domingo, 16 de novembro de 2014

GP Murilo Fischer - Relato

Preparativos

Não foi fácil despertar 5:25 da madruga num domingo. Felizmente consegui me arrumar a tempo da minha carona chegar. Bicicleta colocada no transbike e rumamos para o local combinado onde um amigo biker se juntaria a nós e partiríamos em 2 carros rumo ao Continente Park Shopping, onde seria a largada da competição GP Murilo Fischer.

Aguardamos de 6 às 6:15 e fomos embora sem nosso amigo chegar (celular parecia estar desligado), para não termos problema de atraso.

Pouco após chegarmos, por volta das 7:05, nosso amigo ligou dizendo que tinha 'perdido a hora de acordar' e que tentaria chegar assim mesmo.
Arrumamos as bikes, conheci pessoalmente uma amiga biker a qual somente conhecia através da internet e fui tentar obter um pouco de água, pois achei que havia esquecido a que eu tinha preparado para levar. A organização me disponibilizou a água.

Tirei alguns retratos e estava prestes a me aquecer, quando a organização informou sobre a alteração na largada da competição: "Por questões de segurança, o trecho neutralizado seria até o Portal São José - São Pedro de Alcântara, quando a competição de fato começaria e também terminaria." Liguei e avisei meu amigo sobre este fato, para ele tentar chegar à tempo.
Pouco antes da Largada

Largada e Chegada

Não fiquei bem posicionado para a largada, mas, como seria neutralizada, minha intenção era posicionar-me no pelotão da frente o mais breve possível. Por volta das 7:35 largamos. Consegui conquistar meu objetivo, após cerca de meio quilômetro, chegando bem à frente, perto do motociclista da Polícia Militar que controlava o ritmo.

A velocidade estava na casa dos 40 km/h no plano e em torno de 25 km/h nas subidas. Não estava fácil, mas conseguia manter o ritmo dos líderes.

Faltando pouco menos de 200 metros, após um pedido do ciclista Murilo Fischer, a Largada real aconteceu!
Pouco após a Largada real

Eu era um dos poucos de MTB aro 26 que estavam próximos aos primeiros e acabei ficando um pouco para trás, pois a turma engatou uma 'quinta marcha'!

Fui ultrapassado por vários, ultrapassei alguns, até conseguir chegar à um mini pelotão, onde dois ciclistas (um de speed e outro de MTB aro 29 com pneu fino) seguiam num bom ritmo. Passamos a formar um trio, pedalando bem forte. Após um tempo passamos para um quarteto, quando alcançamos um ciclista solitário que se juntou ao pelotão.

Ao chegarmos ao ponto de retorno dos 30 km (8.3 km após o Portal), somente 3 competidores haviam retornado antes do nosso pelotão e apenas eu e o último ciclista retornamos (os dois primeiros fariam uma quilometragem maior.

Numa rápida conversa descobrimos que éramos de categorias diferentes (20-29 anos a dele e 40-49 anos a minha) e decidimos fazer uma parceria, para manter o ritmo forte. Um tempo depois foi que reparei que ele estava de speed.

Apesar do outro biker estar mais rápido, fomos revezando a liderança e, no final de algumas subidas, ele me aguardava um pouco. O competidor que estava à nossa frente andava num ritmo semelhante ao nosso, por isso não conseguíamos alcançá-lo. Também estávamos bem à frente dos ciclistas que tentavam nos alcançar.

Não demorou muito e finalizamos o percurso! O biker chegou uns 2 segundos antes. Fiquei mais feliz ainda ao constatar que os outros 3 primeiros estavam de bike speed. Conclusão: fui o melhor da categoria MTB 30 km! Primeiro lugar geral!


Após a competição

Fui verificar junto à mesa de cronometragem e, de fato, tinha ficado em primeiro.

Aos poucos outros competidores chegavam. Não demorou muito e meu amigo biker que perdeu a hora chegou. Acabou fazendo o melhor tempo da categoria dele (30-39 anos MTB 30 km), mesmo tendo iniciado um pouco após a largada real.

Fiquei usufruindo das frutas, água e refrigerante disponíveis. Tirei algumas fotos, inclusive com o Murilo Fischer e fiquei aguardando nosso grupo de amigos se reunir para iniciarmos a pedalada de volta até o shopping de onde largamos (cerca de 11.5 km).
Junto com o Murilo Fischer
Amigos bikers
Na chegada ao shopping, recebemos a medalha de participação e começamos a participar da festa que acontecia por lá. Algumas fotos, muita conversa, revi alguns amigos, conheci outros e foi assim até a hora da premiação.

Após receber o troféu e ganhar uma camisa de primeiro lugar, fui embora muito feliz pela ótima participação em mais uma competição! :)

Informações 
. Valores obtidos do meu ciclocomputador:
  - Distância do deslocamento neutralizado: 11.5 km
  - Tempo de competição: 29 min e 33 seg
  - Distância da competição: 16.6 km
  - Média da competição: 33.6 km/n

. Resultado Oficial
Coloc.Nro.FaixaLargada do ShoppingApós Neutralização
1512M404900:55:4500:29:22

CLIQUE AQUI para conferir os resultados (tempo e colocação) dos participantes do GP Murilo Fischer 2014.

FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário