domingo, 22 de agosto de 2010

1º GP Alemão Bike Shop MTB Maratona

Acordei e saí cedo de casa, chegando antes das 8 hrs no local da partida do evento. Montei a bike, fiz a inscrição, alongamento e fui pedalar um pouco, para fazer um aquecimento final.

Nove horas partimos, numa largada 'neutralizada', onde fomos escoltados por um carro da polícia militar. A largada, de fato, aconteceu no 'pé' do Morro do Pagará, cinco quilômetros depois do início. O sol já se fazia presente e foi nosso 'companheiro' por todo o percurso, quase sempre escaldante!

Nada melhor para começar uma maratona de MTB do que uma subida bem íngreme, de uns dois e meio a três quilômetros de extensão! :) Como estava ali para participar, fui pedalando no meu ritmo, lembrando que teria um total de 58 km de ralação. Na subida, aos poucos, fui passando vários concorrentes. Mas, nas descidas, por precaução, não ia muito rápido, pois tinha muitas valas, curvas fechadas, pedras e areia.

Foram cerca de 6 subidões, com suas respectivas descidonas, onde eu subia ultrapassando competidores e descia sendo ultrapassado por alguns. Mesmo com muito cuidado, cheguei a sair da pista numa curva, subindo um pouco num barranco, antes de retornar para a pista. Fiz isso para não deslizar e cair na curva. Ainda bem que deu certo! :)

Durante a prova, eu desci da bike somente em uma subida que, além de muito íngrime e extensa, estava cheia de pedras e cascalhos, não permitindo um tracionamento adequado para poder ir pedalando. Depois da prova, fiquei sabendo que até o grupo da elite empurrou a bike neste paredão!

Minha meta era fazer o melhor possível, mesmo sabendo que não seria suficiente para ficar entre os 5 melhores. Mesmo assim, na parte final, consegui deixar dois bikers, da minha categoria (Master A2), para trás.

Já na parte de paralelepípedos e lajotas, no trecho urbano de Palhoça, forcei uma pedalada num ritmo bem forte, isto com mais de 53 km pedalados. Faltando cerca de 3 km, vi um ciclista a cerca de uns 300 metros à frente. Coloquei mais força no pedal. Quando vi a indicação de 1 km, estava a pouco mais de 100 metros dele. Mantive a pedalada forte, especialmente na subida final. Estava a uns 10 metros, no final da subida, quando ele me viu e começou a forçar o ritmo. Mantive-me na cola dele e, faltando uns 20 metros, ultrapassei-o e cruzei a linha de chegada na frente. Só aí descobri que era da minha categoria também! :)

No resultado geral, fiquei em 8o. na minha categoria, que continha cerca de uns 20 competidores. Completei a prova com 3 hrs e 13 min, num total de 58 km pedalados!

Muito visual lindo, muito morro e muito sol, bastante adrenalina e um ambiente contagiante! Este, para mim, foi o resumo da prova!

Competi! :)

3 comentários:

  1. Até que enfim uma alma caridosa conduziu a ventania de volta às provas ...

    Falei pelo relato, muito bom.

    E o resultado também. No início é assim, depois piora, pois começa a forçar mais, tanto nas subidas quando nas descidas, e aí, cansa-se mais e arrisca-se mais.

    Mas o resultado acaba sendo mais favorável.

    Logo, logo vem pódio por aí.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela força!
    Ainda falta muito treino para um pódio... Essa categoria Master A2 tá cheio de feras! :)

    ResponderExcluir