar para trás! Com isso forçamos ainda mais o ritmo e fomos ultrapassando, aos poucos, outros concorrentes, mesmo nas subidas.

Ao final da subida de asfalto, no km 26, estávamos próximos. Minha estratégia era tentar fazer a diferença no subidão íngreme (de uns 700 m) que estava por vir. Felizmente consegui! Neste subidão, além do meu competidor, que estava um pouco à minha frente, passei mais 5 concorrentes, de outras categorias. Na forte descida que veio a seguir, tomei o maior cuidado, mas quase caí, freando mais ainda para evitar uma queda: deu certo. E nenhum sinal do meu rival! :)

Faltava cerca de 10 km e voltei a pedalar forte. Tentei acompanhar um biker que passou por mim, mas não consegui. Pelo menos passei por um outro e depois comecei a ultrapassar várias ciclistas que pedalavam pelo circuito de 20 km.

Ainda tive um susto numa das últimas curvas perigosas, quando apareceu uma kombi vindo da direção contrária. Tive que frear, mudar minha trajetória, evitar sair na curva e voltar a pedalar forte.

De tempos em tempos eu verificava se algum biker vinha pedalando mais forte que eu, tentando me ultrapassar. Estava tranquilo até que, faltando menos de um quilômetro, meu rival apareceu há uns 40 metros atrás. Decidi que não seria ultrapassado e liguei um "turbo", usando minhas últimas energias. Antes da ponte/passarela, ultrapassei outro biker, passei a ponte e cruzei a linha de chegada! Uns 20 segundos depois meu rival passou! :)

Vibrei bastante! Fui me hidratar, comer frutas, conversar com amigos e esperar o resultado, que veio logo a seguir: 4o. lugar! :) Foi uma das melhores provas que consegui fazer, pedalando com a galera experiente, pelo percurso maior e obtendo, para mim, um excelente resultado, fruto das minhas pedaladas para o trabalho!

No pódio a felicidade estampada no rosto e o troféu nas mãos! :)

Clique aqui para ver mais fotos.

Competi e Ganhei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário