domingo, 27 de julho de 2014

2o MTB Bombinhas - Relato

Este ano não conseguimos fazer treinos antes da prova. A expectativa era enorme, ainda mais que o número de equipes da nossa categoria, quarteto masculino 6 hrs, dobrou, passando de 4, no ano passado, para 8 neste ano. Um dos nossos integrantes estava se recuperando de dores lombares. Os outros 3 estavam um pouco melhores preparados.

Fui de carona com um dos bikers e acabamos chegando faltando pouco tempo para o início da prova. Ainda deu tempo de combinarmos as estratégias, ordem de pedalada dos competidores (mantivemos a mesma do ano passado) e ritmo de prova.



Nossa meta era conquistar um desses troféus! :)
A largada foi ao meio dia e o primeiro biker tentou acompanhar o pelotão da frente. Os outros 3 aproveitaram para conhecer o circuito que foi muito alterado, ficando com várias curvas, diminuindo os retões e com alguns trechos de lama. Todos competidores elogiaram as mudanças!


Excelente estrutura montada
Outra coisa que foi motivo de elogio: a estrutura montada para os competidores. Um excelente suco, água, frutas e doce de banana  estavam disponíveis para todos, inclusive para torcedores. 

Na minha primeira participação durante a prova (fui o segundo biker a entrar na pista), senti um pouco de falta de ritmo, pois ainda estou em processo de melhora de desempenho, com o aumento gradativo dos treinos. Mesmo assim, consegui pedalar bem por duas voltas. 



Equipes se preparando para a troca de pilotos
Depois de cada pedalada, tínhamos um 'descanso ativo', onde sobrava um tempo para descansar, beber, comer e fazer outras coisinhas :), mas tinha que  ficar a postos para auxiliar na troca de pilotos: um retirando a tornozeleira do biker que acabou de chegar e colocando-a no que estava prestes a sair e um outro biker segurando e dando um impulso inicial no próximo biker após a troca da tornozeleira ter sido feita. Lembrava os pit-stops da F1 :)

Na primeira parcial, após 1 hora de prova, estávamos em 3o! As duas primeiras equipes bem à frente e duas equipes na nossa cola. Ficamos empolgados, pois nosso objetivo era conquistar um lugar no pódio.



Tapete Azul: local onde os tempos de cada volta eram registrados

Antes da outra parcial um erro de caminho nos custou um atraso de pelo menos uns 2 minutos e o que temíamos aconteceu: passamos para a quinta colocação, 3 min atrás da 3a e da 4a colocadas, quando divulgaram a segunda parcial.



Dois atletas da nossa equipe e nossa torcida!
Começamos a monitorar estas 2 equipes e constatamos que a diferença de tempo subia aos poucos com o passar do tempo. Somente um vacilo por parte deles ou algum problema mecânico poderia nos colocar de novo no páreo, mas isto não aconteceu.
Competidor da nossa equipe completando mais uma volta, já no final da competição
Pedalamos muito forte nas últimas voltas, mas não conseguimos melhorar nossa posição e terminamos em quinto! Fizemos nosso melhor, mas não foi possível obter o pódio. Enfim, BORA TREINAR para melhorar no ano que vem!

Competimos e nos Divertimos! :)



No final, subimos no pódio, sem ganhar o troféu, mas com as medalhas de participação! :)
Algumas Curiosidades:
. Antes da primeira parcial, as equipes que acabaram nos ultrapassando, se perderam em uma das voltas, gastando pelo menos 5 min à mais do que a média que eles estavam pedalando, por isso ficamos em 3o. nesta parcial;
. Após minha primeira participação, um pouco antes de me posicionar para iniciar a próxima participação, descobri que o pneu da bike estava furado. Consegui, com ajuda dos outros dois amigos, trocar o pneu à tempo de me posicionar para largar, só que o outro biker decidiu dar mais uma volta;
. Minhas melhores voltas foram na hora final, quando deveria estar mais cansado :). Inclusive uma delas foi a recordista entre os bikers do nosso grupo.
. O último biker a pedalar teve que dar uma volta à mais, praticamente no escuro, pois a organização determinou que a competição terminasse às 18:08, em função da primeira largada ter sido às 6:08.



Nenhum comentário:

Postar um comentário