domingo, 24 de agosto de 2014

2o MTB Caminho dos Imigrantes

Combinei com um amigo biker dos Ingleses de irmos juntos, mas em carros separados, para São Pedro de Alcântara - SC, local da competição.


Chegamos por volta das 8 hrs e  fomos buscar o chip. Retornamos e começamos a nos arrumar. Devidamente prontos, tirei algumas fotos do local onde estávamos e tiraram algumas nossas. Logo depois comecei a me aquecer.



Encontrei vários amigos, registrei a infra estrutura. Perto do horário da largada, fui me posicionar o mais próximo possível do pórtico da largada. Não fiquei muito perto e ainda piorou um pouco, quando o organizador solicitou que a galera da categoria Sport, na qual estava inscrito, deixassem os da categoria PRO passarem à frente. Largaríamos todos juntos, mas inicialmente teríamos um trecho neutralizado, onde um Motociclista da Polícia Militar nos conduziria até o ponto onde seríamos liberados para correr.


Largamos e nos encaminhamos para um morro íngreme de lajota. Aproveitei para ir um pouco mais para frente do pelotão. Após a descida do morro e antes de entrarmos na estrada principal, consegui me posicionar bem à frente, próximo do motociclista. Passamos em frente ao local da largada e seguimos em direção ao asfalto. Próximo do ponto onde entraríamos à esquerda (km 2.6) para sairmos do asfalto e chegarmos ao primeiro morro da estrada de terra, fomos liberados!


Consegui manter um bom ritmo de subida. Fui ultrapassado por alguns, mas também ultrapassei outros. Morro terminado, veio uma forte descida e depois uma parte plana, onde estava um pouco distante do grupo de bikers que estava à minha frente. Fui alcançado por 3 bikers e começamos a fazer um pelotão. Um se destacou e fiquei na cola dele.

Conseguimos chegar ao grupo que estava mais à frente e fomos num bom ritmo, até chegarmos a outra subida íngreme. Este grupo ficou pedalando junto por um tempo, até chegarmos à trilha enlameada que ficava numa forte subida. Em função da lama, gerando falta de tração na bike, estava complicado subir pedalando, mas eu estava conseguindo, até que o biker à minha frente resolver descer e colocou a perna bem na trajetória do pneu dianteiro da minha bike, não me deixando outra opção que não fosse descer da bike também. Para não perdermos mais tempo, começamos a correr segurando a bicicleta.

Quando recomecei a pedalar, vi que tinha muito barro, folhas e pedrinhas, entre o pneu dianteiro e garfo. Resolvi continuar pedalando sem parar para limpar a sujeira, tentando puxar com os dedos. Tirei um pouco, a descida seguinte tirou mais um pouco, mas a sujeira ainda incomodava, inclusive fazendo barulho. Digamos que a carona para o barro durou um bom tempo, mas acabou terminando após alguns minutos.

Pelo ciclocomputador sabia que não faltavam muitos quilômetros, então comecei a forçar o ritmo, passando mais alguns competidores.

A última descida da prova estava em obras, cheia de cascalhos (que deixavam a bike muito 'nervosa') e bem alargada. Iniciei a descida sozinho, mas faltando cerca de um terço da mesma, fui ultrapassado por dois bikers. Não consegui ficar na cola deles, mas não deixei-os distanciar muito.

Ao chegarmos na estrada que levava à linha de chegada, os dois que me passaram estava cerca de uns 50 metros à minha frente. Percebi que estavam rápido, mas não forçavam muito e resolvi arriscar. Pedalei o mais forte possível e consegui ultrapassá-los de uma só vez. Tentei abrir uma distância entre eles, mas um deles veio na cola. Faltava entrarmos no trecho balizado por cones, fazer o retorno na praça principal e mais uns 30 metros até cruzarmos a linha.

Entrei à frente do seguidor na área de cones. Consegui fazer bem a curva, mas ele fez um pouco melhor, na arrancada final, consegui sair um pouco mais forte e cheguei alguns centésimos de segundos à frente! A imagem abaixo demonstra a comemoração. Dizem que gritei bem alto também! :)


Após terminar, aguardei meu amigo chegar (cerca de quase dois minutos depois) e começamos a conversar sobre a prova.

Não demorou muito e a primeira parcial dos resultados saiu: 8o no geral da categoria Sport e 1o na minha categoria (40-44 anos). O detalhe é que fiquei quase 10 min à frente do 2o colocado.


Aguardei a premiação aproveitando um pouco do clima festivo (o DJ estava mandando ver) e conversando com amigos, inclusive com alguns da categoria PRO que já haviam chegado.

Troféu recebido e retorno para casa.

Pedalei e Venci! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário