sexta-feira, 2 de abril de 2010

Audax Floripa 2010 - Primeiros Trechos

Acordei de madrugada e às 5:15 já estava colocando a bike na frente do meu prédio para aguardar o Michael que chegou naquele momento. Colocamos a bike dentro do carro dele e saímos em direção ao Audax. Conversamos sobre a ansiedade que não nos deixou dormir direito e sobre as expectativas da prova.

Chegamos faltando cerca de 10 min, no local onde deixamos o carro, dentro da Escola Militar, próximo ao local da largada. Montamos as bikes e fomos para o check-in. No caminho, meu farol caiu e se despedaçou todo. Juntei as partes e o montei, só que, na pressa, não coloquei as pilhas corretamente. O farol não ligou, mas também não foi necessário, pois o dia já estava clareando, com o sol começando a aparecer. Não tivemos tempo de procurar o Sanderson, o outro amigo com quem tínhamos combinado de pedalarmos juntos, mas encontrei várias pessoas que conhecia de outras pedaladas e algumas que tinha conhecido recentemente.

Largada

A largada ocorreu por volta das 6:15, quando centenas de 'malucos', muito animados, partiram rumo a pedalar 200 km pela Ilha da Magia. Já estava claro, com uma temperatura amena e com perspectivas de um dia ensolarado.

Primeiro Trajeto

Roteiro dos primeiros 50 km: saída da Trindade (Shopping Iguatemi), Beira Mar Norte, Ponte Colombo Salles, Estreito, São José, Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçu, Coqueiros, passarela embaixo da ponte Pedro Ivo, Centro-Sul, Beira Mar Sul, Base Aérea, Carianos.

Na largada, os carros da organização foram administrando o ritmo dos ciclistas. Estávamos numa velocidade bem lenta, como num grande, bonito e festivo passeio. Ao tentar tirar uma foto, meu MP4 foi ao chão :(. Consegui pegá-lo antes que alguém passasse por cima e, por milagre, ele não estragou :) Continuamos no ritmo de passeio e alguns bêbados, de dentro de um carro, começaram a 'tirar onda' com os ciclistas. A PM interveio rapidamente e parou os indivíduos, para uma 'conversa' :).

Pouco depois estávamos passando por sobre a ponte Colombo Salles. Foi a primeira vez que um evento esportivo foi autorizado a passar por ali. O sol começou a aparecer.


Aproveitei para fazer um vídeo:


Após a ponte, já na parte continental, fomos 'liberados' pelos carros que conduziam os ciclistas e a partir deste momento os bikers começaram a se separar, normalmente em grupos, cada qual pedalando no ritmo que julgava mais conveniente.

Começamos a pedalar num ritmo médio/forte, pois o trecho permitia e o tempo estava bem agradável. Até a divisa entre São José e Palhoça o percurso era bem urbano. No retorno de São José para a ponte Pedro Ivo, passamos por lindas paisagens e pedalamos por uma boa ciclovia.

Numa descida no bairro Abraão, meu farol caiu novamente e mais uma vez se despedaçou. Peguei suas partes e desta vez as coloquei na mochila, lugar onde ele permaneceu até o fim da prova e, para minha surpresa, em casa, consegui fazê-lo funcionar. Foi a terceira vez que parei por causa de um acessório que caiu. Ainda teria mais um parada por motivo de queda, mas aconteceu no final do PC-2.

Passamos pela passarela abaixo da ponte Pedro Ivo e rumamos para o bairro do Aeroporto. Pedalamos por dentro da Base Aérea. Lugar com lindas paisagens e uma subida bem caprichada :) Vi vários bikers empurrando suas magrelas morro acima :)
Logo em seguida chegamos ao PC-1.

Hora do carimbo no PC-1: 8:38

O local não era muito legal, mas a infraestrutura era excelente: frutas, sucos, água, coca-cola, biscoitos, pãezinhos, geléias, pipi móvel e até uma batucada! Nos alimentamos, fizemos alongamento, descansamos um pouco e, quando iríamos partir, o nosso amigo Sanderson chegou. Aguardamos mais uns 15 min, para que ele pudesse descansar e se alimentar antes de partimos para os próximos 50 km!


Segundo Trajeto

Roteiro entre os 50 e os 100 km: Carianos, Tapera, Ribeirão da Ilha, Armação, Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Pântano do Sul, Lagoa do Peri, Morro das Pedras, Armação, Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Mirante da Praia Mole.

Ao sairmos, o Michael pediu para diminuir o ritmo, pois ainda faltavam 150 km e o sol já começava a ficar forte. Entretanto, com a chegada do Sanderson e a proximidade de outro grupo de biker, ele se animou e pedalamos num ritmo médio para forte em direção ao sul da ilha. Descansamos observando as lindas paisagens do caminho. Este trecho foi bem tranquilo e conseguimos desenvolver um bom ritmo. No retorno do Pântano do Sul, ao passarmos pelo Morro das Pedras, paramos um pouco. O Sanderson ligou para sua noiva avisando que estávamos próximos da casa dela que, coincidentemente, era quase em frente da casa de um amigo meu, que também tinha ligado avisando que passaríamos por lá (só que liguei enquanto pedalava :). Desta vez não tinha o caldo de cana geladinho, infelizmente.

Mais uns 10 min de pedalada e paramos para um 'pit stop'. Conversamos um pouco com meu amigo e sua família (esposa e filho) e com a noiva do nosso amigo. Não demoramos e voltamos a pedalar.

Chegamos à Lagoa da Conceição e os maiores desafios estavam próximos: as duas subidas mais fortes do percurso, da Lagoa para a Praia Mole e desta para o Mirante da Praia Mole.

Ao iniciarmos a primeira subida, fui colocar a marcha na coroa pequena e a corrente escapou. Ao tentar descer da bike para arrumar a corrente, os pés ficaram presos nas pedaleiras e o tombo foi inevitável. Segundo meus amigos, foi em câmera lenta :) Consegui amortecer a queda apoiando nas duas mãos e, felizmente, não me machuquei. Se fosse filmado, o tombo seria digno de uma vídeo cassetada! :) Meus colegas pararam um pouco para ver como eu estava e logo recomeçamos o pedal.

Subimos num ritmo tranquilo, mas sem empurrar as bikes e pouco depois chegamos ao PC-2, no Mirante da Praia Mole.

Hora do carimbo no PC-2: 10:56

Neste PC, além da ótima infraestrutura (com tudo que tinha no PC-1, exceto a batucada), ainda tinha ótimos locais com sombra e uma das vistas mais lindas da ilha. Aproveitamos para repor as energias, descansar e fazer alongamento antes de partir.

Fim da primeira parte....

Nenhum comentário:

Postar um comentário