segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Trilha da Vargem Pequena

Ontem me preparei para hoje fazer a trilha da Vargem Pequena. Acessei o site TrilhasBr e busquei todas as informações disponíveis (http://www.trilhasbr.com.br/trilhas_001_vargem_pequena.php). Estudei a planilha e preparei os acessórios: deixei o repelente à mão :) e limpei o camel-back (mochila para carregar água).

Acordei e fui conferir o tempo: ótimo para pedal, pois estava nublado e sem ventos. Comecei a pedalar em direção ao início da trilha, no bairro Ratones, próximo à venda do Seu Aldo. O caminho para o bairro Ratones é bem bonito (para ver fotos, 26 a 33, clique aqui).

Cheguei à venda do Seu Aldo e perguntei se a Fazenda Mea-Mea estava próxima, como dizia a referência. Sim e, por coincidência, o Seu Aldo estava por alí, ao lado da sua venda, mechendo com algumas plantas. Ficou faltando uma foto dele. Fiquei sem graça de pedir para tirar...

Pedalei até o início da trilha, atravessei a cerca e comecei. No início, muitas subidas, até o trecho onde a estrada virava uma trilha na grama, um single track. Logo depois começou uma descida. Alguns trechos eu consegui descer sobre a bike, outros eu tive que ir ao lado, pois tinha muitas pedras e era muito perigoso. Em seguida teve outra subida forte, onde encontrei uma carcaça de um boi, ainda recente. Mais um pouco de descida e cheguei ao riacho que tinha que ser atravessado. A trilha do outro lado parecia ter sumido, mas estava alí. Tive que levar a bike quase que até o final da subida.

Após o topo, antes de iniciar a descida, parei para observar a paisagem, tirar fotos, lanchar e me preparar para a parte final. Após degustar a maçã, iniciei a descida. Estava bem legal, até chegar nos trechos com muitas pedras soltas. Quase caí uma duas vezes. Preferi não arriscar muito e fui segurando a bike. Cheguei à última cerca. Ela abria para um caminho estreito, ao lado de duas cercas, com dois grandes cães de cada lado. Devido à erosão, não tinha como pedalar alí. Desta forma, fui acompanhado pelos 'bichinhos' até terminar a trilha e chegar numa estrada.

Agora faltava pouco. Na verdade, faltava um trecho de asfalto e estrada de terra e um pouco de trilha. Segui as referências, mas não encontrei a trilha. Como já estava passando do horário que pretendia chegar, retornei e perguntei como fazia para voltar para a SC-401. Acabei descobrindo que estava mais perto do caminho para o meu bairro do que imaginava.

Pedalei mais uns 20 min e cheguei em casa. Num total de 37,7 km pedalados, apenas 3,6 km foi de trilhas e, destes, no máximo 1 km foi pedalável. No restante, levei a bike para passear :)

Mas valeu a pena, para sair da rotina e conhecer novos caminhos!

Para ver mais fotos, acesse o link: Trilha Ratones - Vargem Grande

Pedalei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário