terça-feira, 10 de abril de 2012

Peregrinação para Angelina - 2012 - Volta

Descanso e Preparação

Uma das Estações existente
no caminho para a Gruta
A agitação da cidade estava muito legal. Após curtí-la um pouco, fazer alguns registros e cumprimentar outros bikers, fomos "matar quem estava nos matando: a fome" :). Três, incluindo eu, jantaram. O macarrão com molho branco e frango frito estava excelente! Os outro dois preferiram lanchar.

Gruta - Foto por Clécio
Terminada a janta, enquanto a maioria descansava, um biker foi até a gruta, acender uma vela, para cumprir a promessa feita pela mãe dele! :) Após a chegada dele, nos agrupamos e iniciamos o retorno, desta vez pelo asfalto.

Turma reunida pouco antes do retorno

O Retorno

Cachoeira à beira da estrada
Foto por Clécio
A pedalada de retorno começou por volta de 0:50 (meia noite e cinquenta minutos). Logo de cara subimos mais de 10 km. Para nossa surpresa, o nosso amigo que continuava com dores nas pernas conseguiu manter um bom ritmo ( alguma graça obtida? :), somente empurrando a bike em alguns poucos trechos. Fizemos algumas paradas para reagruparmos. Uma delas foi ao lado de uma linda cachoeira que fica próxima da estrada. Por volta das 2 e 20 da madruga, chegamos ao Portal de Rancho Queimada. Outra parada para reagruparmos e para alertar sobre o próximo trecho: muitas descidas fortes!

Portal de Rancho Queimado
Pouco após reiniciarmos a pedalada, chegamos às descidas! Cinco bikers em alta velocidade, madrugada adentro, descendo cerca de 9 km! Pura adrenalina. Mesmo para mim, que já havia passado por ali no anterior, foi fantástico! Para quem curte emoção, vento no rosto e velocidade, este trecho é imperdível! :)

Após a descida, aguardei a passagem de todos e fiquei pedalando junto com um dos amigos, fechando o pelotão. Um pouco mais à frente encontramos um dos bikers que queria abastecer-se com a água de uma gruta. Enquanto ele abastecia, eu e o outro aguardávamos, sendo que dois continuaram. Terminado o abastecimento, começamos a pedalar forte e chegamos aos outros dois, reunindo o grupo novamente.

Era cerca de 4 da manhã quando o primeiro biker se separou do grupo, ao chegarmos em Palhoça. Infelizmente, por decisão da maioria (3 contra e eu a favor), dispensamos o café que ele havia pedido para a namorada preparar para nós (bolo de milho, suco, melão, laranja)... O biker das dores :) ligou para esposa, na tentativa de combinar de buscá-lo ainda na Palhoça, mas não deu certo. Nos despedimos e partimos.

Quase uma hora depois, próximo à Ponte Pedro Ivo, outro biker deixou o grupo. Faltava cerca de 15 km para terminarmos. Em outra votação, que novamente fui derrotado :), descidimos pedalar pela passarela debaixo da ponte, ao invés de passar por cima da mesma, como era meu plano inicial. Coincidência ou não, após descer a rampa de acesso da passarela, saindo da mesma, comprei "um terreninho" :) na ciclovia da beira mar norte, caindo naquele local! Sono, cansaço e imperícia: uma soma de tudo isto causou minha queda. Felizmente machuquei bem pouco e nada aconteceu com a bike.

Pedalando pela ciclovia, resolvemos parar e tirar uma foto da grande lua cheia e do rastro prateado que ela criava no mar. Faltava cerca de uns 5 min para as 6 da manhã, quando acompanhei o último biker até a empresa (ponto de partida). O outro tinha ficado num posto de gasolina próximo, para onde fui em seguida, chegando às 6 manhã e finalizando a peregrinação após 12 horas de viagem!

Foram cerca de 4 hrs e 15 min de pedalada no retorno, para percorrermos 84.3 km, com uma média de 19.85 km/h!


Prólogo

Meu colega chamou o resgate (a esposa dele), desmontamos as bikes e ficamos nos alimentando e nos hidratando enquanto aguardávamos. Uns 25 min depois ela apareceu e às 7 da manhã eu chegava à minha residência.

Após agradecimentos e despedida, montei rapidamente a bike, cheguei em casa, tomei um merecido banho e fui "apagar" na cama! :)

Novamente a Peregrinação foi excelente. Desta vez, achei que foi mais tranquila, provavelmente por já conhecer o percurso, e bem mais prazerosa: pedalar em grupo foi bem mais legal!

Pedalei, Escalei, Voei e Caí! :)

Hora (hh:mm)
Km
Referência
2:18 
13.1Portal de Rancho Queimado
4:00
53.3 Primeiro biker a sair (Palhoça)
5:00
70.0Segundo biker a sair (Capoieras-Floripa)
5:55 
82.8Terceiro biker a sair (Empresa)
6:00
84.3Final da pedalada (4hr e 15 de pedalada)

Clique aqui para ver mais fotos.

2 comentários:

  1. Bando de malucos Saudaveis !! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Everaldo, tenho certeza q vc conseguiria nos acompanhar!
    Ano q vem pode se preparar, pois seu lugar já está reservado! :)

    ResponderExcluir