sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Desafio Intermodal 2010 - Floripa

Ontem foi o dia do Desafio Intermodal 2010 - Floripa. Eu tinha me inscrito para ir de bike. Só que, anteontem, os competidores que iriam correndo, por problemas médicos, tiveram que desistir. Apesar de não correr mais de meia-hora desde dezembro passado, me prontifiquei a substituir um deles. Seria um duplo desafio para mim: o Intermodal e a mim mesmo, pois temia não conseguir completar a prova correndo.

Esquematizei uma carona para me levar do serviço até próximo do ponto de partida, na Concha Acústica da UFSC. Infelizmente, meu colega teria que ficar fazendo hora extra e sem previsão de término. Fui andando, num passo rápido, para não chegar atrasado. Levei 30 min para chegar ao local, às 17:40. Alguns já estavam por lá, mas ainda faltavam outros competidores. Troquei de roupa e comecei a conversar com alguns conhecidos. Perguntei sobre o percurso da rota (sul) que iria correr e fiz uns alongamentos. Fui apresentado ao atleta que correria a rota norte e ficamos conversando sobre o desafio, o trajeto e sobre as expectativas.

Estávamos distraídos quando a largada foi dada. Saí em direção ao meu trajeto num bom ritmo. De cara tive que passar por um subidão, onde o trânsito estava todo engarrafado. Bom para mim, que corria pela calçada! :)

Fui aumentando o ritmo e, com pouco mais de 10 min, já estava próximo ao túnel. Como pedestre e ciclista não podem passar por dentro do túnel, tive que contorná-lo (um aumento de uns 1,4 km no percurso, além de não ser plano). Levei 12 min para chegar à saída do túnel. Com mais 7 min completava a prova, chegando ao Largo da Alfândega, no centro, e gastando um total de 29 min para finalizar o desafio.

Como pode ser visto na lista logo abaixo, dei uma 'surra' :) no carro que veio pela rota norte, além de não ter ficado muito distante do ciclista norte e do carro sul. E olha que o carro sul passou pelo túnel. Acredito que poderia ter economizado uns 7 min se meu percurso passasse pelo túnel também, chegando em terceiro! Uma suposição com bastante fundamento, baseada na minha velocidade média! :)

Fiz alongamento, dei entrevistas, conversei com outros competidores e aguardei a chegada de alguns. Minhas pernas estavam extremamente doloridas, em músculos que nunca tinham doído antes! :) Mas valeu à pena. Fiquei com o sentimento de ter vencido o meu desafio, com determinação, prazer e dor! :)

Alguns dos problemas encontrados: calçadas esburacadas, cheias de lixo, poças d'água, com caçamba, pessoas interditando a passagem em pontos de ônibus, moto e carro avançando sinal, quase me atropelando. Também tinha trechos com calçadas bem estreitas.

Considerações:
  • Por que pedestres e ciclistas são punidos com a proibição da passagem por dentro do túnel, privilegiando somente os transportes motorizados?
  • Quando um atleta, numa distância de 6 km, consegue chegar ao seu destino antes de um carro, percebe-se que existe problema na 'mobilidade urbana'. É urgente a necessidade de se fazer alterações no trânsito, antes que seja tarde demais. Como medidas que visam ajudar na resolução deste problema, o transporte coletivo e utilizando a bicicleta, deveriam ser priorizados.
  • Se levarmos em consideração somente o tempo, o motoqueiro foi o vencedor. Agora, considerando-se o fator risco de segurança, o gasto financeiro e o consumo de gás carbônico, para distâncias de até 8 km, a bicicleta mostra-se como o meio de transporte mais eficiente.
Dados técnicos:
  • Distância percorrida: 6,0 km
  • Tempo gasto: 29 min
  • Média de Velocidade: 12.4 km/h

Corri! :)

Relato do Daniel Biólogo que participou do desafio andando: clique aqui.

Link da matéria que saiu no DC:

Confira os tempos
  • Motociclista pelo sul - 14min33s
  • Ciclistas pelo sul - 18min50s (Carvoeira) e 20min38s (Pantanal)
  • Motociclista pelo norte - 23min47s
  • Motorista do carro pelo sul - 25min50s
  • Ciclista pelo norte - 26min22s
  • Atleta (corrida) pelo sul - 29min3s
  • Passageiros do ônibus semidireto pelo sul - 33min39s
  • Motorista do carro pelo norte - 37min4s
  • Atleta (corrida) pelo norte - 37min41s
  • Passageiros do ônibus pelo norte - 53min13s
  • Os dados dos pedestres ainda não estão disponíveis.

3 comentários:

  1. Olá, corredor .... eu fui o penúltimo a chegar, depois de 1h10min caminhando...meu relato com "basicamente" os mesmos problemas enfrentados por você.
    http://danielbiologo.wordpress.com/2010/09/17/desafio-intermodal-floripa-2010/

    ResponderExcluir
  2. Outro detalhe, ciclistas e pedestres não devem cruzar por tunéis devido a alta concentração de "gases tóxicos" emitidos pelos motores e precisam de "ar" limpo, e no esforço por leve que seja, estarão respirando este ar contaminado podendo levar a desmaios e até a morte. Porque você acha que deve-se desligar os motores em túneis congestionados e nesses momentos os ventiladores no teto dos mesmos tem que estar funcionando com "força total".

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela determinação e por conseguir completar a prova, além de praticar boas ações! :)
    Quanto aos problemas nas calçadas, infelizmente, como fizemos por rotas diferentes, parecem acontecer em toda a cidade.
    Agora, quanto à questão do túnel, não sabia que era pelo motivo dos gases tóxicos que pedestres e ciclistas não podem passar por ele.
    Uma idéia: que tal fechá-los para veículos motorizados, para os não motorizados terem vez? :)

    ResponderExcluir