quarta-feira, 2 de maio de 2012

Audax Floripa 200 km 2012 - Primeira Metade

Primeiro Trecho

Beira Mar Norte
Foto: Leonardo Fronza
Roteiro dos primeiros 50 km: saída da Trindade (Shopping Iguatemi), Beira Mar Norte, Ponte Colombo Salles, Beira Mar Continental, Estreito, São José, Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçu, Coqueiros, passarela embaixo da ponte Pedro Ivo, Centro-Sul, Beira Mar Sul, Base Aérea, Carianos.

Foi lindo ver e participar da largada com quase 700 ciclistas! Pedalar pela Beira Mar Norte e depois pela Ponte Colombo Salles foi impagável! Ainda tenho um sonho de pedalar pela Ponte Hercílio Luz! 



Pedalando pela Beira Mar Norte

Pedalando pela Ponte Colombo Salles

Nosso grupo (6 ciclistas) estava unido nos primeiros quilômetros, antes da passagem pela ponte, mas se separou em 3 duplas logo após a mesma. Acabei diminuindo meu ritmo para aguardar o colega que ficou mais para trás. Depois ele me disse que acreditava estar à minha frente e por isso também foi ficando para trás para tentar me encontrar. 


Quando encontrei-o, decidimos não acelerar muito o ritmo para tentar encontrar os outros. Focamos na nossa meta de pedalarmos à 20 km/h!


Logo uma amiga do meu amigo se juntou à nossa dupla, nos transformando num trio! Pedalávamos num bom ritmo, que caía um pouco nas subidas.




Após a beira mar continental, passamos por São José e retornamos através da passarela sob a Ponte Pedro Ivo, rumando para a beira mar sul, onde nos deparamos com um vento contrário forte, e chegando à base área logo em seguida.


Base Aérea
Foto: Leonardo Fronza
Vencido o subidão existente dentro da base, pedalamos pelo trecho de lajotas e chegamos à fila do PC-1 ! :)


  • Horário: 9:00 hr
  • Tempo de Pedalada: 2 hrs e 35 min
  • Quilometragem: 58.1 km
  • Média: 22.5 km/
Fila no PC-1
Infelizmente a estrutura do PC-1 deixou a desejar: as bananas já haviam acabado, bem como a água, o suco, os pães e o doce, sobrando somente laranja, mas sem canivete ou faca para descascá-las! Nessa hora, quem tinha se prevenido e levado algo para comer, bem como ainda tinha água, se deu bem. O receio maior era encontrar esta mesma situação no próximo PC.


Segundo Trajeto

Roteiro entre os 50 e os 100 km: Carianos, Tapera, Ribeirão da Ilha, Armação, Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Pântano do Sul, Lagoa do Peri, Morro das Pedras, Armação, Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Mirante da Praia Mole.

Morro das Pedras
Foto: Leonardo Fronza
No início e até a metade deste trecho, enfrentamos muito vento contrário. Em função de uma dor que começava a incomodar a biker do nosso grupo e principalmente do vento contrário,  reduzimos um pouco nossa média, mas ainda continuávamos num bom ritmo.

Avenida das Rendeiras
Foto: Leonardo Fronza
O percurso entre o PC-2 e o PC-3 possui paisagens maravilhosas. Muitas vezes foram usadas como "fonte de inspiração" para continuarmos pedalando. 

Conhecido Presidente da Viaciclo
Foto: Leonardo Fronza
Após o trevo para o bairro da Armação, vimos passar, um pouco distantes entre si, as outras duas duplas. E também vi ciclistas conhecidos (em grupo ou solitários) já retornando do ponto  sul mais extremo do Audax. Infelizmente, o vento sul contrário que tanto nos judiou na ida até este ponto, não colaborou muito quando retornamos.

Após passarmos pelo Campeche e antes de chegarmos à Lagoa da Conceição, fizemos uma parada estratégica para tomarmos caldo de cana. Como não nos alimentamos muito bem no PC-1 e teríamos duas fortes e longas subidas por vir, esta ingestão de energia foi indispensável para passarmos por elas e chegarmos ao PC-2.




  • Horário: 11:35 hr
  • Tempo de Pedalada: 4 hrs e 48 min
  • Quilometragem: 105.7 km
  • Média: 22.1 km/

  • O PC-2 estava excelente: além das frutas (melancia, banana e laranja), tinha suco de caixinha, água, pães e doces (de leite e geleia) e um visual maravilhoso, uma vez que se encontrava no Mirante da Praia Mole. Aproveitamos para nos hidratar e alimentar bem, além de nos alongar e descansar um pouco. Revigorados, partimos pedalando em direção ao PC-3, com mais um biker nos acompanhando: nos transformamos num Quarteto Ciclístico! :)



    Clique aqui para ver todas as fotos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário