sábado, 25 de agosto de 2012

Pedalando para o Trabalho - Pós Audax 400K

Praia do Santinho - Florianópolis - SC
A segunda feira foi para descansar do Audax Floripa 400K e a terça feira também deveria ter sido, mas fui pedalando. Mesmo pedalando com a bike Ventania, senti um grande cansaço e meu corpo ainda não tinha se recuperado do esforço do fim de semana. Na ida ainda contei com uma ajuda de um vento amigo, permitindo que chegasse ao serviço com menos de uma hora de pedalada. O retorno foi mais complicado. Além de rajadas de vento contrário no início, o cansaço estava maior. Fui num ritmo tranquilo, somente para chegar em casa, sem problemas.

Descansei na quarta para recuperar as forças e pedalar forte na quinta. Durante a ida, gastei apenas 54 min, com uma velocidade média de 30 km/h, para chegar ao serviço. O retorno foi em dupla, também num ritmo forte, onde pedalei 40 km e meu colega em torno de 53 km, à uma velocidade média de 28 km/h. Cheguei cansado, mas feliz!

Acordei no horário que me arrumo para ir de bike, na sexta feira, mas chovia forte. Dormi uns 15 min à mais e a chuva já havia parado. Resolvi ir de bike, com a Ventania, mesmo sabendo que poderia me molhar bastante, caso voltasse a chover, pois ela não tem para lamas.  Na saída uma garoa caía e, logo depois, uma chuva. O spray jogado pelo pneu dianteiro vinha diretamente para meus óculos e minha boca. Para minha sorte não choveu nos últimos 8 km, mas o acostamento ainda estava com bastante água, fazendo com que eu chegasse molhado e com lama à empresa, após uma hora de pedal. O retorno foi tranquilo. Mesmo com a presença de ventos contrários e laterais e uma possibilidade de chuva, consegui voltar num bom ritmo, chegando após uma hora de pedalada.

Pedalei!

ps: para deixar mais agradável os relatos, coloquei uma foto de uma das lindas praias de Floripa

O vídeo abaixo ensina uma técnica avançada de como 'escalar' de bike as subidas íngremes. As principais dicas estão em tentar deixar a inclinação das costas paralela à subida e sentar apenas na ponta do selim, trabalhando os músculos das coxas, permitindo aplicar maior força ao pedal e melhorar o rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário