sábado, 24 de abril de 2010

BH - Iron Biker - Parte 1

As provas do Iron Biker que disputei são guardadas num local especial entre as minhas memórias. Somente alguém que já tenha disputado uma, sabe o que é pedalar por lugares lindíssimos, se esforçando ao máximo, passando por dificuldades e chegando extenuado, mas como uma sensação de vitória, mesmo tendo chegado várias horas após a turma da elite.

Participei de várias provas do Iron Biker, mas sempre na 'turma da pipoca' (junto com o pessoal que não pagava, por achar muito caro, mas que queria conhecer novas trilhas). Às vezes tínhamos que buscar caminhos alternativos, pois o caminho passava por dentro de propriedades particulares onde somente quem tivesse a placa com o número da inscrição podia passar. Hoje eu não faria deste jeito, mas, na época, era uma dose a mais de emoção! :)

Geralmente a prova consiste em dois dias: um deles saindo de Ouro Preto até um determinado local (cidade, posto, fazenda...) e deste local até Belo Horizonte. Ou o inverso, saindo de BH, parando num local intermediário e deste local até Ouro Preto no dia seguinte.

Para minha primeira participação, entrei em contato com um primo que tinha uma MTB apropriada para trilhar e consegui que ele me emprestasse a bike para participar da prova. Nesta prova eu participei junto com meu irmão mais velho, somente no segundo dia de prova. Saímos de uma cidade próxima a Belo Horizonte, com o objetivo de chegar em BH. Foram cerca de 45 km de trilhas, estradões, passando por rio e, no trecho final, uma subida muito forte, a subida do Clubinho, com cerca de 2 km de extensão.

Meu irmão tinha muito mais experiência e preparo. Eu tentava acompanhá-lo, mas, várias vezes, ele tinha que ficar me aguardando. Fiquei maravilhado com toda a prova. Além da natureza exuberante, o clima da prova e tantos bikers todos com o mesmo objetivo: vencer as adversidades e chegar ao fim.

À medida que pedalava, a distância da linha de chegada diminuía e ficava mais próximo do meu objetivo. É claro que o cansaço, o sol, o barro, as pedras, os buracos contribuíam para esta conquista ficar mais difícil.

Após uns 40 km, a parte das trilhas tinha acabado. Somente paralelepípedos e asfalto pela frente. E locais por onde eu já tinha pedalado. O único mais complicado era a subida do Clubinho. Incentivado pelo meu irmão, fui pedalando e vencendo, aos poucos, este obstáculo. Já no final da subida, senti uma sensação de câimbra tomando conta da batata da perna esquerda. No intuito de não deixar a câimbra me atrapalhar, resolvi descer para empurrar a bike. Neste momento, tive câimbras nas duas pernas e me deitei no meio da pista, num asfalto quente. Meu irmão veio me perguntar o que estava acontecendo. Falei que era câimbra nas duas pernas. Começou a esticar minha pernas para ver se a dor passava. Passou um motoqueiro da organização perguntando se era algo grave e se precisava de ajuda. Meu irmão explicou que estava tranquilo e o motoqueiro se foi.

Fiquei por uns 5 min até a dor passar. A partir daí, terminei a subida e depois foi apenas pedalar um pouco para atravessar a linha de chegada. Mesmo com as câimbras, achei tudo excelente! Foi uma participação inesquecível!

Segue um vídeo que mostra um pouquinho, através de imagens de várias provas, do que é o Iron Biker!

Pedalei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário