sábado, 27 de outubro de 2012

Pedalando para o Trabalho - Única e com problemas

Panorâmica da Praia de Daniela - Florianópolis
Semana quase sem pedaladas. Segunda e terça, em virtude de uma fadiga muscular, que 'ganhei' na competição de domingo, descansei. Quinta e sexta, em função de uma viagem da minha esposa, tive que ficar por conta das meninas. Sobrou somente quarta feira...

A ida foi tranquila, com o bom clima e uma ausência de vento em quase todo o caminho. Para compensar, a volta foi complicada. Após o futebol, fiquei um pouco no churras da turma e saí pedalando forte para chegar a tempo de postar uma correspondência, numa agência do correio cerca de 6 km distante. Após cumprir estava tarefa, voltei a pedalar, mas num ritmo mais tranquilo. Passando perto do posto de pedágio na SC-401, encontrei um biker com a camisa do Grupo Duas Rodas MTB. Ele estava ao telefone e decidi aguardá-lo para pedalarmos juntos, pois iríamos para a mesma direção.

Pedalávamos num bom ritmo, quando começamos a escutar um barulho estranho. Ele comentou que parecia vir da roda traseira da minha bike. Inicialmente disse que não devia ser  nada, mas uns 2 min depois constatei que o pneu estava totalmente murcho. Paramos e disse para ele seguir, pois ele tinha um compromisso e eu trocaria a câmara sem problemas (era o que eu imaginava). Após ele ir embora, troquei a câmara, mas achei estranho não encontrar um prego ou algo semelhante no pneu, pois a câmara esvaziou rapidamente. Infelizmente, após a troca, algo não estava correto e o freio estava travando o pneu. Conferi tudo e não encontrei o problema. Decidi desativar o freio traseiro e seguir. Só que havia um barulho muito estranho. Andei uns 200 m e parei novamente, desta vez num lugar bem iluminado, diferente de onde troquei a câmara, e vi que o pneu, perto do bico, tinha ficado posicionado incorretamente, fora do aro. Arrumei-o e desta vez ficou correto. Voltei a pedalar.

No total, contando com a postagem, troca da câmara e ajuste do pneu, acabei levando quase duas horas. Fui pedalando bem desanimado no final, mas consegui chegar em casa, finalizando meu dia de pedalada.

Pouco, mas Pedalei ! :)

6 comentários:

  1. Você não pensa em usar pneus tubeless com selante? Pra você que pedala tanto, seria legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro!
      Essa é uma boa opção. Entretanto, para mim, o custo ainda é um pouco alto: precisaria trocar os aros, comprar os pneus e ainda o selante. Como uma câmara custa em torno de R$ 12,00 e não é sempre que o pneu fura, acabo optando por esta opção que é mais barata, mas que dá muito mais trabalho. Pretendo comprar uma nova fita anti furo, pois a que tenho, atualmente só no pneu dianteiro, já está velha e ressecada.
      De qualquer forma, Valeu pela sugestão! :)

      Excluir
  2. É bem caro mesmo. Sobre essa fita, meu pneu não tem. Você acha que ajuda bastante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim. Principalmente mais no início, quando ela ainda não ressecou. Cheguei a ficar tanto tempo sem trocar a câmara, que, por atrito, a fita desgastou e chegou a furar a mesma. Daí eu peguei uma câmara já bem usada, cortei-a, coloquei a fita dentro e passei a usá-la com este revestimento :) Funcionou! Mas fica um pouco mais pesado.
      Outra opção é uma câmara da Specialized que de tão grossa parece ser um pneu :) Ela é mais robusta e um pouco mais difícil de furar. Paguei uns R$ 20,00 e a usei bastante.

      Excluir
  3. Quanto tempo a fita demora para ressecar? Já estou pensando em usar a fita junto com a câmara da SPZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, uns 8 meses, mais ou menos. Acho q vale à pena colocar antes, aí vc evita esse desgaste da câmara, além ter uma proteção à mais :)

      Excluir