domingo, 10 de novembro de 2013

Trilha com Muitas Emoções!

Não, não foi uma trilha que pedalamos junto com o 'Rei Roberto Carlos', mas tivemos muitas emoções, até mais do que gostaríamos! :)

Resumidamente: pneu furado na saída, espera de biker, estradão, erro de entrada na trilha, troca de câmara, trilha, tombo, lindas paisagens, pitanga, trilha inexistente no sítio, quase atropelamento, MALtorista bêbado na contramão, injúria, ameaça, viatura policial, amigo de treino, vento contra e pedal forte. Se isto é o resumo, então, para explicá-lo, precisarei de algumas várias linhas :)

Por motivos alheios a minha vontade (quem tem um bebê em casa certamente entende essa frase :), já estava um pouco atrasado, quando fui pegar a bike e constatei que o pneu estava furado. Duas opções: demorar mais uns 15 a 20 min para trocar a câmera ou encher um pouco, torcer para não esvaziar rapidamente e sair pedalando? Optei pela segunda opção e #partiprapedalar.

Chegando ao ponto de encontro, pedi desculpas, expliquei o ocorrido, calibrei o pneu novamente e saímos pedalando em direção ao Rio Vermelho, onde encontraríamos um outro biker. Estávamos num grupo de 4 ciclistas (2 mulheres e 2 homens). Fomos num ritmo tranquilo e chegamos, uns 5 min depois do horário combinado, no ponto combinado. Entramos em contato com o outro biker e ele disse que ainda demoraria uns 20 min para chegar. As garotas aproveitaram para se adiantarem, uma vez que teríamos um bom morro pela frente e elas queriam pedalar num ritmo mais tranquilo.

Quando o outro biker chegou, fomos os 3 em direção ao morro, Disse-nos que atrasou pois havia esquecido a câmera fotográfica e voltou para buscá-la (ainda bem, pois tirou fotos muito legais durante a pedalada). No topo do morro, encontramos as gurias e o grupo ficou completo. Pedalamos em direção à trilha na Vargem Grande.

Por não saber direito onde ficava a entrada da trilha, acabamos passando, sem perceber, por ela. Ao chegarmos ao fim da rua, resolvemos parar para umas fotos e tomar uma água. Aproveitei para trocar a câmera, pois o pneu já havia esvaziado novamente. Já havíamos decido ir pelo asfalto, quando um morador nos explicou onde a trilha começava e, desta vez, perto de onde estávamos, conseguimos encontrá-la! :)





Empurramos no início da trilha, numa parte de subida e pedalamos um pouco antes de chegarmos ao topo. Eu e as garotas resolvemos empurrar trilha abaixo, pois havia muitas pedras. Os dois arriscaram e um "comprou um terreninho" por ali, tomando um tombo e tendo alguns cortes na parte de trás do braço esquerdo, para se recordar :). Finalizamos a trilha na Vargem Pequena e partimos em direção a Ratones, aproveitando para apreciar lindas paisagens.
Trecho de subida da trilha
Empurrando trilha abaixo

Encontramos o sítio em Ratones cujo proprietário disponibilizou para pedalarmos por uma trilha existente na mesma. Apesar dele não estar lá, deixou as instruções de como poderíamos entrar e onde a trilha ficava. Entramos e, no caminho para a trilha, uma parada para comer pitangas! :) Continuamos até o que acreditávamos ser o final de uma trilha e resolvemos ir embora (no dia seguinte é que fiquei sabendo que não encontramos a trilha, após trocar mensagens com o proprietário).


Não encontramos a trilha, mas achamos pitangas madurinhas! :)



Começamos a fazer o caminho de volta para casa, quando, ainda no Ratones, vimos um quase atropelamento de uma biker, causado por um MALtorista bêbado que estava estacionado no meio da pista de rolamento e na contramão, papeando com amigos, em frente a um bar. Tentamos conversar, mostrando o quanto ele estava errado e que havia quase causado o atropelamento da ciclista e possivelmente a morte dela.

Ao invés de admitir o erro e estacionar num local adequado, ele e os amigos dele, que já aparentavam estar bêbados por volta das 10:30 da manhã, começaram a nos xingar e ameaçar, dizendo coisas como:

- Saiam daqui que este é bairro é nosso e a gente faz o que quiser.
- Não aconteceu nada, mas se tivesse acontecido, ela devia morrer, pois ciclista tem 'tudo que morrer'.
- Aqui é nossa comunidade, nós somos todos amigos. Vocês são de fora e vem aqui só para pedalar. Vão embora.
- Saiam daqui seus bundões. Ciclistas são todos um bando de bundões. Vai embora logo.

Nós cinco começamos a ir embora. Um voltou e tentou argumentar. Logo retornou e viu que era impossível. Alguém cogitou chamar a polícia e eu decidi contactá-la. Atenderam de primeira a ligação e relatei o ocorrido. Finalizei dizendo que sabia ser difícil para a polícia atender este chamado, mas estava fazendo um alerta para tentar evitar algum grave acidente. O atendente disse-me que mandaria uma viatura. Pedalei um pouco mais forte, alcancei os outros bikers e falei sobre a ligação. Ninguém achava que a polícia apareceria, mas todos acreditavam que tínhamos feito nossa parte.

Quando estávamos chegando à SC-401, uma viatura da polícia militar entrou no trevo em direção a Ratones. Fiquei olhando e imaginando se era para atender nosso chamado.  A viatura parou e fomos lá perguntar. Tivemos uma grata surpresa, pois eles estavam a caminho. Demos mais indicações do local e falamos mais sobre o ocorrido. Agradecemos a atenção e eles foram embora. Minha vontade era acompanhá-los e saber o fim da história, mas acabamos rumando para casa de "alma lavada". :)


Ao entrarmos na ciclofarsa da SC-401, encontrei com meu amigo de treinos lá da empresa. Ele estava de speed e finalizando um treino. Conversamos um pouco e ele logo retornou.

Casal de bikers antes da primeira trilha
O restante da pedalada foi com vento contra. Faltando cerca de 7 km, agradeci a presença dos bikers pelo ótimo passeio, me despedi e saí pedalando forte, pois estava bem atrasado.

Cheguei em casa pouco depois. No geral, a média foi baixa, a quilometragem foi média, mas as emoções foram muitas! :) 

Foi um Pedal Show de Bike! Daqueles que a gente fica com vontade de repetir, mas sem a parte do estresse! :)

Pedalei!



Nenhum comentário:

Postar um comentário