domingo, 8 de junho de 2014

4o Marathon Marcio May Pedra Branca - Relato

PRE COMPETIÇÃO

Os problemas enfrentados no início do dia pareciam indicar que a competição não seria muito fácil. Realmente não foi! :)

Acordei cedo para poder chegar ao local da competição à tempo de pegar o Kit do Atleta que não consegui pegar no dia anterior. A falta de luz, abrir o portão eletrônico de forma manual e abastecer o carro acabaram me atrasando em meia hora. Para 'ajudar', o pneu traseiro da bike estava vazio. Tinha deixado ela revisada e preparada no dia anterior, mas teria que gastar um tempo para trocá-lo antes da competição.

Saí com chuva de casa, cheguei com chuva no local e a água não deu trégua durante toda a competição. Peguei o kit, troquei a câmara e de roupa e fui para o local da largada. Faltavam apenas 5 minutos para a categoria PRO largar.



Encontrei alguns amigos e conversamos rapidamente. Pouco depois muita agitação e adrenalina, quando houve a largada da categoria PRO.




LARGADA



Uma das minhas estratégias é tentar largar o mais à frente possível. Desta vez consegui ficar na 1a fila! O vídeo abaixo, da largada, confirma o que disse! :)


A largada da SPORT foi 20 min depois da PRO. O carro madrinha determinou o ritmo até a saída do condomínio, quando ainda pedalava junto com os primeiros. A partir dali os bikers aumentaram muito o ritmo. Fiquei um pouco para trás, mas conseguia acompanhar o pelotão dos primeiros.

Cheguei ao Morro do Pagará perto dos 20 primeiros. Infelizmente, diferente das outras 2 vezes que disputei, meu ritmo caiu em função da falta de preparo. Mesmo assim, conseguia ganhar algumas posições, apesar de perder outras. Quando havia conseguido um bom ritmo, a corrente, em função da lama, começou a fazer muito barulho e logo em seguida travou uma vez. Mudei de marcha e continuei mais um pouco, mas não demorou para travar novamente. Mudei novamente de marcha e nova travada. Mais uma mudança e outra travada. Resolvi descer da bike e empurrar por cerca de uns 300 metros, com vários bikers me ultrapassando. Meu receio era arrebentar a corrente ou o passador de marchas.

Terminado o morro, veio uma forte descida que acabava na 'Ponte do Biker que Cai':). Quando o aro fica molhado, o freio V-Brake da Bike não funciona muito bem. Como a estrada estava muito lisa, escorregando bastante, optei por ir freando aos poucos, descendo mais lento do que o normal. Deu certo em relação à segurança, mas mais competidores me ultrapassaram.



Na subida após a ponte, como a corrente travou novamente, empurrei mais uma vez. Mais bikers me passaram. Nova sequência de descidas, desta vez mais longas e outra vez fui freando, com receio de perder o controle da bike.

Veio a parte quase plana e consegui manter um bom ritmo, acompanhando alguns bikers. Como não precisava usar as marchas de subida, a corrente não travou neste trecho. Novo cuidado na Descida do Cemitério e cheguei ao asfalto.



Forcei bastante o ritmo, tirando um pouco do atraso e aproveitando que ainda tinha fôlego.

Na subida do lixão, consegui encaixar uma marcha que me permitiu subir num bom ritmo, ultrapassando alguns atletas e sem travar a corrente. Faltava apenas a descida do morro e a trilha final, criada num gramado.

Consegui passar pela descida muito bem e cheguei, junto com uns 4 bikers, no trecho que dava acesso à trilha de grama. Infelizmente, após uma forte curva à esquerda que tinha um monte no meio da mesma, o biker à minha frente parou e acabei ficando sem ter como passar, caindo no meio do morrinho e ocasionando um "engarrafamento" de bikers, pois vários estavam chegando.


Levantei-me e fui encarar o trecho mais complicado da competição: uma mistura de grama, lama e banhado. Já um pouco cansado e com alguns arranhões, minha pedalada não rendia e perdi mais algumas posições. Fui tentando fazer o melhor, mas não consegui ir muito bem. Mesmo assim, quando avistei o fim da grama, me animei e  forcei um pouco mais. Só que não era o fim da grama! :) Apenas um trecho para passarmos pela ponte, e voltarmos para novo trecho com grama.


Pelo menos o trecho final de grama estava bem melhor e foi possível manter o giro alto. Havia cerca de 5 competidores na minha cola e tinha colocado como meta não perder mais posições!


Trilha da Grama: início, meio e fim
Quando cheguei ao asfalto, faltava bem pouco: uma reta, uma curva de 90 graus seguida de uma em S e a bandeirada final.

Pedalei forte, mas vi um atleta se aproximando. Abri para fazer a primeira curva e me posicionei no meio da pista para evitar ser ultrapassado, pois ele estava muito perto. Terminei o S, pedalei mais um pouco e levantei os braços! Objetivo conquistado! Neste instante, o biker que passou alguns décimos após, me fala: "Parabéns Biker!". Olhei e vi que era meu amigo e companheiro de treinos, que mora no prédio ao lado do meu! :)




PÓS COMPETIÇÃO

Encontrei outros colegas de treino, conversamos sobre a prova: quase todos tiveram algum problema mecânico, um tomou um tombo feio. Outros colegas chegaram e o papo rendeu! Fui me hidratar, comer algumas frutas e conferir a classificação: um honroso 9o lugar, dentre os 41 que competiram na minha categoria. Certamente poderia ter sido muito melhor, mas valeu a diversão! :)



Fui para a fila de pegar a medalha de participação e tirar foto! Depois, estava indo embora, quando vi uma fila para limpar a bike. A organização disponibilizou um lava a jato para bikes e bikers! :) Como a procura era grande e a lavação caprichada, fiquei mais tempo na fila, sob garoa e com frio, do que levei para completar a prova! :) Pelo menos valeu à pena!



Fui para o carro, guardei a bike, troquei de roupa e #particasa!

Apesar da frustração pelo resultado ruim e pelos problemas mecânicos enfrentados, foi uma ótima competição, onde a lama e o "pântano" :) deram um toque especial a este GRANDE DESAFIO!



Competi! :)

RESULTADOS
FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário