quinta-feira, 3 de maio de 2012

Audax Floripa 200 km 2012 - Metade Final

Terceiro Trecho


Roteiro entre 100 e 150 km: Mirante da Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses, Costão do Santinho, Ingleses, Vargem Grande, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus.


Barra da Lagoa
Foto: Leonardo Fronza
O quarteto saiu em direção à descida mais alucinante e fantástica, para mim, da Ilha: do Mirante da Praia Mole para a Barra da Lagoa. Desta vez havia vários carros na minha frente e acabei não descendo em alta velocidade. Sem problemas, pois curti bastante a descida e o vento no rosto! :)


Entre a Barra e o Rio Vermelho
Foto: Leonardo Fronza
O sol que já tinha aparecido de forma mais forte desde as 9 da manhã, continuava castigando. Pelo menos, entre a Barra da Lagoa e o Rio Vermelho, fomos agraciados em vários pontos com a sombra de pinheiros. Infelizmente, o resto deste trecho foi todo pedalado sob um sol castigante.


Travessão do Rio Vermelho
Foto: Leonardo Fronza
Depois da interminável reta do Travessão do Rio Vermelho, chegamos aos Ingleses e rumamos para o Santinho, onde pedalamos por uma subida não muito forte, mas bem extensa. 


Costão do Santinho
Foto: Leonardo Fronza
Como já de costume, paramos no Costão do Santinho, após passarmos pelo tapete de registro de presença. Água gelada, banheiro, pomada de arnica para as dores no joelho e um breve descanso, antes de prosseguirmos.


Passamos pelo bairro Ingleses e pouco depois chegamos à Canasvieiras e em seguida passamos pelo PC-3, onde só paramos após pedalarmos por Lagoinha e Ponta das Canas.


PC-3


  • Horário:14:20 hr
  • Tempo de Pedalada: 7 hrs e 04 min
  • Quilometragem: 156.8 km
  • Média: 22.3 km/



  • Grama da preguiça! :)
    O PC-3 não estava tão bom quanto o PC-2 e nem tão ruim quanto o PC-1. Algumas coisas já haviam acabado, como suco e doce de leite, mas, no geral, era um bom PC, tendo inclusive uma boa grama para se deitar e esticar a coluna! :)


    Nova transformação no grupo: mais dois saíram pedalando conosco rumo à linha de chegada. Viramos o Sexteto dos Bikers! :)


    Trecho Final


    Roteiro entre 150 e 200 km: Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Vargem Pequena, Jurerê nacional e internacional, estrada Jurerê/Centro, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, João Paulo, SC-401, Trindade.


    Iniciamos a pedalada pelo trecho que mais exigiria de cada um, especialmente nos 15 quilômetros finais.

    Rumo a Jurerê
    Foto: Leonardo Fronza
    Conseguirmos manter um bom ritmo enquanto passávamos por Canasvieiras e Vargem Pequena rumo à SC-401, onde uma das duas garotas liderou nosso pelotão por um bom trecho. Após chegarmos ao ponto mais extremo em Jurerê Internacional, a animação aumentou, pois faltava apenas cerca de 30 km. 




    Santo Antônio
    Foto: Leonardo Fronza
    Antes de chegarmos à Santo Antônio, um dos bikers que havia entrado por último no grupo, por motivos de câimbra, acabou parando para poder se recuperar: viramos um quinteto! :)




    Em Cacupé encaramos 2 subidões de asfalto e duas subidas de paralelepípedos. Seguimos pedalando num bom ritmo, com o grupo bem unido: cada um subia no seu ritmo, mas aguardava os que subiam mais lento e só depois prosseguíamos.




    Entrada para o bairro João Paulo
    Foto: Leonardo Fronza
    No bairro João Paulo nos deparamos com as últimas duas subidonas! O grupo estava forte e disposto a finalizar os poucos quilômetros que restavam.


    Três integrantes do grupo
    E nós 5 (dois gaúchos, uma catarinense, um mineiro e uma baiana) conseguimos, após quase 11 horas de prova, pouco mais de 9 horas de pedal, completarmos o Audax Floripa 200 km - 2012. Sem problemas mecânicos e sem muitas dores! :) Conseguimos superar nossa meta inicial de média de velocidade (20 km/h) ao marcarmos 22.2 km/h.


    Infelizmente, mais uma fila nos aguardava: para entregarmos o passaporte e o chip e recebermos a medalha e o certificação de conclusão do Audax.


    Passaporte carimbado


  • Horário:17:07 hr
  • Tempo de Pedalada: 9 hrs e 17 min
  • Quilometragem: 204.3 km
  • Média: 22.2 km/h



  • Pós Audax


    Após passar pela fila, fui me hidratar e me alimentar. Infelizmente pouca coisa estava disponível, mas pelo menos tinha banana e pão com doce de leite. Liguei para minha casa e me preparei para iniciar o retorno pedalando.


    Fui num ritmo bem tranquilo, pois não queria forçar e estar sujeito à uma câimbra. Após 5 km, meu colega que foi buscar a bike que ele havia emprestado, parou e me ofereceu carona. Ainda tinha disposição para pedalar mais uns 22 km, mas acabei aceitando a oferta dele! :)


    Durante a carona, o suporte que segurava o quadro da bike se soltou duas vezes, fazendo com que a bike tombasse lateralmente e nos obrigando a parar. Na segunda vez, chegou a arranhar e amassar um pouco o teto do carro e arranhou também o vidro lateral traseiro.


    Como faltava pouco mais de 1 km para minha casa, fui pedalando e terminei de fato meu Audax, após 238 km pedalados no total! :)








    2 comentários:

    1. Legal o relato de voces sobre o trajeto, eu também fiz o audax e cheguei bem próximo de voces.

      ResponderExcluir
    2. Q bom q vc gostou do relato! Foi seu primeiro Audax ? É daqui de Floripa ? Vai encarar o Audax 300 ?
      CicloAbraços! :)

      ResponderExcluir