domingo, 3 de novembro de 2013

3, 6 e 12 horas MTB Bombinhas - Relato de Participação

Depois de mais de 6 meses, novamente participei de uma competição. Só que num formato inédito para mim: formamos, eu e mais 3 bikers, uma equipe, chamada Rastros, que competiu na modalidade Quarteto - 6 horas na Competição 3, 6 e 12 horas MTB Bombinhas, realizada no dia 2/11/13.

Peguei carona com um dos integrantes da equipe, saindo de Floripa e chegando na Praia de Mariscal, local da competição, por volta das 10:00 da manhã. Pouco depois chegou mais um biker da equipe. Como a prova iniciaria ao meio dia, teríamos um tempinho. Primeiro fomos buscar os Kits dos Atletas (número, chip, camisa) e nos instalar, arrumando um bom local para nós e nossa 'equipe de apoio' ficar.

Terminada a instalação, fui conhecer um pouco a praia, pois tinha a sensação que não voltaria depois, em função da competição. Estava certo! :)



O quarto integrante demorou um pouco, mas chegou a tempo de fazermos uma volta de reconhecimento, onde conhecemos o percurso e constatamos que o vento daria muito trabalho, o que acabou acontecendo.



Ao terminarmos a volta, fomos assinar a súmula e conversarmos sobre estratégias de prova. Como os competidores da prova de 12 horas (que na verdade passou para 10 hrs em função de segurança dos bikers) estavam dando voltas no percurso, decidimos observar como funcionava a troca entre os bikers de uma equipe e decidimos que faríamos de uma forma que todos participariam, semelhante á Formula 1!

Estratégias: o primeiro a sair foi o mais bem preparado entre nós. Teria que pedalar, pelo regulamento, pelo menos 3 voltas seguidas, sendo que a partir da quarta volta estaria liberada a troca de bikers. Cada biker seria responsável por definir se daria uma ou mais voltas, dependendo de sua condição física. A ordem dos bikers que iriam pedalar seria a mesma até o fim da prova (a não ser que algo viesse a impedir).

Pit Stop: ficávamos controlando o tempo do biker para, cerca de 2 a 3 minutos antes da vinda do mesmo, nos prepararmos para a troca, que procedia desta forma:
. o biker que sairia pedalando ficava sentado na bike e já pronto para iniciar a volta;
. outro ficava segurando a bicicleta e dava um impulso;
. assim que o terceiro biker pegava a tornozeleira do biker que chegava e colocava no biker que estava prestes a sair, gritando "Vai, vai, vai!" :) assim que terminava a troca. 

Ficávamos à postos. Se o biker que vinha decidisse continuar, voltávamos para nossa área de descanso.




Competição:

A largada para as 6 horas começou com uma volta neutralizada, que poderia ser acompanhada por todos da equipe, mas somente um de cada equipe poderia passar pela linha de chegada. A partir dessa passagem "o bicho pegava" :). Nosso primeiro competidor foi sozinho, pois já havíamos feito o reconhecimento. No final da volta neutralizada, ele passou um pouco distante do pelotão de elite, mas estava junto com outros bikers que pedalavam forte.



Próximo ao final da 3a. volta, nos preparamos pela 1a. vez para a troca. Adrenalina alta, tensão, expectativa: estávamos "pilhados" quando nosso amigo apareceu. Ao se aproximar, fez sinal que continuaria por mais uma. Nos relaxamos e fomos descansar. Quase oito minutos depois, estávamos preparados outra vez para a troca e novamente tensos. Desta vez fizemos o Pit Stop e foi tão bom e legal quanto imaginávamos! :)

Todos concordaram que tínhamos duas emoções distintas: pedalando durante a volta e no estresse do Pit Stop a cada 8 ou 9 min. Foi muito bom! :)

Alguns fatos mais relevantes durante a competição:
. Um biker e eu, da nossa equipe, erramos o caminho na primeira volta de cada um, acrescentando uns 20 segundos para voltar ao caminho certo;
. Tirando o primeiro biker, que no início pedalou 4 voltas direto, os outros pedalavam uma ou duas, dependendo do que cada um estava sentindo;
. Durante um pit stop, na hora da saída, quase que atropelamos uma competidora que estava distraída e entrou na nossa frente;
. O pneu traseiro da minha bike furou, após estar na metade do percurso, me obrigando a correr ao lado da bike por cerca de 2,5 km, quando cheguei e passei a tornolezeira para o próximo (a câmara furou ao lado do bico e não adiantou tentar enchê-la; como a câmara reserva e as espátulas estavam na área de descanso, não tive como trocá-la). Perdi cerca de 7 min com esta corrida à pé (tentei manter uma velocidade de 11 km/h correndo ao lado da bike), o que poderia ter permitido que, no final da prova, completássemos mais uma volta;
. Nossa equipe estava na segunda colocação nas duas parciais: às 14 e às 17 horas e terminamos o desafio como Vice-Campeões da nossa categoria: foram 36 voltas no total, terminando com 6 hrs e 05 min.

Ficamos aguardando a premiação, enquanto aguardávamos a premiação, que foi iniciada cerca de uma hora após o término.



Curtimos muito participar desta competição e já fizemos planos para ano que vem! :)

Pedalamos!

Galeria de Fotos

Para ver mais de 500 fotos sobre a competição, clique aqui.

Para ver os resultados clique nos links abaixo:
. Por categoria
. Por Tempos de Volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário