domingo, 15 de abril de 2012

Treino Oficial para o Audax Floripa 2012

Acordei às 5:40, mas acabei demorando um pouco mais que o previsto e saí um pouco tarde (às 6:20), para tentar chegar à tempo de sair com a turma do treino oficial.

Saí pedalando num ritmo forte, mas um vento contrário atrapalhava meu rendimento. Mesmo assim, para minha sorte, consegui chegar à tempo de largar junto com a turma, quase 50 ciclistas que partiram para a pedalada. O percurso, explicado antes da saída, era um pouco diferente do que estava escrito no site. Se eu não tivesse chegado à tempo, teria ido para o continente, tentar encontrar a turma, ao invés de ir para o sul da ilha, para onde fomos.

Encontrei meu colega biker que estava acompanhado de dois amigos. A turma pedalava numa boa média neste início de treinamento e nós conseguíamos manter um bom ritmo, até chegarmos à estrada do Rio Tavares, quando meu colega me ultrapassou e estava pedalando junto com o grupo mais à frente. Alguns minutos depois um biker emparelhou comigo e começamos a conversar. Falou sobre um ciclista do grupo que a corrente da bike tinha arrebentado há pouco, mesmo ela sendo nova. Somente fui descobrir que o ciclista em questão era o meu amigo, quando paramos para reagrupar, antes do trevo para a Av. Osni Ortiga / Campeche.

Voltei e encontrei meu amigo, com seus dois colegas e um outro biker consertando a corrente, enquanto o grupo continuava o treino. Uns cinco minutos depois, a bike foi consertada e iniciamos uma pedalada forte, para poder encontrar o grupo. Quando estávamos indo na direção do PC-1 (Posto de Controle 1), localizado na Tapera, encontramos com a turma retornando de lá e rumando para o Ribeirão da Ilha. Uns cinco minutos depois deste reencontro, outro problema: desta vez o pneu dianteiro da minha bike furou. Ficamos eu e o meu amigo fazendo a troca da câmara que tinha sido furada por um pedacinho de arame. Terminada a troca, partimos no encalço do grupo. Pouco depois encontramos com eles, retornando do Ribeirão. Foi o último problema mecânico.

Como programado, o grupo parou para um lanche numa padaria localizada no Trevo do Erasmo. Aproveitamos para descansar um pouco, lanchar e em seguida partimos. Foi um trecho bem cansativo em função do forte vento sul contrário. Eu e meu amigo tivemos que diminuir o ritmo em função de um dos amigos dele ter "morrido".


Após chegarmos ao extremo sul do percurso, começamos a aproveitar o vento que se tornou a favor! O grupo, nesta hora já estava bem espalhado, rumando para a Lagoa da Conceição, e estávamos entre os últimos. Em função do problema na corrente da bike do meu amigo e do cansaço do outro biker, decidimos fazer um trajeto diferente, passando pelo Rio Tavares e evitando o Morro da Lagoa.

Próximo ao Campeche, meu amigo perguntou se eu não queria aumentar o ritmo, indo sozinho para casa, pois a situação já estava mais tranquila e eu estava atrasado. Resolvi aceitar a oferta e "soquei a bota" :), aumentando consideravelmente minha velocidade média (de 23 a 25 km/h para 35 a 37 km/h) durante um bom tempo.

Cerca de 1 hr e 15 min após a separação, cheguei em casa, tendo pedalado 120.3 km no total durante 4 hr e 53 min de pedalada!

Pedalei & Treinei! :)

Algumas Informações:


Km
Fato
26.6
Início do Treino - Della Bikes
37.8
Parada para conserto da corrente
48.3
Parada para troca de câmara
54.6
Lanche
81.1
Saída do grupo
94.3
Passagem em frente ao Della Bikes
120.3
Fim da pedalada

Nenhum comentário:

Postar um comentário