quinta-feira, 14 de março de 2013

3o Desafio da Serra do Rio do Rastro - Relato

Somente na sexta à noite defini a estratégia para participar da competição: iria de carro no sábado, fazendo um 'bate e volta' para/de Lauro Müller  A preocupação era encarar 3 hrs de estrada após o esforço de subir (escalar) a serra pedalando.


Na Praça Central de Lauro Muller, aguardando a largada
Foto: Sul In Foco
Cheguei por volta das 14:30 ao local de entrega dos kits. Uma pequena fila e estava de posse do chip, placas com meu número, camisa de ciclista, meia e sacolinha (tudo combinando :), além de energético, barra de cereal e caramanhola. Encontrei vários bikers competidores por lá. Aproveitei para saber um pouco mais sobre a serra e o local correto da largada. Um amigo biker ofereceu carona para descer a serra. Estava pensando em descer pedalando, após a competição, mas mesmo assim aceitei.


Girando um pouco antes do início
Fui para a Praça Central de Lauro Müller  onde fiz um lanche (que foi meu almoço), montei a bike e fiquei no aguardo, aproveitando para me alongar e girar um pouco em seguida. O movimento foi só aumentando, a praça cada vez mais colorida de ciclistas e suas bikes. Tive dois momentos de estresse, quando o cabo do freio traseiro soltou: uma logo após montar a bike e outra 30 min antes da largada. Depois de arrumá-lo, desisti da ideia de descer a serra pedalando após a competição.

Faltando 20 min para largada, o locutor do evento avisou que a largada seria transmitida através do site Destaque Sul. Aproveitei para avisar à minha esposa que estava em Floripa.

Ao voltar, constatei que cada categoria tinha seu lugar marcado para sair. A expectativa ia aumentando, logo veio a contagem regressiva e, às 18 hrs, quase 300 bikers de MTB partiram em direção à serra. Os ciclistas de speed largariam 10 min depois.

Segue o relato da minha participação em 5 etapas:


Bikers de MTB posicionados para a largada - Foto: Sul In Foco
1a) Logo de cara uma subida de quase 7 Km, saindo da Praça, já começava a separar os competidores dos apenas participantes. Como várias categorias estavam à frente da minha, fui ultrapassando muitos bikers, até chegar a um pelotão que subia num bom ritmo;

2a) Após uns 10 Km chegamos de fato ao início da subida da Serra do Rio do Rastro. Pedalava junto com vários bikers, revezando quem puxava o pelotão e subindo numa velocidade média entre 20 e 24 Km/h. Subida tranquila e ainda havia boa claridade, permitindo observar as belezas da serra. Neste trecho fui surpreendido com uma ultrapassem de um veículo que parecia uma moto, mas sem barulho: ao observar bem, vi que era um ciclista de speed, o primeiro colocado! Parecia que eu estava parado, de tão rápido que ele passou. Pouco depois veio o segundo e em seguida um pelotão com vários;


Subida ainda tranquila - Foto Sul in Foco
3a) Já nos 4/5 da serra, a inclinação aumentou e a velocidade diminuiu: entre 12 e 16 Km/h. Conseguia ultrapassar alguns bikers, era ultrapassado por outros. Não quis forçar muito, para não faltar energia para terminar;

4a) A parte final da subida foi muuuuiiiiiito sofrida! Com o aumento da inclinação, a média caiu para 8 a 11 Km/h. Fiquei feliz ao ver a marca de 4 Km (restantes), mas a alegria passou bem rápida, quando percebi que cada 1 Km destes 4 equivalia a uns 4 Km normais :). Pedalava e não rendia. Dor nas costas e vento soprando que, quando estava a favor, não ajudava muito, mas quando era contrário, piorava ainda mais o sofrimento. Fui no meu ritmo, mesmo tendo sido ultrapassado por alguns, pois queria ao menos chegar. A tentação de parar um pouco era forte, mas o receio de desistir depois da parada me fazia continuar pedalando;

5a) Foto Finish! Após passar pela marca de 1 Km, tudo mudou: a subida ficou leve, veio uma descida em seguida e pouco depois de outra subida leve, a chegada. Quando passei pela marca, estava um pouco atrás de um ciclista de speed e à frente de um de MTB. Começamos a pedalar forte, como se não tivéssemos acabado de 'escalar' a serra. Cada um dos três queria chegar à frente dos outros. Fiquei no vácuo do ciclista de speed. O outro me ultrapassou e ficou ao lado dele. Não sabia de qual categoria o de MTB era, mas queria chegar à frente dos dois. 
Quando chegamos no 'desvio da vitória', os organizadores começaram a pedir para diminuirmos. Aproveitei para pedalar mais forte e, por fora, ultrapassei os dois, parando de pedalar, pois tinha uns malucos quase na minha frente pedindo para parar. Nisso vi que um dos dois veio muito rápido e passamos praticamente juntos na linha de chegada. 
Tive que frear forte, com o pneu traseiro até derrapando, além de atropelar um cone e parar em cima de um fiscal que tirava o chip da bike. Foi emocionante! Achei que tinha perdido o sprint, pois pensei que ele tinha ficado em quarto e eu em quinto. Quando fui olhar o tempo do sexto é que vi que a chegada foi mesmo roda a roda, pois os dois tempos foram idênticos e a colocação decidida no Foto Finish!



Pouco depois encontrei o colega que tinha oferecido carona de retorno para Lauro Müller. Ele também tinha pegado pódio (1o ao 5o), pois ficou em quarto na categoria. Para minha sorte, me emprestou uma camisa seca, pois a minha estava ensopada de suor e gelada devido ao frio e ao vento cortante que tinha no local.

Pódio da Categoria Master B1 MTB - Foto: Sul In Foco
Depois de recebermos as premiações, descemos a serra de carro e ele me deixou no mesmo local da largada. Guardei a bike, lanchei (jantei) e voltei para Floripa.

Pedalei e Escalei!

Parabenização

A FCC (Federação Catarinense de Ciclismo) organizadora do 3o. Desafio da Serra do Rio do Rastro está de parabéns: não é fácil organizar um evento com quase 500 ciclistas. No geral, mesmo tendo alguns problemas pontuais, a prova foi excelente, com um kit bem legal, fornecimento de água durante a subida e na chegada, onde também frutas e cereais eram distribuídos. Foi Show de Bike!


Links úteis


Nenhum comentário:

Postar um comentário